TikTok leva à descoberta de atrações turísticas e culturais

77% das pessoas afirma que o TikTok as inspirou a visitar um destino ou comprar um produto relacionado com viagens.

Data:

O TikTok está a tornar-se a nova ferramenta, tanto para a descoberta como para o planeamento de viagens, com a comunidade a utilizar cada vez mais plataforma de entretenimento para procurar inspiração para viagens, encontrar o próximo destino de férias, assim como restaurantes, atrações e muito mais. Com o #TravelTok a atingir mais de 8,8 mil milhões de visualizações e o #TikTokMadeMeBookIt a alcançar cerca de 121 milhões de visualizações, é comprovada a importância  que tem o envolvimento da comunidade, que todos os dias mostra os destinos mundiais através da sua própria lente,  apresentando paisagens/cenários autênticos e sem filtros, culturas e locais a uma plataforma global.

Os amantes de viagens encontram no TikTok ajuda para descobrir o próximo destino de viagem e procuram inspiração para usufruir sozinhos ou oferecer aos mais próximos produtos relacionados com viagens, de acordo com o Marketing Science EU Travel Vertical Research, realizado pela Walnut Unlimited. Os dados mostram ainda que 74% dos utilizadores consideram que os conteúdos de viagens/férias na plataforma são criativos e 72% consideram-nos interessantes. Além disso, 77% dos inquiridos destacam o papel da plataforma na descoberta de um destino ou produto relacionado com viagens.

“O TikTok está a tornar-se a num novo caminho para descobertas, sendo que, e em nenhuma outra área isto é tão verdadeiro como na área das viagens e no turismo. Quase 50% dos utilizadores compraram um produto relacionado com férias ou viagens depois de terem sido inspirados por conteúdos visualizados na plataforma, sendo que 74% dessas compras não foram planeadas”, afirma Stuart Flint, Head of Global Business Solutions for Europe at TikTok. “Este fenómeno está a criar uma oportunidade incrível para as marcas de viagens, mas também para as organizações de turismo, de chegarem a novos públicos, que estão já à procura de inspiração”, concluiu.

Não apenas tendências culturais imediatas, mas a descoberta de património cultural

O TikTok não está apenas a despertar o interesse, mas está também a fomentar a ação e a impulsionar os utilizadores da plataforma a ver a e visitar locais em que nunca estiveram. Aliás, 58% dos utilizadores europeus usufruíram de experiências culturais offline, depois de terem acesso a estas através da plataforma, como por exemplo visitar uma exposição ou um local pelo seu património artístico, ou comprar um livro.

O número impressionante de hashtags relacionadas com cultura, como #AncientGreece, que atingiu 550 milhões de visualizações, permite comprovar que os utilizadores procuram tendências culturais mais rápidas, como a música ou a dança, mas também expressões de cultura como a arte, a literatura, os museus e a arquitetura.

#TikTokCulture e #AncientGreece: os criadores encontram os mitos

O TikTok reinventou formas de aprender enquanto se diverte, facilitando a descoberta de coisas novas. O mesmo acontece quando se tratam de temas culturais: com a #TikTokCulture a atingir 46 milhões de visualizações, utilizada por criadores de todo o mundo. Para provar de forma impactante que o TikTok é um lugar onde a cultura prospera, a plataforma convidou criadores de três países diferentes para descobrir a beleza dos lugares gregos. Cultura é conhecimento e partilha, e durante quatro dias os criadores portugueses @miguellmagalhaes e @marianaguerramusic juntaram-se a @o_filologos_sas, @archaeostoryteller, @thecookietraveller, @rey.sciutto para mostrar alguns dos mais bonitos lugares gregos de uma forma autêntica.

A Mariana e o Miguel são conhecidos por cantar e atuar em qualquer lugar do mundo e agora fizeram-no na Grécia. Já o Rey continuou a explicar a história de uma forma divertida, o Theodores a provar com as suas histórias que a arqueologia pode entreter e comover, o Dimitris a trazer a mesma paixão para a sala de aula e para o exterior e a Eleanna a mostrar belos lugares escondidos.

“Os vídeos dos criadores no TikTok”, sublinha Stuart Flinty a partir do palco do Fórum Económico de Delfos, “são um diário de viagem único do património histórico e cultural grego, que renova mitos antigos, mas também impulsiona a popularidade deste país impressionante cujas realizações políticas, filosóficas, artísticas e científicas formam um legado com uma influência sem paralelo na civilização global”.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Ganhei clareza no meu propósito actual: Empoderar outras Mulheres”

Como advogada em prática individual, gostaríamos de começar por...

“Sonho e desejo a Mentanalysis como um espaço-tempo de crescimento”

Para começar, gostaríamos de conhecer um pouco mais da...

BGRR & Associados: uma visão experiente sobre o setor jurídico em Portugal

A BGRR & Associados, sendo uma sociedade generalista, fornece...