Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia apresenta campanha “Não empurres a Saúde Digestiva com a barriga”

“Não empurres a Saúde Digestiva com a barriga” é o mote da campanha que se iniciou ontem, 29 de maio, dia Mundial da Saúde Digestiva e que decorrerá até ao final do junho (Mês da Saúde Digestiva).

761

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia pretende alertar os portugueses para cuidados a ter com a saúde digestiva, seja pela adoção de comportamentos saudáveis, seja para demonstrar o impacto que as medidas de prevenção têm permitido evitar doenças mais graves.

Na edição deste ano do Mês da Saúde Digestiva, iniciativa de responsabilidade social corporativa promovida pela SPG, “saímos à rua”, onde perguntou aos portugueses o que sabem sobre Saúde Digestiva, sobre a especialidade Gastrenterologia, sobre o aparelho digestivo e outras questões relacionadas com exames de prevenção. O vídeocast disponível aqui é uma amostra de que muito há ainda para aprender sobre a Saúde Digestiva. Os portugueses desconhecem a sua importância e a possibilidade de prevenir as doenças do aparelho digestivo. As perguntas abrangeram a prevenção e rastreio do cancro do intestino, sobre a colonoscopia como método endoscópico para os atingir, e as hepatites víricas com a testagem à hepatite C. Exemplos onde a prevenção faz toda a diferença.

Um estilo de vida saudável, exercício físico regular e uma dieta equilibrada são conceitos importantes quando a SPG promove a Saúde Digestiva, algo que implica uma mudança de comportamentos. No entanto, de forma a evitar situações complexas e muito mais graves no aparelho digestivo, a atitude de prevenção destes problemas, deverá ir para além destes cuidados. Ir a tempo é decisivo! Com a campanha “Não empurres a Saúde Digestiva com a barriga” a SPG pretende, por um lado, recordar os portugueses da relevância que a Saúde Digestiva tem na qualidade de vida, e por outro, reforçar a mensagem de que todos devemos estar atentos para a prevenção de doenças do aparelho digestivo que se não forem atempadamente sinalizadas poderão tornar-se em problemas graves, como é, por exemplo, o caso do cancro do intestino ou das hepatites”.

Mini-Corrida de S. João | 18 de junho | Gaia

Pelo segundo ano, a SPG associa-se à RunPorto ao destacar a saúde digestiva na Minicorrida de S. João. Um desafio que se destina a toda a população e que decorre no dia 18 de junho, às 9h30horas, em Gaia. Será um percurso de 7 kms quilómetros e a inscrição online deve ser feita aqui.

Para Guilherme Macedo, presidente da SPG “junho é o Mês da Saúde Digestiva onde queremos reforçar a mensagem de como é importante cuidar da nossa Saúde. Com o sucesso do ano passado, faz todo o sentido retomar a parceria com a RunPorto. Queremos continuar a associarmo-nos a um evento desportivo como a Corrida de S. João! A relação entre a atividade física, a qualidade de vida e a saúde é inquestionável e, no que se refere à saúde digestiva, em particular, os ganhos são surpreendentes” e, acrescenta que “este ano, com a campanha que lançamos sobre importância na prevenção, faz cada vez mais sentido associar o desporto a este conceito. Cabe à SPG continuar a desenvolver informação e formação e nos faça continuar a nossa missão de sensibilização da população para a importância da saúde digestiva. Um em cada três portugueses sofre de doenças ou problemas do aparelho digestivo, muitas destas doenças podem ser evitadas com prevenção adequada. Pedimos aos portugueses que “não empurrem a Saúde Digestiva com a barriga” e já agora… que corram por ela!”.