“Na Samsys acreditamos que a Responsabilidade Social é um Compromisso contínuo e permanente”

Nas linhas seguintes falamos de responsabilidade social, de conhecimento e de inovação. Falamos de uma marca capaz de reunir estas três componentes e, por isso, distinguir-se num mercado cada vez mais competitivo. Falamos da Samsys – uma Consultora especializada no setor de Tecnologias de Informação e Comunicação que se compromete com as pessoas através de inúmeras iniciativas, nomeadamente o «Dia do Conhecimento». Samuel Soares e Ruben Soares, CEOs da empresa, contam-nos tudo sobre a 10ª edição deste evento.

110

A Samsys atua na área das TI’s e integra a prestação de serviços de consultoria informática, com a missão de desenvolver soluções que ajudem as empresas a crescer. De que forma, a marca, tem vindo a ajudar os seus clientes a aumentarem a eficiência e produtividade das suas empresas?
A Samsys é uma Consultora especializada no setor de Tecnologias de Informação e Comunicação, que surgiu há 26 anos e que tem sede no distrito do Porto. Ao longo dos anos, a empresa, no seu todo, especializou-se em Consultoria de Gestão, Engenharia de Sistemas, Comunicação e Marketing, Desenvolvimento Web e de produto próprio e ainda Assistência e Suporte. Desde sempre, a Samsys deu primazia ao relacionamento com os clientes, algo que de forma natural origina confiança e fidelização, com a missão de desenvolver soluções que auxiliem as empresas a crescer.
Temos vindo a concretizar esta missão através do nosso compromisso constante com a excelência, oferecendo serviços personalizados e soluções à medida das necessidades individuais de cada cliente, bem como diversos mecanismos de formação interna, de forma a capacitar os nossos colaboradores a aumentar as suas valências e, desta forma, a sua capacitação no apoio ao cliente.
Adicionalmente, estamos sempre à procura de utilizar as tecnologias mais recentes e avançadas para ajudar os nossos clientes a alcançar os seus objetivos de negócio.

A visão da Samsys é ser reconhecida como a empresa de consultoria na área as tecnologias de informação que mais gera valor nas empresas. Em que medida tem sido possível cumprir com este objetivo, destacando-se num setor cada vez mais competitivo?
A resposta está na nossa abordagem centrada no cliente e na qualidade dos serviços que oferecemos. Na Samsys, acreditamos que o sucesso do nosso negócio depende da satisfação e sucesso dos nossos clientes. Trabalhamos arduamente para fornecer soluções tecnológicas inovadoras e personalizadas, que atendam às necessidades específicas de cada cliente. Adicionalmente, estamos constantemente atualizados com as mais recentes tendências e tecnologias do setor, de modo a podermos oferecer sempre as melhores soluções aos nossos. Investimos, também, frequentemente em formação, eventos formativos e presença noutros eventos, como exposições, feiras e convenções, em todo o mundo, que nos permitem abrir horizontes, expandir conhecimento e que dão ideias e inspiração para inovar nos processos internos, para criação das nossas próprias soluções e para detetar oportunidades de inovação dos produtos. O nosso compromisso com a excelência tem sido reconhecido pelos nossos clientes, o que tem impulsionado o nosso sucesso contínuo e a nossa posição de liderança no mercado.

