“O nosso foco é sempre o aumento da Produtividade”

Em entrevista à Revista Pontos de Vista, Carlos Latourrette, Founder e CEO da Latourrette Consulting e da Bizdocs, elucidou-nos sobre as mais-valias que a solução de Gestão Documental Contabilística Bizdocs traz à realidade do setor contabilístico, tornando-o mais inteligente, dinâmico e integrado, numa era de transformação digital.

2642

A Latourrette Consulting ajuda organizações em todo o mundo a simplificarem a forma como interagem com seus dados, documentos e processos de negócios na era da Inteligência Artificial. Recuando até à data da sua fundação, qual diria que foi a missão com que esta empresa nasceu e, principalmente, de que forma a tem vindo a cumprir?
A Latourrette Consulting é uma empresa portuguesa especializada em soluções de gestão documental, automação inteligente de processos de negócio, com presença em nove países, três continentes, reconhecida e premiada por parceiros internacionais como a Microsoft, Xerox, Kofax e a Sage.
De facto, a nossa MISSÃO consiste em ajudar as empresas a serem muito mais produtivas na sua forma de interagir com dados, documentos e processos de negócio, recorrendo a ferramentas inovadoras de inteligência artificial.
Para cumprirmos a nossa MISSÃO estamos focados em implementar soluções muito SIMPLES e com elevado retorno do investimento (ROI), tendo sempre presente a constante adequação às necessidades específicas dos nossos clientes.
O nosso foco é sempre o aumento da produtividade! E em particular a produtividade dos profissionais associados aos processos administrativos, financeiros e contabilísticos das empresas. Em Portugal existem mais de 1.200.000 empresas incluindo ENIs. É expectável que nestas empresas existam entre 300.000 a 400.000 pessoas a trabalhar em funções associadas aos processos contabilísticos, administrativos e financeiros. Segundo estudos da IDC (International Data Corporation), os knowledge workers (de forma global quem trabalha nas fábricas ao alto, ou seja, num escritório) gastam entre 35% a 50% do seu tempo a pesquisar e a duplicar informação existente. Pegando neste valor, é fácil deduzir que por cada 170.000€ de salários pagos mensalmente a knowledge workers, entre 60.000€ e 85.000€ são deitados mensalmente ao lixo. Por cada 170.000€ de salários pagos mensalmente perdem-se entre 700.000€ e 1.000.000€ por ano! É muito dinheiro! Agora, se aplicarmos este indicador a um número de aproximadamente 345.000 trabalhadores de colarinho branco portugueses associados aos mesmos processos, então podemos dizer que por ano se perdem entre 3.000.000.000€ a 4.500.000.000€!
É aqui que queremos fazer a diferença e estancar esta sangria de produtividade! Portugal, desde a sua origem, sempre teve um problema de ter poucas pessoas, juntando a esse facto à nossa imensa falta de produtividade, percebe-se bem porque estamos na cauda da europa. Somos o sétimo país menos produtivo da EU. Temos 20 países à nossa frente e com muita margem. Segundo a Pordata, a nossa produtividade global é pouco mais de metade da média Europeia.

Uma das soluções com a chancela de qualidade Latourrette Consulting é o Bizdocs. De que forma, esta plataforma multicanal e dinâmica, gere de forma inteligente e integrada todos os documentos de negócio dos clientes?
O Bizdocs é uma plataforma especializada de gestão documental contabilística inteligente. Somos a única solução especializada e desenvolvida especificamente para Gabinetes de Contabilidade, empresas com departamentos de contabilidade interna e ainda de Arquivo Digi- tal Legal Inteligente de documentos fiscalmente relevantes para todas as micros e PMEs.
Esta plataforma inteligente, baseada na tecnologia Azure da Microsoft, recorre às mais avançadas tecnologias de inteligência artificial para permitir aos nossos clientes digitalizar, organizar, armazenar e partilhar todos os seus documentos de negócio de forma simples e segura. Com o Bizdocs, os clientes podem reduzir os custos e o tempo associados ao processamento manual de documentos, aumentar a produtividade e a qualidade dos seus serviços, e cumprir com as obrigações legais e fiscais.
O Bizdocs é uma plataforma multicanal e dinâmica que se adapta às necessidades específicas de cada cliente, integrando-se com os seus sistemas de informação existentes. O Bizdocs utiliza tecnologias avançadas de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) e aprendizagem automática (Machine Learning) para extrair e validar os dados relevantes dos documentos, como faturas, recibos, notas de crédito, entre outros. O Bizdocs também permite aos clientes aceder aos seus documentos a partir de qualquer dispositivo e localização, através de uma interface web ou móvel com APPs IOS e Android.

