“Cada vez mais, nas nossas óticas, há muito mais do que a simples venda de óculos”

A força da inovação, da qualidade, da tecnologia e do capital humano é cada vez mais assente nas empresas nacionais – e a Esonor – Olharlongo Opticalia, e os seus Optometristas licenciados pelas melhores Universidades, são um exemplo disso mesmo. Em conversa com a Revista Pontos de Vista, a CEO Cidália Ferreira, explica de que forma estas perspetivas são essenciais, aliadas à vontade de acreditar que, segundo a nossa entrevistada, tem sido “o drive motivador” desta jornada.

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Em 2012, a Esonor – Olharlongo e a Opticalia juntaram-se para conquistar o mercado. Hoje, sendo um Grupo composto por 16 óticas, como nos pode descrever as conquistas que assinalaram a história da marca da qual é detentora?
A Opticalia surgiu em 2012 como uma oportunidade de consolidar o negócio da Esonor, crescer e estar cada vez mais perto do cliente. Quando entrei para o grupo tinha cinco óticas e acredito que entrei na altura certa, que naquela altura, mais do que nunca, era tempo de mudar.
Ao associar-me à Opticalia foi possível crescer e as 16 óticas que temos em 2023 são a prova disso mesmo. A marca vinha para o mercado com uma vontade de crescer e isso deu-me o impulso certo, que me ajudou a desenvolver o meu negócio e a inverter a tendência do mercado. Para além do mais, é muito importante poder competir de igual para igual com grupos que já operavam no mercado.
A entrada nos shoppings foi um marco muito importante para nós, porque é uma oportunidade completamente diferente de negócio, com mais afluência de gente, mas também muitíssimo mais exigente do ponto de vista de conseguir garantir internamente a qualidade de serviço.
Para além disso, o desafio e a conquista maior tem sido o acompanhamento do crescimento da marca, junto dos clientes, com uma notoriedade cada vez maior. Mas este é um percurso que ainda agora começou e a Opticalia ainda tem um longo caminho de conquistas pela frente.

Sabemos que a Esonor – Olharlongo Opticalia trabalha com as melhores marcas nacionais e internacionais, quer em termos de lentes oftálmicas e lentes de contacto, como de armações. Diria que, mais do que a história consolidada que representa a marca, é a forma como atua que a destaca? O que faz com que estes sejam os melhores serviços do mercado?
Claro que sim. Cada vez mais, nas nossas óticas, há muito mais do que a simples venda de óculos. Há toda uma experiência de compra que para nós é fundamental. Começa no momento do exame visual e que no caso da Opticalia Esonor – Olharlongo, temos um serviço permanente premium em optometria e contactologia que é assegurado por Optometristas licenciados pela Universidade do Minho.
Por outro lado, trabalhamos diariamente para desenvolver cada vez mais o profissionalismo e o atendimento que o cliente tem quando se dirige a uma das nossas lojas, daí que tenhamos um serviço de visagismo assegurado por vários técnicos de vendas devidamente especializados em cada uma das nossas lojas.
Tudo isto para que os clientes saiam encantados e que o ato de compra seja um momento mágico de satisfação total.

Certo é, a Esonor – Olharlongo Opticalia tem garantido, ao longo dos anos, a fidelização do cliente e a sua satisfação. Em que medida a inovação e a tecnologia têm tido, neste sentido, um papel fundamental?
Diariamente trabalhamos com as nossas equipas uma série de valências que acreditamos que fazem a diferença nas nossas lojas. Mas isso não basta. Há que estar muito atento ao mercado, à sua evolução, às novas ferramentas que vão aparecendo, às novidades que chegam ao mercado, quer em termos de lentes oftálmicas e de contacto, quer em termos de armações.
Acreditamos acima de tudo que o mercado é muito dinâmico. Os consumidores cada vez mais exigentes, cada vez mais tecnológicos e as lojas e os negócios têm de conseguir responder a esta procura por parte deste público. Por isso, estamos também nas redes sociais, temos loja online, temos um provador virtual para os clientes poderem experimentar os óculos de uma forma muito realista desde o sofá de sua casa.

Diria que acreditar e inovar são duas perspetivas aliadas no crescimento da Esonor – Olharlongo Opticalia? Nesta jornada, tem sido sempre possível acreditar e inovar na mesma medida? De que forma?
Sim, são duas perspetivas muito importantes, mas que não bastam por si só. Há que depois desenvolver o trabalho necessário para fazer as coisas acontecerem. Ter a capacidade de aproveitar as oportunidades quando elas surgem e ir inovando na forma de estar no mercado e nas ferramentas que se apresenta ao cliente.
Quanto ao acreditar e inovar na mesma medida…. O acreditar é constante, é o drive motivador (risos).

Nesta marca com história, à esperança e à inovação, junta-se um capital humano dedicado. Qual diria que tem vindo a ser a força e poder das pessoas que, diariamente, se dedicam à Esonor – Olharlongo Opticalia? Enquanto CEO da marca, quais foram os principais ensinamentos que lhes proporcionou?
A Opticalia não procura somente vender serviços e produtos, mas acima de tudo solucionar necessidades e satisfazer os clientes. Aliás, esse é um dos pontos de chave em que mais trabalhamos dentro da Esonor. Para o conseguir, as equipas das nossas lojas são formadas e motivadas para respeitar os valores e atitudes que consideramos essenciais. A dedicação, a polivalência, o brio profissional, a simpatia e a empatia para com o cliente e também para com os colegas de trabalho uma vez presentes fazem toda a diferença. Valorizamos a formação de todos os membros da equipa e acreditamos que trabalhamos todos em conjunto para o mesmo fim: a excelência do serviço. E isso sente-se e experiencia-se quando se entra dentro de uma das nossas lojas.

Tendo todos os «ingredientes» necessários presentes na marca ao dia de hoje – inovação, qualidade, tecnologia e capital humano – o que diria, realisticamente e ambiciosamente, que falta alcançar? A que patamar gostaria de elevar a Esonor-Olharlongo Opticalia?
Realisticamente, o céu será sempre o limite (risos). Queremos sempre mais e melhor. E é isso que vamos continuar a fazer sem descurar o serviço e a qualidade.

Para os meses que ainda faltam de 2023, que novidades podemos esperar desta Marca com História?
O compromisso será sempre o de estar com o cliente e de ter um serviço verdadeiramente cinco estrelas. As novidades irão sendo desvendadas pouco a pouco.