“A nossa proposta comporta uma visão holística das soluções”

685

SUSANA DIOGO, PROJECT MANAGER NA ASSA ABLOY OPENING SOLUTIONS PORTUGAL

Desde o planeamento e conceção, à construção e entrega, a ASSA ABLOY ajuda a cumprir os requisitos e exigências de cada projeto. Na perspetiva do cliente, quais são os principais benefícios em especificar as soluções da ASSA ABLOY Portugal?
Os principais benefícios dos serviços de especificação da ASSA ABLOY assentam em três vetores fundamentais – competência, soluções e isenção.
Este serviço é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, há mais de trinta anos, com experiência em projetos de várias tipologias, desde hospitais, escolas, hotelaria, banca e serviços. Fazemos o acompanhamento de todas as fases de um projeto, desde a preparação até à conclusão da obra, e posterior manutenção, temos o conhecimento do que funciona em projeto e também da integração necessária com os respetivos parceiros instaladores no terreno.
Segundo, a ASSA ABLOY dispõe de um portfolio muito completo de produtos eletrónicos e mecânicos que nos permitem oferecer soluções para todo o tipo de portas, desde a porta de segurança de entrada de apartamento, às portas corta-fogo, hospitalares e portas de vidro ou alumínio. A nossa proposta comporta uma visão holística das soluções, respeitando a função, segurança, estética, orçamento e legislação para cada porta.
Um dos maiores desafios consiste em alinhar com os vários subempreiteiros as necessidades funcionais específicas requeridas, as soluções desenhadas e evitar a proliferação de um sortido de produtos descoordenados, em forma e função. Se um edifício tiver uma racionalização de soluções instaladas, a sua manutenção será também mais simples, organizada e mais económica.
O terceiro ponto a sublinhar é a nossa isenção, pelo facto de sermos fabricantes e não fazermos venda direta. Isto permite-nos aconselhar tecnicamente todos os intervenientes de um projeto, desde o promotor ao arquiteto, do instalador à construtora, até à empresa de fiscalização, num contributo que acrescenta muito valor à obra, ao nível da segurança, da conveniência, consistência e da estética.

A ASSA ABLOY conta com um extenso portfolio de marcas e produtos para diferentes tipologias de projetos e, como líder global, acompanha as principais tendências de mercado. Quais são as soluções que acredita terem maior potencial para impulsionar o crescimento do mercado nos próximos anos?
A ASSA ABLOY começou a apostar, desde muito cedo, nos produtos eletrónicos e digitais, e nos serviços de suporte virtual à edificação de projetos através da tecnologia BIM.
Nos últimos anos, temos assistido ao crescimento da oferta de produtos eletrónicos para acesso à habitação, aos hotéis, e que acompanham a evolução exponencial da domótica. A ASSA ABLOY tem um excelente portfolio nesta área que continuará a desenvolver de forma intensa. Nesta era da digitalização, temos fechaduras que já não necessitam de chaves para abrir ou fechar portas, podemos usar o telemóvel, um código, cartão ou uma impressão digital.
Outra área de inovação na ASSA ABLOY está na adoção da tecnologia BIM. Reunimos uma equipa multidisciplinar de engenheiros, arquitetos e programadores, para desenvolver um software capaz de simplificar o trabalho de especificação e incorporar diretamente os nossos produtos num projeto 3D.
O “Openings studio” funciona como um plug-in, que pode ser integrado nos programas de desenho Revit ou Archicad, e que permite aos Arquitetos extraírem um mapa de ferragens e controlo de acessos do projeto e aportar informação técnica de cada produto (fichas técnicas, certificações, declarações de desempenho e ambientais, entre outros).
Vamos na versão 3.17 do “Openings studio” e continuamos a trabalhar no seu desenvolvimento, de forma a adaptá-lo às mais recentes necessidades e exigências dos nossos clientes e a facilitar a gestão do fluxo de informação partilhada.