“O mundo da Engenharia é fascinante”

Maria Emília Carvalho Homem é Engenheira Civil, Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, já foi Vice-Presidente do Conselho Diretivo Regional desta mesma Ordem e é, também, CEO da Mech Consultores – Arquitetura e Engenharia. A propósito do Dia Internacional da Mulher da Engenharia, a própria, deu-nos uma perspetiva positiva de como é ser, atualmente, uma Mulher nesta que é uma profissão muitas vezes conotada como masculina.

358

A paixão pela Engenharia surge desde nova. Há muitos anos, a residência de Maria Emília Carvalho Homem era em Seia, uma cidade do distrito da Guarda, situada na província da Beira Alta, região do centro. Por ali existiam hidroelétricas que, desde os primórdios da sua juventude, lhe despertaram um fascínio por tudo o que tivesse a ver com essas matérias.

O destino (e a sua vontade vincada) assim o quiseram – tempos mais tarde, a nossa entrevistada acaba por se formar em Engenharia Civil, pela Universidade de Coimbra, cidade que lhe presenteou com o projeto Mech Consultores, no qual é CEO.

Fundada em 1993, há precisamente três décadas, a Mech Consultores é uma empresa vocacionada para a prestação de serviços de elaboração e gestão de projetos e obras, nomeadamente fiscalização, consultoria, coordenação e gestão de empreitadas, coordenação da segurança em projeto e obra e gestão de qualidade de empreendimentos de construção.

Assim, através da prestação integrada de um conjunto global de serviços, esta marca consegue, de forma eficaz, a interação das várias especialidades de projeto e assume a responsabilidade total e transversal perante o cliente, eliminando os riscos e minimizando custos. Aliando este fator à qualidade e excelência dos serviços prestados – e reconhecidos no mercado – desenvolve parcerias estratégicas, aportando o valor acrescentado ao sucesso de negócio.

Inovação, eficiência, criatividade e excelência são, de facto, os pontos fundamentais do compromisso que esta marca assume no mercado e perante os seus clientes, a quem deixam a certeza de que irão, sempre, cumprir com os objetivos traçados.

“Começámos esta jornada por fazer apenas serviços de Engenharia, mas rapidamente evoluímos e percebemos que seria uma mais-valia muito grande incluir também os serviços de Arquitetura. Hoje, desenvolvemos projetos, fiscalizamos obras, fazemos assessoria, revisões de projeto, consultadoria, realizamos muita obra pública, mas também um pouco de obra privada. No nosso portefólio constam, maioritariamente, grandes empreendimentos, ou seja, projetos de grande dimensão”, começa por assegurar Maria Emília Carvalho Homem.

Quando questionada sobre o projeto mais especial deste longo percurso, não hesitou em responder que “são todos os que envolvam o Hospital de S. Teotónio, em Viseu, nitidamente porque honram aquelas que são as minhas raízes beirãs. É muito gratificante saber que contribuímos para a qualidade de vida da cidade de Viseu”.

Contudo, a Mech Consultores, não se destaca apenas pelo sucesso dos seus projetos. Para a CEO, esta empresa diferencia-se, sobretudo, por dignificar o setor que integra e por aliar, aos princípios profissionais, os valores humanos e a capacidade de cidadania que “deveria existir em toda esta área de atuação”, afirma.

Igualdade de Género no mundo da Engenharia

A igualdade de Género no mundo da Engenharia é um tema relevante e em constante evolução. Tradicionalmente, a Engenharia, tem sido dominada por homens, mas nas últimas décadas houve um aumento na participação e no reconhecimento das mulheres nesse campo.

Desafios como estereótipos de género, desigualdade salarial, falta de representação feminina em cargos de liderança e discriminação persistem, mas há esforços significativos para promover a igualdade nesta profissão.

A Ordem dos Engenheiros (OE) foi a primeira Ordem profissional a ter uma Comissão para a Igualdade de Género e a única com um programa com o Governo – o projeto “Engenheiras por um dia”. Contudo, terá sido suficiente para que a equidade seja, de facto, uma realidade neste universo?

