Se procura uma boa oportunidade de negócio em Portugal, considere a Jani-King, um franchising de limpezas de origem norte-americana, presente em 10 países e com mais de 50 anos de experiência.
Como provavelmente já sabe, o franchising ou franquia é um modelo de negócios em que a marca (o franchisador) cede a um parceiro (o franchisado) o direito de usar a imagem comercial, o know-how e a metodologia desenvolvidos, recebendo em troca um valor financeiro. Geralmente, este valor é pago em parte como direito de entrada, outra parte em royalties e taxas de publicidade mensais ou anuais.
Neste modelo “chave na mão”, o parceiro desenvolve, a nível local, um negócio que já está pronto a funcionar, tem um fluxo constante de clientes e provas dadas nos procedimentos que utiliza, beneficiando do poder que só uma marca reconhecida internacionalmente pode garantir. O investimento tem assim maiores probabilidades de retorno para quem procura ter o seu próprio negócio e obter independência financeira.
É o caso da Jani-King, que procura parceiros de franchising de limpezas para expandir a marca em Portugal. Os franchisados recebem formação inicial, um conjunto de ferramentas e todo o apoio que precisam para o arranque e manutenção do negócio.
Benefícios de investir num franchising de limpezas
- Ao contrário de outros negócios mais arriscados, esta área de atividade seguramente vai ter sempre procura. A necessidade de limpezas é constante e regular.
- Abrange uma vasta área de atuação, não só na limpeza de residências particulares, mas sobretudo na limpeza de instalações de clientes empresariais: escritórios, consultórios, fábricas, armazéns, lojas, restaurantes, hotéis, condomínios, etc.
- A diversificação da oferta vai até ao fornecimento de consumíveis de higiene, lavandaria para hotéis e alojamento local, enceramento de pavimentos e controlo de pestes;
- A prestação de serviços especializados – caso da limpeza de vidros, carpetes, pós-obras, locais de eventos, etc. – reforça o valor do negócio;
- A limpeza regular e profunda assegura que os locais de trabalho são mais seguros e saudáveis, contribuindo para o bem-estar de quem os frequenta.
Fatores a considerar na tomada de decisão
Para muitos empresários, um negócio em franchising é uma opção racional e lógica. Significa que não é preciso começar do zero e que tem o apoio logístico e administrativo necessário quando surgem novos desafios. Considerando o custo-benefício, o risco, a rentabilidade e o investimento necessário, é uma aposta certeira.
Só tem de escolher uma marca reconhecida, consistente e credível, com uma procura garantida e métodos eficazes de atuação. Ao procurar o franchising ideal, o investidor deve fazer uma pesquisa aprofundada sobre o negócio, incluindo o plano empresarial, o fluxo de novos clientes e o apoio dado a nível de marketing, formação e a nível administrativo.
Outro fator a ter em conta relaciona-se com o orçamento que está disposto a avançar. Um valor que inclui não apenas o direito de entrada na marca e os royalties, mas também o preço de licenças e seguros, aluguer de instalações e despesas relacionadas, bem como a aquisição dos equipamento e produtos próprios da marca, tecnologia necessária e campanhas de marketing e publicidade.
No caso do franchising de limpezas Jani-King, é possível negociar preços com base no volume dos franchisados participantes. Isto inclui parcerias com fabricantes de equipamentos e uniformes e companhias de seguros, em condições de pagamento mais vantajosas para o franchisado.
O marketing é gerido a nível central, com desenvolvimento de campanhas dirigidas a audiências específicas. A marca também se responsabiliza pela tecnologia que facilita a comunicação com clientes e fornecedores, contabilidade, relatórios de franquia, etc. Além disso, é oferecida formação especializada e apoio operacional às equipas de limpeza locais.