TikTok leva à descoberta de atrações turísticas e culturais

77% das pessoas afirma que o TikTok as inspirou a visitar um destino ou comprar um produto relacionado com viagens.

Data:

O TikTok está a tornar-se a nova ferramenta, tanto para a descoberta como para o planeamento de viagens, com a comunidade a utilizar cada vez mais plataforma de entretenimento para procurar inspiração para viagens, encontrar o próximo destino de férias, assim como restaurantes, atrações e muito mais. Com o #TravelTok a atingir mais de 8,8 mil milhões de visualizações e o #TikTokMadeMeBookIt a alcançar cerca de 121 milhões de visualizações, é comprovada a importância  que tem o envolvimento da comunidade, que todos os dias mostra os destinos mundiais através da sua própria lente,  apresentando paisagens/cenários autênticos e sem filtros, culturas e locais a uma plataforma global.

Os amantes de viagens encontram no TikTok ajuda para descobrir o próximo destino de viagem e procuram inspiração para usufruir sozinhos ou oferecer aos mais próximos produtos relacionados com viagens, de acordo com o Marketing Science EU Travel Vertical Research, realizado pela Walnut Unlimited. Os dados mostram ainda que 74% dos utilizadores consideram que os conteúdos de viagens/férias na plataforma são criativos e 72% consideram-nos interessantes. Além disso, 77% dos inquiridos destacam o papel da plataforma na descoberta de um destino ou produto relacionado com viagens.

“O TikTok está a tornar-se a num novo caminho para descobertas, sendo que, e em nenhuma outra área isto é tão verdadeiro como na área das viagens e no turismo. Quase 50% dos utilizadores compraram um produto relacionado com férias ou viagens depois de terem sido inspirados por conteúdos visualizados na plataforma, sendo que 74% dessas compras não foram planeadas”, afirma Stuart Flint, Head of Global Business Solutions for Europe at TikTok. “Este fenómeno está a criar uma oportunidade incrível para as marcas de viagens, mas também para as organizações de turismo, de chegarem a novos públicos, que estão já à procura de inspiração”, concluiu.

Não apenas tendências culturais imediatas, mas a descoberta de património cultural

O TikTok não está apenas a despertar o interesse, mas está também a fomentar a ação e a impulsionar os utilizadores da plataforma a ver a e visitar locais em que nunca estiveram. Aliás, 58% dos utilizadores europeus usufruíram de experiências culturais offline, depois de terem acesso a estas através da plataforma, como por exemplo visitar uma exposição ou um local pelo seu património artístico, ou comprar um livro.

O número impressionante de hashtags relacionadas com cultura, como #AncientGreece, que atingiu 550 milhões de visualizações, permite comprovar que os utilizadores procuram tendências culturais mais rápidas, como a música ou a dança, mas também expressões de cultura como a arte, a literatura, os museus e a arquitetura.

#TikTokCulture e #AncientGreece: os criadores encontram os mitos

O TikTok reinventou formas de aprender enquanto se diverte, facilitando a descoberta de coisas novas. O mesmo acontece quando se tratam de temas culturais: com a #TikTokCulture a atingir 46 milhões de visualizações, utilizada por criadores de todo o mundo. Para provar de forma impactante que o TikTok é um lugar onde a cultura prospera, a plataforma convidou criadores de três países diferentes para descobrir a beleza dos lugares gregos. Cultura é conhecimento e partilha, e durante quatro dias os criadores portugueses @miguellmagalhaes e @marianaguerramusic juntaram-se a @o_filologos_sas, @archaeostoryteller, @thecookietraveller, @rey.sciutto para mostrar alguns dos mais bonitos lugares gregos de uma forma autêntica.

A Mariana e o Miguel são conhecidos por cantar e atuar em qualquer lugar do mundo e agora fizeram-no na Grécia. Já o Rey continuou a explicar a história de uma forma divertida, o Theodores a provar com as suas histórias que a arqueologia pode entreter e comover, o Dimitris a trazer a mesma paixão para a sala de aula e para o exterior e a Eleanna a mostrar belos lugares escondidos.

“Os vídeos dos criadores no TikTok”, sublinha Stuart Flinty a partir do palco do Fórum Económico de Delfos, “são um diário de viagem único do património histórico e cultural grego, que renova mitos antigos, mas também impulsiona a popularidade deste país impressionante cujas realizações políticas, filosóficas, artísticas e científicas formam um legado com uma influência sem paralelo na civilização global”.

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