Maria Emília Carvalho Homem, na qualidade de Engenheira Civil e Membro Conselheiro da OE, destaca que “estas iniciativas, bem como a efeméride que celebra o Dia Internacional da Mulher da Engenharia, a 23 de junho, ainda são fundamentais. Pessoalmente nunca senti preconceito, mas reconheço que no mercado existam Mulheres que tenham tido grandes obstáculos a esse respeito. No entanto, eu considero que hoje, as Engenheiras, já começam a ser conotadas com algo que se chama competência. As profissionais que estão nas obras ou a realizar projetos são extremamente competentes e muito trabalhadoras – nomeadamente as que colaboram com a Mech Consultores”.

Certo é, a Engenharia tem ganho maior destaque perante o universo feminino e a prova disso é que, segundo dados do PORDATA, em 2001 tínhamos 2519 Mulheres formadas em Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção, sendo que, 20 anos depois, o número ascendeu para 5643. Estes números revelam um aumento do interesse na área e também o trabalho que tem sido desenvolvido por diferentes entidades, nas quais a OE se insere, para desmistificar o acesso à profissão.

“A igualdade que existe hoje deve-se, claro, ao exemplo que OE oferece, mas sobretudo às competências das Mulheres e ao facto de as mesmas se imporem enquanto profissionais exímias no seu trabalho. Não nos esqueçamos, contudo que, infelizmente, ainda são, na grande maioria, os homens a ocupar os cargos de chefia nas empresas. Mas lá chegaremos, estou convicta”, defende a nossa interlocutora.

É importante destacar que a igualdade de género na Engenharia é um processo contínuo que exige esforço de todos os envolvidos, tanto dos profissionais como de instituições. Hoje, é possível refletir e concluir que a promoção de ambientes inclusivos e igualitários é benéfica para a diversidade de ideias, para a inovação e para o progresso do mercado.

Maria Emília Carvalho Homem é, neste campo, um exemplo de uma mulher que vincou a sua posição, enquanto Engenheira Civil e CEO de uma empresa em funcionamento (e com sucesso) no mercado. O segredo? “A persistência. O caminho nem sempre foi fácil, mas não desisti. Quando caí, levantei-me sempre. Esta visão é fundamental na vida de qualquer Engenheiro”, reitera a própria.

Uma Mensagem especial

Devido aos desafios que ainda existem no que diz respeito à igualdade de oportunidades, desafiámos a CEO da Mech Consultores a deixar umas palavras de esperança a todas as jovens que estejam agora a começar no mundo da Engenharia.

Assim, numa mensagem breve, Maria Emília Carvalho Homem garante que “o mundo da Engenharia é fascinante, seja qual for a sua vertente. O mais importante é ter convicção e nunca desistirem dos vossos sonhos. Se aquele que comanda a vossa vida é a Engenharia, então não desistam de tentar. Valerá a pena”.

Projetos Mech Consultores

O portefólio de projetos realizados pela Mech Consultores é composto por diversas obras especiais, nomeadamente um recém desenvolvido e que é o Centro de Ambulatório e Radioterapia no Centro Hospital Tondela-Viseu (CHTV), algo muito ambicionado por Viseu e que tanta falta fazia à cidade. Além deste, a CEO da empresa, falou-nos de outros que importa mencionar: uma Clínica de Fertilização Medicamente Assistida, em Coimbra, e que foi inaugurada no dia 4 de julho; o Centro de Saúde de Paços de Ferreira; ou as Habitações a Custos Controlado e que, segundo a nossa entrevistada, “são projetos muito interessantes porque é possível alinhar a técnica com aquilo que são os financiamentos das comunidades”.

Porém, aqueles que Maria Emília Carvalho Homem diz serem mais gratificantes, são os que envolvem cuidados de idosos e crianças. “São projetos muito especiais. Que bom que é podermos contribuir para o seu bem-estar”.

As novidades até ao fim de 2023

Com os objetivos bem definidos para os próximos tempos, inúmeros projetos concretizados e diversos por desenvolver, o foco da Mech Consultores estará na inovação dos serviços prestados, nomeadamente através da tecnologia BIM.

BIM, sigla para Building Information Modeling, é uma metodologia e uma tecnologia que revolucionou o processo de projeto, construção e gestão de edificações e infraestruturas. Hoje, é amplamente utilizado em projetos de construção e infraestrutura em todo o mundo, sendo considerado uma tecnologia disruptiva que está a transformar a indústria da construção.

É com esta visão que a Mech Consultores já implementou o BIM na sua área de Arquitetura e em algumas especialidades e conta, até ao fim de 2023 utilizar em todas as suas áreas de atuação.