“Acredito que a Educação deve ser vista como um processo contínuo”

A Revista Pontos de Vista esteve à conversa com Edith Reina, CEO da Prime School International e, complementarmente, da Prime College. As linhas seguintes abordam, não só a história por detrás do sucesso educacional reconhecido, como o futuro deste setor em Portugal e no mundo. Saiba tudo.

1243

A Prime School International tem uma história interessante, sendo uma instituição de ensino reconhecida mundialmente. Com um dos melhores currículos internacionais em Portugal pode contar-nos um pouco mais sobre a mesma e a sua visão para a educação?
Com certeza, a nossa abordagem é mais personalizada e centrada no aluno, valoriza a diversidade e as habilidades individuais, em vez de simplesmente concentrar-se em testes padronizados e resultados acadêmicos. Isso significa reconhecer que a aprendizagem não ocorre apenas na sala de aula, mas também fora dela, através da experiência prática e do envolvimento com a comunidade.
Damos ênfase na educação digital e na alfabetização tecnológica, com o objetivo de equipar os alunos com as habilidades necessárias para navegar num mundo cada vez mais conectado e tecnologicamente avançado, também promovemos a educação interdisciplinar, que integra várias disciplinas para abordar problemas e desafios complexos da vida real. Isso significa incentivar os alunos a pensar criticamente e de forma criativa, para que possam desenvolver soluções inovadoras para os problemas atuais.
Promovemos uma abordagem mais colaborativa, que enfatiza a união e o trabalho em equipa, em vez da competição, permitindo que os alunos aprendam a trabalhar juntos em projetos e a resolver problemas complexos de forma eficaz, preparando-os para uma vida em que a colaboração é cada vez mais importante.
Desde a nossa fundação, há mais de duas décadas, procuramos oferecer uma educação de classe mundial que prepare os nossos alunos para o sucesso nas suas vidas pessoais e profissionais. O nosso currículo é baseado na pedagogia da Universidade de Cambridge, o que permite oferecer aos nossos alunos a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades necessárias para alcançar o sucesso em diferentes áreas da vida.
As nossas cinco etapas no ensino Básico, vão dos 3 aos 18 anos – Cambridge Primary, Cambridge Lower Secondary, Cambridge Upper Secondary e Cambridge Advanced – são progressivas e levam os alunos a formarem-se de forma coerente desde o jardim de infância, ao secundário.

Edith Reina, poderia contar-nos um pouco sobre o seu percurso profissional até tornar-se CEO da Prime School International?
Certamente. Sou economista de formação e comecei a minha carreira como professora em diversas instituições de ensino. Depois, tive a oportunidade de trabalhar como jornalista, onde fui responsável pelo departamento de imprensa da association française contre les myopathies, cujo presidente honorário era o ator e comediante americano Jerry Lewis.
Mais tarde, tive a honra de ser convidada para assumir o cargo de Cônsul Geral Honorária da Costa Rica em Portugal, representando o país por um período de 13 anos. Na época, fui considerada a cônsul mais jovem da Europa, já que os meus homólogos geralmente tinham cerca de 50 anos. Nessa fase, já era mãe de dois filhos e atualmente tenho três filhos. Posso orgulhar-me de dizer que osa meus filhos são jovens muito bem preparados e de quem tenho muito orgulho.
A minha experiência como cônsul permitiu-me conhecer representantes de vários países, incluindo embaixadores, cônsules, secretários, ministros e presidentes, que frequentemente apontavam a educação como um dos maiores desafios enfrentados pelos cidadãos ao mudar de país. Foi então que, após treze anos como cônsul, decidi criar, juntamente com o Engenheiro Carlos Miguel Almeida, ex-engenheiro da SKYsoft e com vários projetos realizados na ESA (Agência Espacial Europeia), um projeto educacional reconhecido mundialmente, com equivalências e flexibilidade para permitir que os alunos possam ingressar em qualquer momento do ano.
Depois de minha carreira como Cônsul Geral Honorária da Costa Rica, decidi dedicar o meu tempo e energia ao desenvolvimento de uma instituição educacional de qualidade excecional, que pudesse preparar os alunos para enfrentar os desafios do mundo académico e profissional. Com esse objetivo em mente, fundei a Prime School International, para oferecer aos nossos alunos uma educação de classe mundial que os preparasse para o sucesso nas suas vidas pessoais e profissionais. Desde então, temos trabalhado incansavelmente para aprimorar e expandir as nossas ofertas educacionais, oferecendo aos nossos alunos uma ampla variedade de disciplinas e especializações que os equipam com habilidades e conhecimentos tanto teóricos quanto práticos.