São inúmeras as vantagens do Bizdocs, nomeadamente o aumento da produtividade, a partilha de documentos em absoluta segurança, a automatização e processamento de informação, entre outros. Acredita que esta solução veio provocar uma mudança de paradigma na forma com que a Contabilidade era encarada? Quão legítimo é afirmar que o Bizdocs é o futuro?
O Bizdocs é uma solução de gestão documental para contabilistas e empresas que permite arquivar, organizar, partilhar e integrar documentos de forma simples, rápida e segura.
Para responder à pergunta, vou explorar algumas das vantagens do Bizdocs e explicar como ele pode revolucionar a forma como a contabilidade é feita.
Uma das principais vantagens do Bizdocs é o aumento da produtividade. Com o Bizdocs, podemos digitalizar qualquer tipo de documento, desde faturas a contratos, usando qualquer dispositivo, como um scanner, um multifunções ou um smartphone.
Outra vantagem do Bizdocs é a utilização de inteligência artificial para facilitar a leitura e correspondência de faturas, realizar lançamentos automáticos, fazer a separação de faturas e detetar duplicados, evitando que perca tempo em tarefas repetitivas e manuais
Além disso, o Bizdocs facilita a automatização e processamento de informação. O Bizdocs está integrado com os principais sistemas de contabilidade e gestão, permitindo uma integração imediata e sem disrupção.
Estas são apenas algumas das vantagens do Bizdocs, que demonstram como esta solução veio provocar uma mudança de paradigma na forma como a contabilidade é encarada. O Bizdocs não só ajuda a poupar tempo, espaço e custos, mas também a acrescentar valor aos clientes dos gabinetes e das empresas, ajudando-os a analisar e interpretar os resultados e fazendo crescer os negócios.
Tendo em consideração que existem cerca de 10.000 escritórios de contabilidade em Portugal e que, em média estes empregam seis funcionários/contabilistas e tendo ainda em conta o índice da IDC, cada escritório de Contabilidade sem Bizdocs perde entre 50.000€ a 75.000€ por ano! Se juntarmos todos os Gabinetes de contabilidade em Portugal, estaremos a falar de um problema de produtividade que significa a perda absoluta de 500.000.000€ a 750.000.000€ por ano! Fala-se muita da falta de profissionais na área da contabilidade! O problema não é esse, como fica evidente! Com as mesmas pessoas e com o Bizdocs poder-se-á fazer MUITO mais.
Temos testemunhos de gabinetes nossos clientes que usam o Bizdocs, que referem aumentos de produtividade na ordem dos 90%, então SIM estamos a mudar o paradigma e acreditamos que é muito legítimo dizer que o Bizdocs é o futuro (já HOJE)!

Sabemos que a transformação digital pode ser uma força disruptiva – mas, por outro lado, pode criar oportunidades e promover a proximidade. Como analisa a resposta que o mercado e as empresas estão a dar a esta era do digital?
A transformação digital é um processo contínuo de mudança organizacional estratégica, através do qual as empresas se adaptam ou criam mudanças disruptivas nos seus clientes e mercados e potenciam as competências digitais da 4ª Plataforma Tecnológica (WEB 4.0) para transformar os seus modelos de negócio, inovar produtos e serviços, transformar as experiências do cliente e melhorar a eficiência operacional e o desempenho organizacional tendo o grande foco nas pessoas.
Neste contexto, o mercado e as empresas estão a responder de forma diferente à era do digital, consoante o seu grau de maturidade, visão e capacidade de adaptação. Alguns exemplos de respostas são:
– A inovação na oferta de produtos e serviços que respondem às necessidades e expectativas dos clientes, que são cada vez mais exigentes, informados e conectados. Por exemplo, o desenvolvimento de aplicações móveis, plataformas de e-commerce, serviços personalizados, entre outros.
– A transformação da cultura organizacional para uma cultura digital, que implica uma mudança de mentalidade, de valores e de comportamentos dos colaboradores e dos líderes. Uma cultura digital é aquela que promove a aprendizagem contínua, a experimentação, a agilidade, a colaboração, a diversidade e a orientação para o cliente.
Estas são algumas das formas como o mercado e as empresas estão a dar resposta à era do digital. No entanto, há ainda muitos desafios e oportunidades que se colocam neste processo de transformação digital, que requer uma visão estratégica, um compromisso coletivo e uma capacidade de adaptação constante.

