Mais de mil na Expofranchise à procura de oportunidades de negócio

Marcas e empreendedores reuniram-se no último fim de semana para partilhar ideias, conhecimento e oportunidades de franquia. Setor tem peso no mercado, mas exige resposta a desafios específicos, entre os quais o papel a desempenhar pela Comunicação.

Data:

Foram quase 1.250 as pessoas que quiseram conhecer a meia centena de marcas que se apresentaram na Expofranchise 2023. O evento organizado pela APF – Associação Portuguesa de Franchising, que decorreu a 12 e 13 de maio, em Lisboa, foi o palco para marcas que se quiseram mostrar e encontrar futuros empreendedores em busca do seu próprio negócio.

Num momento de novos desafios para empresas e empreendedores e oportunidades para o setor do franchising, a SayU Consulting é o parceiro da APF no reforço da sua estratégia de comunicação. A consultora é responsável por potenciar a mensagem da associação no apoio ao ecossistema do franchising em Portugal, promovendo a sua visibilidade e notoriedade e reforçando o seu papel na inovação e promoção do setor.

“Enquanto modelo de negócio o sucesso do franchising depende de uma boa comunicação, criando relações de colaboração eficazes entre os seus agentes e entre estes e o seu público. Importa saber como partilhar uma proposta de valor e posicionamento, contar uma história, evidenciar relevância e assegurar a conexão emocional com o público-alvo”, explica Jorge Magalhães Afonso, Associate Partner da SayU Consulting.

“Foi para responder a este desafio que a SayU criou a GO360º>PR4Franchising, uma metodologia original e integrada de Marketing de Comunicação, destinada a permitir uma resposta à conquista de visibilidade e reputação para marcas no setor do franchising, suporte às suas metas de negócio e contacto com stakeholders relevantes”, acrescenta.

A Expofranchise foi, mais uma vez, uma oportunidade de partilha de ideias, conhecimentos e experiências, reunindo marcas e investidores do setor num só lugar. Para os interessados em investir no franchising em Portugal é importante avaliar o potencial de cada marca, que será tão mais alto quanto melhor se conhecer a sua história e aquilo que a diferencia.

As oportunidades de franquia repartiram-se entre setores de atividade variados que incluem a alimentação, agências de viagens, estética, imobiliária, serviços, fitness, retalho, moda, obras, oficinas, consultoria e educação.

Os números mostram a relevância do franchising em Portugal: o setor gera um volume de negócios que totaliza 5,8% do PIB e emprega de forma direta mais de 160.000 pessoas. Um dinamismo também expresso no número de marcas e participantes que passaram por esta edição da Expofranchise, mas que traz consigo desafios na criação de uma experiência que transforme leads em franqueados e franqueados em embaixadores de marca.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 128

Popular

Mais Artigos deste tipo

Burger King em Silvares pelas mãos da Work3

A chegada do estabelecimento de restauração e bebidas Burger...

Work3 e o seu projeto Burger King em Lourosa

A Work3 apresenta um projeto Burger King na freguesia...