“Inclusão e Diversidade são valores fundamentais na Whirlpool Corporation”

A Whirlpool anunciou uma nova organização ibérica, que conta com Bruna Esposito como Diretora-Geral da marca para Portugal e Espanha, e Sandra Rodrigues como Diretora de Operações Comerciais em Portugal. Ambas, conversaram com a Revista Pontos de Vista sobre os novos cargos que ocupam, a liderança positiva que será aplicada e, ainda, a atuação da marca para os próximos meses.

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A Whirlpool, Grupo líder em Portugal, anunciou, recentemente, a nomeação da Bruna Esposito para o cargo de Diretora-Geral da marca para Portugal e Espanha, e Sandra Rodrigues como Diretora de Operações Comerciais em Portugal. Para melhor entender, o que irá mudar nesta que é uma marca de sucesso no mercado? Que objetivos foram traçados?
Bruna Esposito (BE) – Sob a liderança de Sandra Rodrigues, a nova configuração do departamento comercial e de marketing, no mercado português, permitirá aumentar significativamente o foco nas necessidades específicas exigidas a nível local. Vai permitir-nos também sermos mais céleres para responder, no dia a dia, às necessidades de negócios dos nossos clientes.
Nesta fase, os objetivos a longo prazo, da empresa, não se modificam, uma vez que somos uma organização com objetivos estratégicos muito claros de forma a continuarmos o nosso desenvolvimento a longo prazo. Para atingirmos o proposto, vamos aproveitar a nossa liderança no mercado, que servirá, por exemplo, de alavanca também no segmento de eletrodomésticos de encastre e cocção. Além disso, continuaremos a reforçar, através do nosso desenvolvimento estratégico, o foco na Jornada Digital do Consumidor para nos tornarmos na referência em assuntos digitais para clientes e consumidores.
Estou confiante que a minha experiência, não só em diferentes mercados como no liderar das mais diversas funções, será uma mais-valia para ajudar a nossa equipa, em Portugal, a continuar a fazer um trabalho fantástico como o que têm feito até agora de forma a consolidar a nossa liderança no mercado português.

Claro está, passaram a integrar a equipa de liderança da Whirlpool a nível ibérico e do mercado português, respetivamente. Com que perspetiva encaram este desafio? Que liderança será aqui aplicada?
BE – Enfrentamos esta nova etapa, da organização, com muito entusiasmo e positividade. Fizemos um ótimo trabalho no passado e as nossas marcas são fortes, reconhecidas e valorizadas pelos nossos clientes e consumidores. Por outro lado, continuamos a desenvolver grandes projetos de inovação que vão acelerar a liderança dos nossos produtos, ao longo de 2023. E o principal, para continuarmos a fazer um bom trabalho, é a nossa equipa. Temos uma equipa sólida, talentosa e preparada para enfrentar qualquer desafio.
Com isto, podemos afirmar que temos os ingredientes certos para a receita perfeita que nos permitirá caminhar juntos rumo ao sucesso.
É, sem dúvida, uma grande honra para mim assumir a liderança da equipa ao nível ibérico e trabalharei, todos os dias, para servir as nossas pessoas e os nossos clientes da melhor forma possível.

Importa referir também que, mais do que uma liderança corporativa, ambas são exemplo de liderança feminina no mundo dos negócios e por isso uma forte inspiração para muitas mulheres. Podemos afirmar que se trata de um Grupo que fomenta oportunidades para as mulheres garantirem maior representação nos cargos de topo? Quão importante é esta conduta no mercado?
BE – Inclusão e diversidade são valores fundamentais na Whirlpool Corporation. Sabemos que ter pessoas com diversos pontos de vista melhora os nossos produtos, os nossos serviços e a capacidade das nossas equipas fazerem bem.
A sociedade e, consequentemente, a nossa empresa estão numa viagem contínua e, por isso, estamos comprometidos com metas ousadas e ações significativas para cultivar uma cultura cada vez mais forte, inclusiva e diversificada, no local de trabalho, bem como nas comunidades onde trabalhamos e vivemos. A inclusão cria uma cultura de pertença; a diversidade torna-nos melhores. O novo projeto de liderança ibérico é um grande e concreto exemplo da importância dos nossos valores enquanto organização.
A Whirlpool desenvolveu, em todas as áreas da organização, diversas iniciativas para incentivar o empoderamento feminino. Estas iniciativas têm um alcance tanto a nível global como na EMEA e, claro, ibérico.
Um exemplo de iniciativa de inclusão é a criação do movimento Women’s Network na EMEA, que conta com mais de 700 membros. É um grupo liderado por colaboradores voluntários com a visão de criar um ambiente mais inclusivo e diversificado para as mulheres realizarem o seu potencial e apoiarem o crescimento profissional das mesmas na nossa organização.
Tenho muito orgulho em fazer parte de uma organização com uma agenda forte e prioridades muito claras sobre a inclusão e diversidade.