Além da qualidade do seu trabalho, a Samsys afirma que há vários valores que a identificam: genuinidade, empenho, motivação e responsabilidade. Sabendo que a responsabilidade social é, hoje, um assunto fulcral na sociedade, de que forma a marca tem contribuído com ações que promovam o bem-estar social e ambiental?
Na Samsys, além de nos empenharmos em oferecer serviços de qualidade aos nossos clientes, também reconhecemos a importância de agir de forma responsável e sustentável. Acreditamos que as empresas devem ter uma postura proativa em relação às suas responsabilidades sociais e ambientais. A Samsys tem implementado diversas ações que promovem o bem-estar social e ambiental. Temos uma academia que organizamos eventos gratuitos e, quando não possível, de baixo custo, destinados a ajudar as empresas a crescerem e a expandirem os seus conhecimentos em diferentes áreas. A Academia é a “mãe” do Dia do Conhecimento Samsys, um evento de referência em Portugal que vai para a 10ª edição, já este junho.
A definição de um propósito para com o ambiente é uma prioridade para a Samsys, que nos últimos anos tem seguido uma estratégia integrada no investimento em energias limpas.
Sabemos que o mundo está a mudar e além de nos inspirar, causa mudança. A Samsys reforçou a aposta na mobilidade elétrica com a aquisição de 12 viaturas movidas com energia elétrica (9 delas 100% elétricas e 3 híbridas plug-in) para a sua frota. O objetivo principal é renovar, de forma faseada, a frota atualmente existente, substituindo todos os nossos veículos por viaturas elétricas. Até 2025, prevemos uma frota totalmente elétrica. Está em curso o estudo programado para a instalação de painéis solares, pontos de carregamento energéticos, processos de certificações green, renovação da sua frota, ações internas “Live more, Waste Less”.
Um investimento, em 2022/2023, de aproximadamente 1 Milhão de €. Ao priorizar uma geração de energia limpa nos novos investimentos e recursos, a Samsys fica alinhada face à transformação em curso de políticas de baixo carbono no mundo.
Adicionalmente, a saúde mental é um assunto inquestionável no ambiente empresarial. Com a pandemia, aumentou ainda mais a importância da consciencialização com a saúde dos colaboradores. Stress, ansiedade e isolamento social, são agora mais evidentes. Em janeiro de 2023, a Samsys facilitou o acesso a essas ferramentas. Disponibilizou aos seus colaboradores uma app com acesso total a recursos de saúde mental, como terapeutas e grupos de apoio, bem como garantir que os colaboradores têm tempo suficiente para se cuidarem. O absentismo, o turnover, o burnout, o stress e problemas psicológicos e emocionais são reais. Com estas ações queremos ajudar os nossos colaboradores e mitigar estes problemas.

Entre as iniciativas de responsabilidade social que são cada vez mais identificadas, destacam-se as que se comprometem com a transparência dos negócios e a valorização dos Recursos Humanos. Diria que a Samsys tem andado lado a lado com estes âmbitos? O que tem sido concretizado neste sentido?
Na Samsys, valorizamos muito os nossos colaboradores e acreditamos que um ambiente de trabalho justo e transparente é essencial para o sucesso da empresa. Temos implementado diversas iniciativas que refletem essa atitude. Aliás, na Samsys, R.H. significa que recrutamos humanos e não recursos.
Definimos vários momentos para que a nossa missão, visão e valores sejam partilhados por todos. Preocupamo-nos e sentimos que é nosso dever comunicar os valores pelos quais nos regemos aos talentos que constituem a nossa equipa. Para tal, é nas reuniões mensais e anuais que mais foco damos a este ponto, que é trabalhado no separador “Cultura da Empresa”, onde enquadramos as ações diárias da equipa e do plano estratégico.
Importamo-nos em ver refletida a nossa cultura não só no ambiente laboral, como fora dele e por isso é tão importante que as pessoas incorporem a nossa cultura e que se identifiquem com ela. Este processo tem início, desde logo, no momento da entrevista e estende-se diariamente nas ações que as pessoas praticam. A nossa missão é ajudar outras empresas a crescer e temos connosco mais de 60 pessoas focadas nisso.
Temos o cuidado de planear atividades de team builiding, que fomentam o trabalho de equipa. Como por exemplo, após as nossas reuniões mensais especiais de superação, sempre que existe um indicador de performance que esteja a ser superado, organizamos atividades de team building, como seja uma corrida/caminhada à beira-rio, andar de bicicleta, um jantar especial, uma ida ao cinema, ida ao karting, magusto em equipa, almoço final de ano, reuniões anuais e one-to-one, entre outras, que são suportadas pela empresa. Outras iniciativas incluem realização de almoços/jantares temáticos esporadicamente, festejo do nascimento dos filhos dos nossos colaboradores e aposta em diferentes modalidades desportivas, como o BTT, cross training, natação, ténis e futebol.
Sabemos que passamos mais tempo no local onde trabalhamos do que com a nossa própria família/amigos e a pensar no bom ambiente entre todos, criou-se uma iniciativa, que denominámos “Block H20”, que ocorre maioritariamente às sextas-feiras, na área social das nossas instalações e que consiste num convívio com as pessoas que se encontram no dia na empresa.
Outras atividades realizadas na Samsys: jogos na mesa de matrecos e consola e uma biblioteca recheada, na área de lazer da empresa, de modo que os nossos colaboradores possam relaxar e, ao mesmo tempo, relacionarem-se com os colegas. Reparamos ainda que o quadro de Clipping serve de pretexto para, enquanto as pessoas estão a tomar café, comentam temas trazidos pelo quadro, pelo que concluímos acaba por também promover a comunicação e interação.
Organizamos ainda um almoço de fim de ano, em que para além do convívio, preparamos um vídeo cómico que é apresentado, em primeira mão, à equipa.
Existem, ainda, datas que são marcadas por uma surpresa feita à equipa, seja ou não uma data especial, nomeadamente no aniversário da empresa, verão, São Martinho ou outras datas relevantes.

