Mais de duas toneladas de lixo foram recolhidas das praias e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende

A ação de limpeza, que decorreu no fim de semana passado, nas praias e zonas ribeirinhas de Esposende, contou com a colaboração de cerca de 700 voluntários, que recolheram, aproximadamente, 2,2 toneladas de resíduos.

897

Foram recolhidos cerca de “2,2 toneladas de resíduos no litoral e zonas ribeirinhas” de Esposende, no âmbito da ação de voluntariado ambiental, promovida por este Município, “através da empresa municipal Esposende Ambiente”, que decorreu entre 24 e 25 de março, como adiantou a autarquia, no seu site oficial.

Nesta iniciativa, estiveram envolvidos perto de 700 voluntários, tanto habitantes de Esposende, quer como de outras localidades. E durante dois dias, “foram alvo desta intervenção cerca de 12,5 quilómetros de praias, dunas e zonas ribeirinhas, abrangendo cerca de 65% do litoral de Esposende”, revelou a Câmara Municipal. 

Segundo a informação avançada no site, no primeiro dia, a recolha de resíduos foi levada a cabo por alunos, professores e responsáveis da Escola EB de Guilheta, das Escolas Básicas de Forjães, António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira e da Escola Profissional de Esposende, que recolheram resíduos nas praias de Rio de Moinhos e Barrelas (Marinhas), Carruagem (Belinho), Foz do Neiva (Antas) e na margem esquerda do estuário do Cávado (Esposende). Já no segundo dia, “as praias, dunas e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende encheram-se de voluntários”, explicou a autarquia.

Para o final do mês de abril, já estão agendadas mais três ações de limpeza, “que contarão com a participação do Centro Escolar de Fão, da Casa de Acolhimento Emília Figueiredo e de turmas da Escola Básica António Rodrigues Sampaio”, rematou o Município de Esposende.