Maio foi melhor mês de 2023 para os cinemas portugueses

Os cinemas portugueses registaram mais de um milhão de espectadores em maio, o que representou um aumento de 56,6% face ao homólogo de 2022 e o melhor mês de 2023 para as salas nacionais, revelou o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Data:

De acordo com os dados mensais do ICA, as salas portuguesas receberam 1,094 milhões de espectadores em maio, um número que não era alcançado desde dezembro de 2022.

Os números de maio deste ano devem-se à estreia de “Velocidade Furiosa X”, de Louis Leterrier, que acumulou 442.726 espectadores em 13 dias de exibição, seguindo-se, nos mais vistos do mês, “Guardiões da Galáxia Vol. 3”, de James Gunn, com 208.392 entradas.

Mais abaixo na lista encontra-se a nova versão de “A Pequena Sereia”, de Rob Marshall, com 93 mil espectadores, e “Super Mario Bros: O Filme”, de Aaron Horvath, Michael Jelenic e Pierre Leduc, com 82 mil, fechando o ‘top 5’ de maio com o filme ucraniano “Mavka: A Alma da Floresta”, de Oleh Malamuzh e Oleksandra Ruban, com 32 mil espectadores.

O trabalho nacional mais visto de 2023 é “Amadeo”, de Vicente Alves do Ó, com 12.758 entradas, seguido do nomeado aos Óscares “Ice Merchants”, de João Gonzalez, visto por 11.544 pessoas.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 132

Popular

Mais Artigos deste tipo

Verão na Casa da Música: mais de 70 concertos até setembro

O festival começou ontem, 20 de junho, na praceta...

Lince Ibérico passa de espécie “em risco” para “vulnerável” na lista da UICN

A UICN vai atualizar oficialmente a sua lista de...

MB WAY a preparar o futuro dos pagamentos europeus

O MB WAY tem, a partir de hoje, um...