“As Mulheres conseguem trazer um pensamento diferente às empresas”

Numa era onde a igualdade de género ainda é um tema regularmente debatido, importa reconhecer os exemplos de Mulheres que conseguiram trilhar um caminho de sucesso no mundo organizacional. Filipa Garcia, CEO da marca conceituada Garcias, é um desses exemplos. Conheça a sua história e a sua visão.

Data:

Atualmente, a Filipa Garcia é CEO da marca conceituada Garcias. Afirma que o seu propósito, nesta posição, é honrar o passado, liderar o presente e inspirar o futuro. Até ao momento que vivemos hoje, de que forma o tem cumprido?
A Garcias faz este mês de outubro 42 anos de História. A empresa foi fundada pelo meu avô e pelo meu pai, João e Arnaldo Garcia, em 1981 e foi desde o início uma empresa com uma cultura empreendedora forte. Esta cultura transformou-a, desde cedo, na empresa líder de mercado que hoje somos. Sendo uma empresa familiar, fazemos todos os dias por nos orgulhar das conquistas passadas, honrando-as e tirando daí os melhores exemplos. Quanto ao presente, tendo a Garcias um ADN muito comercial, temos sempre como premissa, junto de todas as Equipas, a Liderança do nosso presente. E, queremos inspirar o futuro. Queremos trazer para os nossos Clientes as melhores novidades de Bebidas, queremos inovar todos os dias e com isso, inspirar o futuro da Bebidas em Portugal.

Além disso, enquanto líder desta organização, quão importante é liderar pelo exemplo e inspirar quem trabalha consigo a ser mais e melhor todos os dias? Quem é a Filipa Garcia enquanto líder?
A Filipa Garcia é uma líder que tenta, todos os dias, inspirar as pessoas com quem trabalha. Gosto de puxar pelas minhas pessoas, fazê-las melhorar dia após dia e empurrá-las para o futuro. Gosto de ouvir e trabalhar as suas visões, dando-lhes espaço para ganharem voz ativa dentro da Garcias. Gosto de estar próximo delas, ouvi-las e desconstruir os seus problemas.
Estou em constante aprendizagem enquanto líder porque o mundo, com as mudanças aceleradas, traz-nos desafios enormes na área de recursos humanos. Mas inspirar quem trabalha comigo é sempre a minha maior prioridade.

Sabemos que um dos grandes compromissos da Garcias é valorizar a diversidade cultural. Que impacto esta construção de um ambiente altamente inclusivo, onde todos se sintam valorizados e respeitados, tem na atividade desta marca?
Temos atualmente, na Garcias, 12 nacionalidades diferentes e algumas pessoas a trabalhar connosco com necessidades especiais. Esta diversidade traz-nos um respeito enorme pela diferença, reconhecendo a validade de outras contribuições culturais e valorizando o que diferentes pessoas podem oferecer à organização. Temos com isto um sentido mais crítico e um olhar de várias perspetivas que nos transformam enquanto empresa.

A Garcias promove, ainda, a igualdade de género e a liderança feminina, sendo a Filipa Garcias um exemplo claro disso mesmo. Considera que ainda é necessário romper mentalidades no que respeita às mais-valias de Mulheres em posição de gestão? Como observa esta questão?
Considero que nos últimos anos todas as empresas olham para esta questão de outra forma. Se há 10 ou 15 anos as Mulheres eram chamadas só porque era necessário e ficava bem, agora sabemos que esta liderança no feminino nos traz imensas mais-valias.
As Mulheres conseguem trazer um pensamento diferente às empresas e, veja-se o caso na Garcias, que só em cargos diretivos, são atualmente tantas Mulheres como Homens. Acho que as próprias Mulheres se devem valorizar e quebrar barreiras e acredito que o futuro próximo nos irá trazer uma clara reviravolta nesta área.

Neste sentido, quão gratificante é, para si, ser um exemplo de uma Mulher líder de uma organização reconhecida no mercado?
É uma enorme responsabilidade e um sentido de gratidão enorme. Sinto que é uma missão interna, de fortalecer diariamente a Liderança na Garcias mas também uma missão externa de inspirar outras Mulheres. Tenho atualmente estado presente em algumas conferências como oradora exatamente para contar a minha história e a da Garcias e isso, é muito gratificante.
Acima de tudo, é gratificante, após contar a minha história, trazendo ao palco palavras como Audácia, Honra e Coragem, receber imensas menagens de pessoas que ainda não conheço a contar o quanto se sentem inspiradas.

Considera que a preocupação interna que se vive na Garcias, impulsiona a mesma a ser reconhecida como a maior e melhor distribuidora de vinhos e bebidas espirituosas em Portugal? Em que medida esta posição tem vindo a vincada no mercado?
A Garcias é uma empresa de grande dimensão, com 350 colaboradores, que cobre todo o território nacional e isso faz de nós uma Empresa com um dinamismo ímpar. Ser reconhecidos como a Maior, é um facto meramente numérico, mas ser reconhecidos como a Melhor é um desafio presente e futuro. Temos de ser nós, enquanto líderes de mercado, a trabalhar numa eficácia e eficiência constantes de forma a vincar um serviço de excelência contínuo aos nossos Clientes.

Para terminar, e com os olhos postos no futuro, que novidades estão planeadas pela Garcias? O que nos pode contar?
As nossas prioridades são atualmente focadas em quatro eixos. Primeiro, a nossa Logística. Estamos a trabalhar atualmente com a Kaizen com o objetivo de nos tornarmos mais eficientes nas nossas bases logísticas num sentido de melhoria contínua. Uma segunda prioridade, depois da logística, é sempre a Venda. Queremos vincar esta liderança, estando atentos diariamente às tendências do setor, trazendo novidades de bebidas para Portugal e abrindo novos e mais Clientes em todo o território nacional. Uma terceira prioridade, é a Sustentabilidade. Lançámos uma declinação do nosso logotipo Garcias para um novo logotipo – Feel Green By Garcias – e estamos a iniciar o nosso Relatório de Sustentabilidade e a ISO 14001. Como última novidade, estamos sempre atentos a oportunidades de abertura de novas Lojas e isso, fica para revelar numa próxima oportunidade.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 136

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Nestes 20 anos, fomos desafiados a evoluir, inovar e adaptar-nos a um mundo em constante mudança”

Quantos de nós, quando somos pequenos, nos perguntam: “O...

“Festas Felizes sem comprometer a Saúde”

Num País onde a roda dos alimentos é utilizada...

Welcome Discover Angola, a Sustentabilidade do Turismo e a valorização da Economia local

A completar o seu primeiro aniversário, o Welcome Discover...