E a Prime School International tem planos futuros para expandir ainda mais?
Sim, estamos sempre à procura de maneiras de melhorar e expandir a nossa oferta educacional em Portugal. Neste sentido, estamos animados em anunciar que temos planos para abrir uma nova escola no Porto no próximo ano. Continuamos comprometidos em fornecer aos nossos alunos uma educação excecional e prepará-los para o futuro.  Atualmente, temos três Escolas Internacionais em Portugal, nomeadamente em Sintra, Estoril e Lisboa, que oferecem as nossas cinco etapas, dos 3 aos 18 anos – Primary, Lower Secondary, Upper Secondary onde os alunos fazem os exames do IGCSE e Advanced levels, e onde são propostos os A levels ou AICE diploma para concluir o seu secundário.

E quanto aos programas de intercâmbio internacional e ao corpo docente da escola, pode falar um pouco sobre isso?
Sim, acreditamos que a exposição a outras culturas e idiomas é fundamental para o desenvolvimento de nossos alunos, por isso oferecemos programas de intercâmbio internacional. Além disso, temos um corpo docente altamente qualificado e experiente, que é essencial para fornecer aos nossos alunos a educação de qualidade que buscamos.

Gostaria de saber qual a necessidade de criar a Prime College. O que a diferencia de outras instituições educacionais em Portugal?
A Prime School International tem como objetivo oferecer uma educação internacional desde o jardim de infância até à universidade, baseada na pedagogia da Universidade de Cambridge. Isso permite que nossos alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para alcançar o sucesso nas suas vidas pessoais e profissionais.
Já a Prime College oferece cursos universitários britânicos em diferentes áreas de estudo, com ênfase na angariação de alunos que procuram uma formação de qualidade e relevante para o mercado de trabalho. Acreditamos que essa diversidade de cursos oferece aos nossos alunos uma ampla variedade de opções de carreira, permitindo que eles sigam as suas paixões e interesses.

E de que forma a Prime School e a Prime College pretendem manter-se relevantes e inovadoras no futuro?
Acreditamos que a inovação é fundamental para o sucesso em qualquer setor, e a educação não é exceção. Estamos constantemente a melhorar e a expandir as nossas ofertas educacionais, incorporando tecnologia e metodologias inovadoras na nossa abordagem de ensino.
Por exemplo, recentemente lançámos uma plataforma de ensino à distância para os nossos alunos, permitindo que eles possam aceder a conteúdo educacional de qualidade em qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, também investimos em pesquisa e desenvolvimento para garantir que os nossos cursos universitários estejam sempre atualizados e relevantes para o mercado de trabalho.

Parece que a Prime School e a Prime College estão comprometidas em oferecer uma educação de qualidade e relevante para os seus alunos. Qual é sua visão para o futuro da educação em Portugal e no mundo?
A minha visão para o futuro da educação é que se torne cada vez mais acessível e relevante para todos, independentemente de sua origem socioeconómica. Acredito que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para tornar a educação mais acessível e personalizada para cada aluno.
Além disso, acredito que a educação deve ser vista como um processo contínuo, não apenas uma fase da vida. A aprendizagem ao longo da vida deve ser incentivada e valorizada, permitindo que as pessoas adquiram novas habilidades e conhecimentos ao longo de suas carreiras profissionais.
Em suma, a minha visão para o futuro da educação é que seja acessível, personalizada e valorizada como um processo contínuo de aprendizagem ao longo da vida. E estamos comprometidos em contribuir para tornar essa visão uma realidade, através da Prime School International e da Prime College

Quais são as áreas de estudo disponíveis para os cursos HND na Prime College?
Oferecemos uma variedade de cursos HND em áreas como gestão, tecnologia da informação, engenharia, ciências do desporto e educação. Esses cursos foram projetados para fornecer aos alunos conhecimentos e habilidades práticas relevantes para essas áreas e prepará-los para o sucesso no mercado de trabalho.

E qual é a diferença entre um HND e um diploma universitário tradicional?
O HND é uma qualificação de ensino superior equivalente aos dois primeiros anos de um diploma universitário tradicional. A principal diferença é que o HND enfatiza a aprendizagem prática e o desenvolvimento de habilidades relevantes para o ambiente de trabalho, enquanto um diploma universitário tradicional é mais focado na teoria e pode exigir um período mais longo de estudos. No entanto, como mencionei anteriormente, um HND pode ser usado como um trampolim para um diploma completo ou para estudar por mais um ano na universidade e obter um diploma de BA Hons.