A FI Group Portugal lidera um total de 13 candidaturas que representam um investimento de 17.529.355,37€ na promoção do desenvolvimento da inovação digital em 2825 estabelecimentos localizados de Norte a Sul de Portugal, incluindo Regiões Autónomas. Esta parceria irá permitir que diversos municípios ofereçam uma melhor experiência de consumo, desenvolvam novos modelos de negócio e aumentem as competências digitais de colaboradores nas áreas de comércio e serviços.
A FI Group Portugal marca presença ao lado dos municípios portugueses através do planeamento conjunto da estratégia digital a implementar em várias geografias e no seu enquadramento na medida “Bairros Comerciais Digitais”, inscrita na dimensão da Transição Digital do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com um investimento de 52,5 milhões de euros, prevendo-se o aumento deste valor para 77,5 milhões de euros. Paralelamente, a FI Group Portugal acompanhou ainda os autarcas no terreno, inquirindo comerciantes locais sobre as necessidades sentidas na área do empreendedorismo de base digital, por forma a enriquecer as candidaturas entregues. Este esforço permitiu que, do valor total, fossem atribuídos 11.566.452,32€ de financiamento dotado pelo PRR para investir na inovação digital dos bairros portugueses.
Esta parceria estende-se por todo o território nacional, permitindo, a título de exemplo, o desenvolvimento de competências e modelos de negócio digitais em 421 estabelecimentos no concelho de Viana do Castelo, o município com o maior número de estabelecimentos comerciais a serem apoiados pela FI Group Portugal. Por outro lado, no distrito de Faro, onde esta iniciativa abrange quatro municípios, serão mais de 1.200 estabelecimentos a garantirem uma aposta robusta na inovação digital. Fora do território continental, a ação da FI Group Portugal irá permitir um investimento superior a 1,5 milhões de euros na ilha de Porto Santo, que irá reformar os modelos de negócio de 137 estabelecimentos.
Nuno Batista, Presidente da Câmara Municipal de Porto Santo, salienta que “é com grande satisfação que vemos o nosso Município ser um dos 65 vencedores do programa ‘Bairros Comerciais Digitais’, dando um passo efetivo para a transformação digital, permitindo um incremento na economia do Município e, por consequência, um apoio ao comércio local. Esta visão de modificação das cidades e dos seus bairros aproxima cada vez mais a cidade aos seus munícipes, enaltecendo a proximidade, usando as mais diferentes tecnologias através de uma experiência inovadora, útil e de fácil uso e operacionalidade”.
De acordo com António Valente, Diretor Comercial da FI Group Portugal, “os Bairros Comerciais Digitais são um instrumento catalisador do crescimento económico, procurando promover a reabilitação urbanística do Bairro, em coerência com a estratégia digital para o mesmo. A FI Group Portugal, ciente do desafio, procurou posicionar-se junto dos municípios e dos seus clientes para os auxiliar no processo de candidatura desde a identificação das necessidades digitais à construção do diagnóstico e plano de ação. Estamos entusiasmados para ver o projeto sair do papel para dentro das nossas cidades, mais concretamente para os nossos bairros digitais”.