Diretamente ligado à convicção da solução Bizdocs está, também, o Ano Europeu das Competências que, além de prezar a transição digital, promove a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento das competências no mercado de trabalho. Que impacto económico e social terá este ano, 2023, no mercado e na forma como as empresas olham para a transição digital?
O Ano Europeu das Competências 2023 é uma iniciativa da União Europeia que visa promover a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento das competências no mercado de trabalho.
O Bizdocs está diretamente ligado à convicção do Ano Europeu das Competências 2023, pois oferece uma plataforma digital que facilita a adoção de práticas digitais de gestão documental e a comunicação digital entre os contabilistas e as empresas e entre as empresas e os seus clientes e fornecedores.
A partir do momento em que as empresas comecem a utilizar ferramentas digitais para comunicar e automatizar processos nas áreas administrativas, financeiras e contabilísticas, a adoção de ferramentas digitais pelas restantes áreas e departamentos das empresas torna-se viral!
Além disso, estamos sempre ao lado dos nossos utilizadores promovendo webinares semanais de transferência de conhecimento que promovem a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento das competências digitais dos nossos utilizadores!

Fazendo uma análise à formação da classe, considera que o ensino, hoje, está também preparado para incentivar a necessidade da digitalização? De que forma tem contribuído com a sua experiência para esta sinergia e partilha de conhecimento?
A digitalização é um desafio e uma oportunidade para os contabilistas certificados, que devem estar preparados para acompanhar a evolução tecnológica e as exigências do mercado. A formação é um instrumento essencial para adquirir as competências necessárias para este processo, que visa melhorar a qualidade do serviço prestado e a satisfação dos clientes.
A digitalização traz vários benefícios para os contabilistas certificados e para as empresas, tais como:
– Redução de custos com papel, impressão, armazenamento e transporte;
– Maior rapidez e eficiência na gestão documental;
– Maior segurança e fiabilidade dos dados;
– Maior facilidade no acesso e na partilha de informação;
– Maior cumprimento das obrigações fiscais e legais.
Com a nossa atividade contínua de transferência de conhecimento através dos nossos webinares semanais, temos contribuído para esta sinergia e partilha de conhecimento através de:
– Formação contínua sobre as novas regras e procedimentos de digitalização;
– Adoção de soluções tecnológicas adequadas e certificadas para a digitalização e arquivo LEGAL dos documentos;
– Sensibilização e apoio aos seus clientes para a transição para o formato digital.

Por fim, de que forma a Latourrette Consulting e, consequentemente, o Bizdocs vão continuar a ser o parceiro ideal na transição digital das empresas e fazer com que as mesmas sejam vencedoras? Que novidades estão a caminho?
O nosso compromisso consiste em democratizar o acesso à tecnologia a todos os Contabilistas, Micros e PMEs. Nós vimos do mundo das grandes empresas, como a Sonae em Portugal, a ABB no Brasil, o Bancolombia na América Latina ou do Deutsche Bank na Alemanha.
Nessas grandes empresas tratamos de temas muito relacionados com a utilização dos dados e da inteligência artificial para potenciar o negócio, nomeadamente;
– On-boarding digital e fidelização de clientes usando Inteligência artificial;
– Automatização de tarefas repetitivas através de tecnologias de RPA e inteligência artificial;
– Aprovação de documentos usando tecnologias de workflow e de assinatura digital;
– Processamento automático e validação de faturas e encomendas, em papel, PDF e EDI (XML);
– Integração de sistemas;
– Processamento de Linguagem Natural com Inteligência Artificial;
– ChatGPT interno;
– Insights, produção e análise de indicadores;
– Integração com meios de pagamentos;
– Integração com Bancos e utilização de produtos financeiros.
Resumindo, a nossa missão é trazer toda a nossa experiência de implementação de projetos em grandes empresas, em todo o mundo, para o Bizdocs. Nesse sentido os nossos utilizadores podem esperar continuamente novidades em todos os pontos referidos acima.