Francisco Lufinha: do mar para o maat para uma conversa sobre desafios e superação

O kitesurfer Francisco Lufinha, que é também orador motivacional e detentor de vários recordes mundiais no mar, é o próximo orador convidado do programa Conversas com Energia, uma iniciativa da Fundação EDP, em parceria com a Novo Verde e ERP Portugal. Lufinha irá encontrar-se com alunos do 9.º ano do agrupamento de escolas da Baixa da Banheira para uma conversa inspiradora sobre superação e determinação, no dia 11 de maio.

Data:

Esta conversa decorre no contexto da exposição “Plástico: Reconstruir o nosso Mundo” patente no maat até 28 de agosto.

Francisco Lufinha é um apaixonado por desportos náuticos que aprendeu a andar sozinho à Vela com 11 anos. Foi campeão nacional de Kitesurf em 2005 e vice-campeão em 2006, alcançando também um 5.º lugar no circuito mundial desta modalidade. Atualmente é detentor do recorde mundial da maior viagem de Kitesurf sem paragens, alcançado em 2015 entre Lisboa e a Madeira. Com um mestrado em Engenharia e Gestão Industrial no Instituto Superior Técnico, conjuga o trabalho de gestão da sua empresa de aluguer de barcos à vela e organização de eventos no mar, com a realização de projetos de sensibilização para preservação dos oceanos. Foi assim que, em 2021, num projeto inédito desenvolvido em parceria com a EDP, atingiu um novo recorde mundial ao ser o mais rápido a atravessar o Atlântico sozinho num kiteboat, entre as Canárias e as Caraíbas, movido apenas com a energia do vento e do sol.

As Conversas com Energia decorrem desde 2022, contando com a participação de personalidades como os artistas plásticos Bordalo II e Joana Vasconcelos, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, ou o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 132

Popular

Mais Artigos deste tipo

Verão na Casa da Música: mais de 70 concertos até setembro

O festival começou ontem, 20 de junho, na praceta...

Lince Ibérico passa de espécie “em risco” para “vulnerável” na lista da UICN

A UICN vai atualizar oficialmente a sua lista de...

MB WAY a preparar o futuro dos pagamentos europeus

O MB WAY tem, a partir de hoje, um...