Toyota apresenta três novos equipamentos de armazém, na versão de operador apoiado, produzidos especificamente com baterias de iões de lítio

A Toyota Material Handling Europe apresenta a próxima geração de stackers e porta-paletes elétricos de operador apoiado, dedicados ao manuseamento e empilhamento de cargas em operações de alta intensidade.

727

Modelos potentes, disponíveis com tecnologia de iões de lítio, que oferecem alta produtividade, recursos de segurança aprimorados e excelente ergonomia, para operações altamente eficientes.

Os três novos modelos de operador apoiado: Toyota BT Levio LSI200 – porta-paletes elétrico de 2 t, Toyota BT Staxio SSI200D – stacker duplo de 2 t e Toyota BT Staxio SSI160LN – stacker estreito de 1,6 t com elevação de braços de suporte, seguem a mesma estratégia de projeto e a mesma abordagem modular – o Radical Energy Design (RED) – iniciada com o porta-paletes movido a iões de lítio LWI160 da Toyota.

De forma simples, estes stackers e porta-paletes elétricos de operador apoiado, são construídos em torno de módulos de bateria de iões de lítio, encaixados na estrutura do chassi. Esta nova abordagem, em combinação com a dimensão compacta dos modelos e a própria tecnologia de iões de lítio utilizada, contribui para um consumo de energia extremamente baixo. Estes novos modelos oferecem imensas vantagens, nomeadamente: maior capacidade de manobra, mais tempo de atividade e mais eficiência durante os turnos, para além de menores emissões de CO2.

“Estamos orgulhosos de lançar estes novos produtos no mercado, pensados em torno da nossa solução de iões de lítio. Com esta nova família de produtos, temos uma solução para os clientes que procuram aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais, utilizando produtos ergonómicos, seguros e energeticamente eficientes.” (Jose Maria Gener, Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Toyota Material Handling Europe)

Pensados para si – com a solução Toyota  de iões de lítio

Alto desempenho

A nova geração de porta-paletes e stackers elétricos foi pensada para satisfazer as necessidades do transporte horizontal de longa distância, em aplicações de alta intensidade.

Eles permitem altos níveis de desempenho, com excelente manobrabilidade e com movimentos suaves e ininterruptos, graças à direção 360°, (direção intuitiva 180° também está disponível).

Exclusivo destes novos modelos iões de lítio de operador apoiado, são as dimensões compactas do chassi e o reduzido raio de viragem, fazendo com que eles se encaixem muito facilmente em espaços ou corredores estreitos. O compartimento do operador permite uma grande visibilidade dos garfos e das mercadorias movimentadas, também graças às dimensões reduzidas do equipamento, maximizando a eficiência. O stacker duplo – modelo D – permite maior eficiência, reduzindo o tempo de ciclo, graças ao manuseamento de cargas duplas, até um total de 2.000 Kg (1 ton nos garfos e 1 ton nos braços de suporte). Com o modelo LN do stacker BT Staxio, é possível o empilhamento em bloco e em alturas elevadas (até 5,4 m), especialmente em corredores estreitos. O operador também fica bem protegido sob a estrutura superior de proteção, que não compromete a visibilidade.

Tempo de atividade elevado

A extrema compactação dos equipamentos também contribui para um consumo de energia reduzido. Uma única dimensão de chassis de 790 mm de largura, permite a escolha entre três packs inteligentes de energia de iões de lítio: – bateria Li-Ion de capacidade 210Ah, 300Ah ou 420Ah, oferecendo altos níveis de energia e baixo consumo de energia, líder na classe. Estas opções, combinadas com uma grande variedade de carregadores específicos para iões de lítio, reduzem os custos gerais e garantem elevado tempo de atividade em aplicações de alta intensidade. É possível, a operação contínua em vários turnos, graças à oportunidade de carregamentos rápidos e seguros, destes novos equipamentos de iões de lítio da Toyota.

Máxima segurança para o operador

Os novos modelos de operador apoiado consideram um forte foco na segurança. O operador – em pé ou semi-sentado – está sempre altamente protegido dentro do compartimento fechado do condutor. Além disso, o chassi compacto e a excelente visibilidade ao redor, aumentam a segurança do operador, em aplicações de grande intensidade. A redução automática da velocidade em curva, a deteção de presença do operador (no piso e no joystick), a luz LED azul de alerta, também contribuem para operações seguras. Os novos equipamentos de operador apoiado, também são equipamentos inteligentes, i.é, são equipados de fábrica com hardware para I_Site, o sistema de gestão de frota da Toyota, que permite aos clientes, monitorizar e controlar a sua frota de empilhadores. No stacker LN, a proteção superior oferece segurança adicional ao operador, sem comprometer a visibilidade.

Mais conforto e ergonomia para maior rendimento

Tanto os stackers como os porta-paletes elétricos, estão pensados para o operador. Para garantir conforto e produtividade durante todo o turno, o compartimento do condutor é extremamente ergonómico, com todos os comandos fáceis de alcançar e operar. Possuem uma unidade de controlo no lado direito, ajustável, com um joystick ergonómico, um volante para manobras fáceis e suaves e um écran táctil a cores que permite uma interação perfeita entre o operador e a máquina. O apoio rebatível e ajustável para trabalhar semi-sentado/em pé, o piso amortecido e a boa visibilidade ao redor, também aumentam a produtividade e a eficiência do operador.

Excelente resposta para todas as aplicações e ambientes de alta intensidade

Também estão disponíveis diversas opções para operações de manuseamento de materiais, altamente intensivas: diferentes configurações de mastro, diferentes comprimentos e larguras de garfos, suporte para acessórios, entre outros.

Pensados para si, para um melhor desempenho, para mais ergonomia, para maior eficiência energética e para mais segurança. Centrados no operador, estes empilhadores multiusos são adequados para integrar uma frota de equipamentos para movimentação de cargas de maior dimensão e diversidade, em armazéns e centros de distribuição, e em indústrias tais como a automóvel ou alimentar, inclusive no armazenamento em frio. Os novos modelos de operador apoiado – porta-paletes LSI200 e stackers SSI200D e SSI160LN – acabam de ser apresentados na LogiMAT – Feira Internacional de Soluções Intralogisticas e Gestão de Processos – no Centro de Feiras de Stuttgart, Alemanha.