Os 4 melhores SUVs para andar na cidade

Conduzir na cidade não é fácil. Peões, filas intermináveis, obstáculos imprevistos e procura de estacionamento são alguns dos muitos desafios que se colocam a quem tem de conduzir na cidade.

1436

A tarefa pode não ser fácil, mas com o avanço tecnológico da indústria automóvel em matéria de segurança, sistemas de apoio à condução e mobilidade sustentável tornou-se substancialmente menos dolorosa.

Especialmente com o advento dos automóveis citadinos e, sobretudo, dos SUVs, veículos que rapidamente se transformaram nos carros preferidos de quem se movimenta em circuitos urbanos.

O que é e o que oferece um SUV?

SUV, com três letrinhas apenas se condensa a expressão inglesa “Sport Utility Vehicle” que, em português é algo como “Veículo Utilitário Desportivo”.

Tal como o seu nome indica, um SUV é um veículo que combina o melhor de um todo-o-terreno e o de automóvel convencional oferecendo ao condutor uma maior versatilidade do que se apenas adquirisse um citadino ou um todo-o-terreno.

Para quem, neste momento, está a pensar que um SUV apresenta um tamanho demasiado grande para as apertadas ruas da cidade, é importante sublinhar que estes automóveis dividem-se em três tipos: SUV pequenos, SUV médios e SUV grandes.

Adaptados às necessidades de cada condutor, qualquer um destes tipos de SUV garantem amplo espaço interior, bagageira generosa, sistemas de segurança de última geração e apoios à condução (assistentes de fila de trânsito, prevenção de colisões pelo ângulo morto, ajuda ao estacionamento e sensores vários).

Para além destas ajudas tecnológicas que colocam os SUVs entre os carros mais procurados pelos consumidores portugueses, estes veículos apresentam altos níveis de conforto, têm uma altura perfeita para transportar crianças e idosos com mobilidade reduzida.

E oferece uma grande visibilidade ao condutor devido à altura, maior espaço do tejadilho e janelas mais verticais de um carro citadino convencional.

Por último, se muitos consumidores ainda hesitam em adquirir um veículo deste tipo devido ao seu preço de venda ao público, é importante que stands virtuais como o Pisca Pisca, eleito pelos consumidores portugueses, marca 5 estrelas na categoria “Plataforma de Classificados-Automóveis”.

Onde se pode encontrar um SUV usado das melhores marcas do mercado com uma excelente relação qualidade/preço.

Explicado em que consiste e quais as vantagens de utilizar um SUV em cidade e onde o adquirir um carro usado deste tipo, chegou a hora de identificarmos os 4 melhores SUVs para andar na cidade e responder à questão “Qual o carro usado a comprar?”.  Venha daí!

4 melhores SUVs para andar na cidade

Numa rápida pesquisa por carros online no stand virtual do Pisca Pisca, estes são os melhores 4 modelos de SUVs para andar na cidade:

Peugeot 2008

Inspirado nos modelos 3008 e 5008, o SUV Peugeot 2008 foi o carro mais vendido em Portugal durante o ano de 2022 e a isso não será alheio a ampla bagageira com 434 litros de capacidade, a grande versatilidade de motores à escolha e onde se inclui uma gama 100% elétrica.

Para além disso, o conforto interior não é descurado, apresentando mais espaço para as pernas dos passageiros permitindo transportar três adultos nos bancos traseiros sem qualquer problema.

A posição de condução oferece uma visibilidade extra importante em contexto de cidade e vários sistemas de assistência que asseguram viagens mais seguras.

Renault Captur

Com uma bagageira de 536 litros e um reforço da habitabilidade que aumentou consideravelmente o espaço nos bancos traseiros, o Renault Captur assume-se como um dos melhores SUVs para quem tem que conduzir na cidade.

Disponível em várias cilindradas e motorizações, o Captur inclui ainda sistemas de navegação e apoio à condução, bem como 90 combinações possíveis para o seu exterior, entre as quais se contam onze diferentes cores de carroçaria, quatro de tejadilho e três packs de personalização.

Citroën C3 Aircross

O C3 Picasso tem no C3 Aircross um sucessor à altura. Compacto, este SUV tem sido, desde o seu lançamento em 2016, um verdadeiro sucesso de vendas a nível global graças, entre outras coisas, a uma bagageira com volume extensível até 1.289 litros.

A câmara de ajuda ao estacionamento, ajuda ao arranque em zona inclinada, possibilidade de personalização (70 combinações de cores disponíveis), sistema Citroën Connect Nav e ao Citroën Advanced Comfort.

Nissan Juke

Ainda que já conte com 10 anos de vida, o Nissan Juke continua a ser uma referência no que aos SUVs dizem respeito.

Equipado com tecnologia de infotainment Nissan Connect e de apoio ao condutor, âmbito em que se destaca o sistema de assistência à direção/travagem/aceleração controladas eletronicamente (sistema Pro Pilot).

O Nissan Juke é um dos SUV que quem quer o em cidade com todo o conforto e segurança não pode perder.