Festejar a Liberdade: Avenida dos Aliados vai ser palco das comemorações do 25 de abril

As comemorações do 25 de abril, no Porto, fazem-se com concertos de Luta Livre, Coral de Letras da Universidade do Porto, Jorge Lomba e Brigada Victor Jara. O programa conta ainda com jogos tradicionais e o habitual desfile pelas ruas.

354
Foto: Pedro Rocha / Global Imagens

Entre os concertos previstos, a autarquia destaca, em comunicado divulgado pela Agência Lusa, o Luta Livre, projeto de música de intervenção de Luís Varajoto em que “o jazz e o rock servem de base a um discurso sobre desigualdade, injustiça, desinformação e outros temas que o inquietam enquanto cidadão”.

O concerto decorre no dia 24 de abril, pelas 22 horas, no palco dos Aliados e assinala o arranque do programa numa noite que conta também com a atuação do Coral de Letras da Universidade do Porto e termina com “fogo-de-artifício à meia-noite”.

No feriado, a manhã é dedicada às crianças, com jogos tradicionais na Praça do General Humberto Delgado a partir das 10 horas.

Já pelas 14h30, está prevista uma homenagem aos resistentes antifascistas no Largo de Soares dos Reis, junto à antiga sede da PIDE no Porto.

É precisamente desse local que parte o desfile da liberdade, cortejo de “celebração e reivindicação” que passa pela Avenida de Rodrigues de Freitas, Rua de D. João IV, Rua de Santo Ildefonso, Rua de Passos Manuel, Rua de Sá da Bandeira, Praça de D. João I e Rua de Rodrigues Sampaio, terminando na Avenida dos Aliados.

No palco dos Aliados, Jorge Lomba interpretará, pelas 15 horas, músicas de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, bem como criações próprias.

Pelas 16h15 e já depois de uma breve intervenção da Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril, sobre ao palco a histórica Brigada Victor Jara, trazendo aos Aliados os temas “mais emblemáticos e também novas abordagens a canções do imaginário nacional”.