Ana Moura conquista o título de melhor álbum do ano nos Prémios Play

A cantora foi a grande vencedora, com o disco “Casa Guilhermina”, na cerimónia de entrega dos prémios da música portuguesa, que se realizou esta quinta-feira, em Lisboa.

Data:

O Coliseu dos Recreios, em Lisboa, recebeu na noite desta quinta-feira, 27 de abril, a cerimónia dos Play, os prémios da música portuguesa. Esta foi a quinta edição do evento que voltou a ter Ana Moura como uma das protagonistas. A cantora conquistou o título de Melhor Álbum do Ano, com o disco “Casa Guilhermina”, o Prémio da Crítica e o de Melhor Artista Feminina na quinta edição dos prémios da música portuguesa.

Já o prémio de melhor artista masculino foi para Ivandro, que também arrecadou a distinção de canção do ano, a única categoria com votação do público, por “Lua”.

A cerimónia, que decorreu no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, aplaudiu ainda, de pé, Sérgio Godinho, distinguido com o prémio Carreira “pelo percurso artístico de invejável longevidade, que há quase 50 anos se vai entrecruzando com a própria história do país”, como indicou a organização.

Relativamente ao prémio de melhor grupo, foi atribuído à dupla Calema, dos irmãos António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira.

“Tudo Recomeça”, de Aldina Duarte, foi considerado o melhor álbum de fado e, no jazz, “Chasing Contradictions”, do Ricardo Toscano Trio, venceu o prémio de melhor disco.

Na música clássica, o título coube a “Lamentationes Hebdomadæ Sanctæ”, do Ensemble Bonne Corde.

O prémio Lusofonia foi conquistado pelo tema “Dançarina”, de Pedro Sampaio com MC Pedrinho, enquanto o melhor videoclipe foi “Caro”, de X-Tense com Slow-J, realizado por Gonçalo Carvoeiras e X-Tense. Já o prémio de artista revelação foi entregue a Nena.

Os prémios Play são promovidos pela SAPM – Associação Prémios da Música, criada pela Audiogest e pela GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

DGArtes: concursos de apoio sustentado 2025-2026 abrem até final de abril

No novo ciclo de apoio, os concursos têm uma...

Um quinto dos alimentos produzidos no mundo em 2022 foi desperdiçado, alerta ONU

De acordo com o Relatório do Índice de Desperdício...

Dois terços dos líderes de talento revelam ter aumentado o investimento em IA no último ano

A Randstad lançou o mais recente Talent Trends Report...

Principais museus do mundo conseguiram atingir número de visitantes pré-pandemia

Uma sondagem realizada pelo jornal online especializado theartnewspaper.com, citados...