“As Pessoas são o maior ativo da ASSA ABLOY”

129

CARLA AFONSO, CHIEF OPERATIONS OFFICER NA ASSA ABLOY OPENING SOLUTIONS PORTUGAL

A sustentabilidade é vital para o desenvolvimento económico e industrial e é uma prioridade estratégica para a ASSA ABLOY. Como nos pode descrever a agenda de sustentabilidade assegurada pelas unidades produtivas do Grupo em Portugal? Que compromissos foram adotados?
Nas unidades produtivas da ASSA ABLOY em Portugal temos uma agenda bastante ambiciosa no que diz respeito à sustentabilidade, começando, na racionalização dos consumos energéticos, com ações como implementação de turnos em etapas do processo produtivo de elevado consumo, ações de formação, sensibilização e comunicação visual, para a poupança energética, por parte dos colaboradores, auditorias periódicas às unidades fabris com vista a identificar desperdícios de energia e implementação de planos de ações para eliminar esses desperdícios. Através de um processo de reengenharia, estudamos os nossos produtos e processos com o objetivo de utilizarmos matérias-primas sustentáveis e processos que gerem menos resíduos. Todas estas ações são imediatas ou de curto prazo e fazem parte do plano estratégico de Excelência Operacional e de Sustentabilidade, em contínua progressão.

Também uma prioridade da ASSA ABLOY é a segurança dos seus colaboradores, e por isso são realizados contínuos projetos e ações destinados a realizar melhorias significativas neste âmbito. No que respeita à Prevenção de Riscos Laborais, que iniciativas de melhoria estão a ser desenvolvidas?
Nesta área absolutamente prioritária para a ASSA ABLOY, estamos neste momento a concluir uma auditoria de certificação de segurança a todos os equipamentos das nossas unidades produtivas através de uma entidade externa credenciada. Iniciamos também investimentos para acrescida prevenção de riscos associados aos nossos equipamentos. Com os nossos colaboradores, temos ações de formação para a sensibilização dos comportamentos de segurança, utilização de equipamentos de proteção, comunicação visual para alertar para os riscos e este ano. Claramente, a área da Prevenção de riscos laborais é de trabalho contínuo, para que cada vez estejamos mais próximos da eliminação de acidentes pela prevenção dos riscos, porque assumimos que as pessoas são o maior ativo da ASSA ABLOY e cabe-nos ajudá-las a cuidar de si próprias.

Existe, ainda, no seio da ASSA ABLOY, a agenda destinada à integração, modernização e automatização da base industrial. O que tem vindo a ser realizado neste sentido e de que forma estes três pilares são essenciais na distinção da empresa no mercado?
A modernização e automação da base Industrial é parte integrante da agenda de Excelência Operacional em todas as suas vertentes, sendo até um dos seus principais pilares. Para isso temos em curso um Capex com investimentos muito focados na automação e modernização, como também no fluxo contínuo, mas estamos no momento a iniciar num processo de Brainstorming para definirmos claramente onde queremos estar nos próximos cinco anos, o que queremos ser e fazer no futuro. Este processo é fundamental para que as decisões certas sejam tomadas e para a estrutura de gestão é muito desafiante e gratificante.

Outro foco da organização é a área de serviço ao cliente, na qual é garantida uma resposta rápida e eficiente. Como tem a ASSA ABLOY melhorado este serviço?
Com vista a melhorar o serviço ao cliente, a ASSA ABLOY tem introduzido melhorias no planeamento e gestão de produção, como a introdução de turnos em algumas áreas do processo produtivo, ou subcontratação de serviços em processos onde a capacidade esteja tomada. Estas ações são imediatas, mas toda a estratégia a medio/longo prazo da ASSA ABLOY tem como objetivo a satisfação do cliente, pois no final, só existimos e prevaleceremos no tempo, se os nossos clientes estiverem connosco.