Transações de alojamentos atingem novos máximos em 2022

De acordo com os dados divulgados pelo INE, em 2022 foram transacionados 167.900 alojamentos familiares, num montante global de 31.783 milhões de euros, o que traduz aumentos homólogos de 1,3% e de 13,1% em número e em valor, respetivamente, e corresponde a novos máximos históricos. Relativamente à evolução dos preços dos imóveis, verifica-se uma manutenção da tendência de crescimento, com o índice de preços da habitação a valorizar-se 12,6%, face a 2021.

Data:

Em janeiro de 2023, ao nível da área licenciada, pelas autarquias, registaram-se aumentos de 0,2% nos edifícios habitacionais, e de 15,1% nos edifícios não residenciais, face a janeiro do ano passado. No que concerne ao número de fogos licenciados em construções novas, assistiu-se a um crescimento de 5,5% em termos homólogos, para 2.725. Relativamente ao montante dos novos empréstimos concedidos aos particulares para aquisição de habitação, observou-se uma subida de 16,5% em termos homólogos no mês de janeiro, perfazendo um total de 1.385 milhões de euros.

Até ao final do mês de fevereiro de 2023, o consumo de cimento no mercado nacional totalizou 569,5 milhares de toneladas, o que corresponde a uma redução de 10,3%, face aos 634,9 milhares de toneladas registadas no mesmo período do ano transato.

No segmento das obras públicas, nos primeiros dois meses de 2023, apuram-se crescimentos significativos, face ao período homólogo de 2022. O volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos ascendeu a 950 milhões de euros, o que traduz um aumento de 68% face ao registado até fevereiro de 2022. Quanto ao volume total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados até fevereiro e objeto de reporte no Portal Base até ao passado dia 15 de março, apresenta uma subida de 38,5%, em termos de variação homóloga temporalmente comparável.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

GrupoConcept aumenta equipas e aposta na modernização aliada à sustentabilidade

A proteção ambiental é um dos pontos fortes. Será...

Venda de livros em língua inglesa cresce em Portugal e preocupa editores

De acordo com um artigo publicado na terça-feira pela...

Natixis em Portugal promove Academia COBOL

A Natixis em Portugal irá promover a segunda edição...