ABANCA procura projetos inovadores para a oitava edição do Programa para Startups

Banco oferece aos empreendedores um amplo programa de acompanhamento que culminará com a realização de um teste de conceito ao seu projeto.

306

O ABANCA acaba de abrir as inscrições para a oitava edição do Programa para Startups do ABANCA Innova, uma iniciativa feita à medida de empresas emergentes com propostas de valor inovadoras nos setores das fintech, insurtech, regtech ou cibersegurança. O programa mantém o planeamento das suas edições anteriores e está orientado para projetos em etapas iniciais, com produto no mercado, mas também a startups já consolidadas com desempenho e métricas recorrentes.

O prazo de inscrição para participar no Programa para Startups do ABANCA Innova já está aberto e termina no próximo dia 14 de junho. O envio das candidaturas deve ser feito através do site do ABANCA Innova. Depois do processo de receção e análise das propostas, terá lugar um comité composto por pessoas de diferentes unidades de negócio do banco, que serão as encarregadas pela seleção das startups que participarão, no mês de setembro, no bootcamp da fase seguinte fase.

Vantagens do Programa para Startups do ABANCA Innova

As startups selecionadas para o bootcamp vão participar em keynotes e workshops com especialistas do setor. Além disso, durante este período, terão quatro reuniões privadas com as áreas de negócio, TI, Inovação e Investimento do banco e vão participar em conversas informais com dirigentes e colaboradores do ABANCA. Entre as startups participantes, serão escolhidas aquelas que sejam mais relevantes para o negócio do banco e terão a oportunidade de validar a sua proposta de valor através da definição e implementação de um teste de conceito com a entidade.

Durante este processo, o ABANCA atribuirá à startup um mentor corporativo relevante para a sua área de negócio, cuja missão fundamental será a busca de sinergias da startup com a companhia, pelo que estará a acompanhá-la durante a definição e implementação do teste de conceito. A equipa do ABANCA Innova realizará sessões de acompanhamento com cada startup escolhida e a análise dos resultados obtidos durante o piloto.

O ABANCA Innova oferece, além disso, a possibilidade de receber investimento direto em capital. Para isso, as empresas poderão participar em diferentes “Startups Days” da entidade e assistir aos principais eventos de investimento do ecossistema nacional de empreendedorismo.

Ao longo do programa, as startups terão também acesso a diferentes serviços, como o uso da Amazon Web Services, Google Cloud ou ferramentas de marketing digital, comunicação e recursos humanos, entre outras. Também terão à sua disposição o centro de inovação do ABANCA Innova na Coruña, um espaço de coworking onde poderão conviver com os profissionais do ABANCA e do seu ecossistema de empreendedorismo. O programa conta, além disso, com a participação da HubIn, empresa especializada em inovação e empreendedorismo.

Termina a sexta edição e arranca a fase final da sétima

Coincidindo com o arranque da nova edição, chega ao fim a sexta edição do Programa para Startups do ABANCA Innova. Flanks, Wetalk AI, Mychoice2pay, Rentall Partners e Colibid, os cinco finalistas, terminaram com sucesso os seus testes de conceito e já estão a trabalhar na preparação das suas propostas de valor no ABANCA.

Além disso, a sétima edição do programa começa, por estes dias, a sua fase final com as startups Probely e Fleksy. Ambas as empresas estarão a implementar as suas tecnologias no teste de conceito durante os próximos três meses.