Sabemos que a Whirlpool continua o seu compromisso de ser líder mundial em eletrodomésticos e na procura constante de melhorar a vida doméstica. De que forma tem sido possível reforçar esta liderança, principalmente em Portugal?
Sandra Rodrigues (SR) – O lançamento contínuo de novas tecnologias, que diferenciam os produtos das nossas marcas, é um dos pilares do nosso grupo, todos os anos. Aliado também ao contacto com os nossos parceiros comerciais e, de mãos dadas com uma forte proximidade ao consumidor, através da presença das marcas, quer em meios de publicidade, como em campanhas que estimulam ainda mais a mensagem dos lançamentos nos pontos de vendas omnicanal. Isto é a chave para manter as marcas vivas e atrativas dentro da mente do consumidor.

Num mundo cada vez mais digital, de que forma a Whirlpool está a impulsionar a inovação para atender às necessidades dos clientes e consumidores? Nesta fase de mudança, em que medida a inovação fará parte desta atividade?
SR – A omnicanalidade é um requisito inerente para o sucesso do negócio e a cultura digital tem sido, desde há anos, enraizada na forma de trabalho do nosso grupo, até mesmo antes de ganhar mais destaque durante todo o período de pandemia. Apesar de, quando comparado com os restantes países europeus, o online, em Portugal, ainda representa uma percentagem bastante baixa, acreditamos ser um complemento de toda a “consumer journey” e uma forma de alavancar o objetivo de decisão de compra final.

O foco da Whirlpool que diz respeito ao ano passado, era o de continuar a crescer em resultado interno, mas também ganhar cada vez mais espaço no coração dos consumidores e estimular o sell out através da gama e da inovação dos lançamentos. Neste sentido, que retrospetiva é possível fazer? No que concerne aos meses que faltam de 2023, que novidades podemos esperar?
SR – Podemos dizer que todos os lançamentos, do ano passado, foram um sucesso, como foi o caso das novas máquinas de lavar roupa Whirlpool e Hotpoint que se tornaram, no mercado do seu segmento, numa gama de referência no que à classe de eficiência energética diz respeito. Para além disto, o reforço do foco nos produtos (que sabemos terem as características técnicas mais competitivas e diferenciadoras), através de ações no mercado ao longo do ano, quer ao nível do cliente como do consumidor, consolidou grandemente o resultado e o grande sucesso que alcançámos em 2022, reconquistando a liderança em quota de mercado de sell-out em valor em MD8, e como acréscimo à liderança em unidades vendidas que já tínhamos consolidado.
Para este ano de 2023, estão previstos muitos lançamentos de produto. Entre eles estão as novas máquinas de loiça das três marcas e também, novas gamas em famílias de produto de encastre, que têm como objetivo reforçar a liderança e continuar a manter a relação de confiança, que é cada vez mais forte, com os nossos parceiros estratégicos fomentando uma política de win-win cruzada com sell in e sell out.

Para terminar, face à mudança interna na organização que deu lugar a duas novas lideranças, que mensagem gostariam de deixar não só à equipa da Whirlpool, mas também aos clientes e consumidores de Portugal e Espanha?
BE – A Whirlpool, como empresa líder de eletrodomésticos em Portugal, manter-se-á firme na procura constante de melhorar a vida doméstica dos consumidores através do desenvolvimento de produtos inovadores e eficientes.
Vamos trabalhar todos os dias para continuar a ser o melhor parceiro possível para os nossos clientes, continuar a oferecer excelentes produtos inovadores e continuar a investir no crescimento e consolidação das nossas marcas.
Também quero enfatizar que é fundamental continuar a aumentar e a focar os investimentos no nosso serviço pós-venda. Uma área estratégica, para a nossa consolidação, que agrega valor real, diferencial e tangível para os nossos consumidores, que precisam sempre da melhor e mais rápida resposta no dia a dia. Estamos focados também em sermos os melhores do mercado, para os nossos clientes, no atendimento pós-venda.