Analita Alves dos Santos
Subestima-se a importância de escrever com cuidado e precisão. Os erros são frequentes e populam as redes sociais, jornais, noticiários. Na ortografia, na gramática ou mesmo na escolha das palavras adequadas. Deslizes que comprometem a credibilidade profissional e dificultam a compreensão da mensagem pelo interlocutor.
Imagine receber um e-mail mal escrito e repleto de erros gramaticais de um colega de trabalho, chefia ou cliente. Certamente, isso não deixará uma boa impressão e poderá minar a confiança na capacidade dessa pessoa para lidar com questões importantes, certo?
A escrita cuidada é um cartão de visita no mundo profissional. Demonstra zelo e dedicação em transmitir as informações de forma clara e correta. Esse cuidado com a palavra escrita poderá ser o diferencial para se destacar.
A escrita bem trabalhada é fundamental para garantir que a nossa mensagem é compreendida como desejamos. Evitar ambiguidades, escolher as palavras adequadas e organizar as ideias de forma coerente são elementos-chave para uma comunicação eficaz.
Uma dica valiosa para melhorar a qualidade da sua escrita é a leitura frequente. Ler diferentes tipos de textos, como livros, artigos, notícias e até mesmo crónicas, expõe-nos a diversos estilos de escrita e enriquece o nosso vocabulário. A leitura inspira-nos e ajuda-nos a compreender como as palavras podem ser utilizadas de maneira criativa e impactante.
Assim como um atleta precisa de treinar para aprimorar as suas habilidades, praticar a escrita regularmente traz inúmeras vantagens. Ao escrever mais, desenvolvemos a capacidade de expressão e refinamos o estilo. Com o tempo, percebemos que as palavras fluem com maior naturalidade e a confiança na nossa escrita cresce. E não sentirá mais receio em enviar aquele e-mail decisivo a solicitar um aumento; ficará feliz por sentir que aquela sua publicação no Facebook tocou os seus leitores.
A escrita é uma forma de autoconhecimento. Ao colocarmos pensamentos no papel, organizamos as ideias e tornamos as nossas reflexões mais claras. Escrever é uma maneira de nos conectarmos com as nossas emoções e pensamentos mais profundos. Já pensou em escrever um diário?
Valorize a escrita como uma ferramenta poderosa para alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais. Escreva com cuidado, reveja os textos, busque sempre aprimorar as suas habilidades linguísticas e leia com frequência. Essa dedicação à escrita não apenas lhe conferirá maior credibilidade no ambiente profissional, mas também permitirá que a sua mensagem seja compreendida e ressoe em quem o lê, independentemente do contexto ou intenção.
Para que não corra o risco de «manchar» um texto ou comprometer a clareza da sua comunicação com um «tiro ao lado» na escolha de palavras, preparei um guia despretensioso que o ajudará a aumentar o seu vocabulário. Um livro que o ajudará a reconquistar a confiança na sua escrita e a garantir que a sua mensagem cumpre o seu papel, quer seja informar, vender, emocionar ou entreter.
Convido-o a conhecer o livro «Erros de Português Nunca Mais», para que possa, assim sendo, acabar de vez com os deslizes gramaticais e linguísticos.
Junte-se ao desafio de aprender a forma correta das palavras e expressões linguísticas em que é mais frequente falhar, com exemplos simples e percetíveis, para que não se repitam os mesmos erros.
O livro «Erros de Português Nunca Mais» está à venda nos locais habituais e será uma ferramenta essencial para que possa escrever mais e melhor, com mais confiança, todos os dias, quer seja no trabalho ou para fins pessoais. Ao comprá-lo, além de melhorar significativamente (garanto-lhe!) as suas competências de escrita, estará a apoiar uma nova autora portuguesa: eu. E, só por isso, agradeço-lhe.