Município de Barcelos celebra o Dia do Artesão com um programa recheado de atividades

No próximo domingo, dia 19 de março, o Município de Barcelos vai comemorar o Dia do Artesão, com uma feira de artesanato, onde irão participar oito artesões.

351

No próximo domingo, dia 19 de março, o Município de Barcelos irá assinalar o Dia do Artesão com a realização de “uma feira de artesanato ao vivo”, avançou a autarquia, na apresentação da iniciativa, no seu site oficial.

O evento decorrerá entre as 14h30 e as 17h30 no largo da Porta Nova. O mesmo irá contar com a presença de oito artesões, que são especialistas em distintos materiais: Bernardino Coelho nas madeiras; Cidália Trindade, Laurinda Pias e João Ferreira no figurado; João Rêgo nas pinhas, Conceição Dias Pereira na tecelagem; Glória Araújo no bordado de crivo S. Miguel da Carreira e  Maria Cunha nos bonecos em lã.

Os visitantes também poderão visitar a Torre Medieval, onde terá lugar a exposição “Louça Tradicional de Barcelos, um passado com futuro”, uma mostra da “Cerâmica Jaime da Silva Barbosa”, revelou o Município. No mesmo local, na parte da manhã, os visitantes poderão ainda “usufruir de experiências criativas com o artesão Carlos Dias (modelação de barro) e, da parte da tarde, aventurarem-se na pintura de galos com a artesã Rosália Abreu”, segundo a informação avançada pela Câmara Municipal.

Com esta iniciativa, “o Município não só homenageia todos os artesãos do concelho, como permite a quem visitar o centro da Cidade, no próximo domingo, o contacto direto com as artes e os saberes dos artesãos barcelenses. Simultaneamente, o evento pretende sensibilizar a comunidade para o quanto é importante a preservação e a valorização das artes e ofícios tradicionais locais, bem como lembrar que Barcelos é a única cidade portuguesa membro da Rede das Cidades Criativas da UNESCO na área do Artesanato e Arte Popular”, lê-se no comunicado da autarquia.