Alinhado com o sentido de responsabilidade social está o «DDC Samsys», denominado por «Dia do Conhecimento» – um evento aberto à sociedade que tem como objetivo ajudar as empresas e as pessoas a crescer, a superar os desafios e a criar sinergias sustentáveis com o seu negócio. Tendo o primeiro surgido em 2012, como nos pode descrever os resultados que têm sido alcançados neste evento até ao momento?
Desde a sua primeira edição em 2012, o DDC Samsys tem vindo a crescer e a consolidar-se como um evento de referência na área das tecnologias de informação e gestão empresarial. O evento tem vindo a atrair um público cada vez mais diversificado, desde empresários e gestores de topo, a profissionais de diferentes indústrias e estudantes. As palestras e a zona de showroom têm sido bastante elogiadas pelos participantes, pela qualidade dos temas abordados e pelos oradores de renome que têm marcado presença. Além disso, temos recebido um feedback bastante positivo em relação ao networking e às dinâmicas criadas durante as pausas do evento. Acreditamos que o DDC Samsys tem sido uma iniciativa muito relevante para a promoção do conhecimento e do desenvolvimento empresarial e esperamos continuar a crescer e a contribuir para a formação e capacitação dos nossos clientes e da sociedade em geral. Engraçado olhar para trás e ver que o evento começou com uma centena de participantes e agora já vamos na casa dos milhares.

A 7 de junho de 2023 realiza-se a 10ª edição do Dia do Conhecimento, no Multiusos de Gondomar. Com que perspetiva encara esta que será uma edição com cerca de 2500 pessoas? Que novidades marcarão este dia?
O mote para esta edição é “Atitude”. É isso que esperamos que os participantes levem e que vão ter a oportunidade de encontrar durante o dia. É uma edição, muito especial para nós. Marca o regresso ao Multiusos de Gondomar, depois de o ano passado termos realizado uma rentrée para cerca de 600 pessoas (ano pós covid) – as inscrições esgotaram em duas semanas. É um evento gratuito e a sociedade tem fome de conhecimento, Este ano, para abordar a temática “Atitude” contaremos com um painel de oradores de excelência, com enorme capacidade de surpreender e motivar todos os passageiros deste voo. Para além das histórias inspiradoras, os coffee-break são o local ideal para estreitar relações pessoais e profissionais com todos os participantes e parceiros do evento, assim como os momentos de Team Building durante o evento. Os participantes vão ter a oportunidade de contactar com parceiros de diferentes áreas do setor empresarial, como por exemplo a XD Software e a Century 21. São mais de 30 empresas que já se associaram ao evento.
Os oradores já confirmados são Paulo Moreira – que nos vai falar de inteligência emocional, Nuno Carvalho Mata – com uma história de vida incrível, Marcos Piangers – que vai abordar a questão do Protagonismo e Felicidade, a Vera Kolodzig – que motivou uma onda de positivismo no nosso publico, Paulo Ferreira e a Atitude como lei principal da nossa vida, Pedro Silva – que nos vai apresentar um momento de Team Building sem igual, Adilson Souza e a questão de liderança e a nossa querida Mafalda Ribeiro – uma ode ao tema atitude.
Um dia inteiro recheado de atitude, novidades de tecnologia, palestras, exposição, networking. É o evento gratuito do ano. A inscrição é gratuita e pode ser realizada em ddc.samsys.pt.

Ainda há muito a ser feito no que respeita à responsabilidade social das empresas, mas partilhar experiências inspiradoras e networking é, definitivamente, um passo importante a dar. Assim, no futuro, de que forma a Samsys irá continuar a perpetuar um caminho de transformação positiva da sociedade?
Na Samsys acreditamos que a responsabilidade social é um compromisso contínuo e permanente, e temos a ambição de continuar a fazer a diferença na sociedade através de diversas iniciativas e projetos. Para além do evento DDC Samsys, que já se tornou numa referência em termos de partilha de conhecimento e experiências, pretendemos continuar a promover ações que contribuam para o bem-estar social e ambiental, quer através do apoio a diversas instituições, quer através de iniciativas que promovam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. A nossa missão é continuar a desenvolver soluções inovadoras e eficientes que permitam aos nossos clientes crescer e prosperar, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da sociedade como um todo.