Candidata a Bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários – Experiência e Futuro

Sónia Miranda é licenciada em Medicina Veterinária há 25 anos. Desde então, dedicou-se à sua profissão, mas não só – além de a praticar com garra e paixão durante diversos anos, também abraçou cargos de gestão e liderança de equipas, nomeadamente na Ordem dos Médicos Veterinários, onde é Vice-Presidente. O próximo passo (e um dos mais gratificantes) é a candidatura que recentemente comunicou, a Bastonária da mesma para as eleições do próximo quadriénio. Saiba tudo.

Data:

Há 25 anos, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e mais precisamente o curso de Medicina Veterinária, recebeu aquela que é uma das pessoas mais influentes e respeitadas nesta profissão.
Sónia Miranda é Médica Veterinária desde 1998. Foi Diretora Clínica do Anicura Atlântico Hospital Veterinário (HVA) desde 2019 até agosto de 2023. Foi Diretora Clínica do Hospital Veterinário do Baixo Vouga (HVBV) desde 2001 até 2019 e foi Diretora Regional da Onevetgroup e Secretária do conselho científico deste mesmo grupo. Exerceu a sua prática em clínica de animais de companhia, nas áreas da ecografia, endoscopia, reprodução e cirurgia de tecidos moles. Nos últimos anos dedicou-se essencialmente a estratégia empresarial e gestão hospitalar com foco na gestão de recursos humanos. Foi Inspetora Sanitária na Direção Geral de Alimentação e Veterinária, divisão de Viseu e foi docente convidada da Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG) nas unidades curriculares de Reprodução Animal e Biotecnologias Reprodutivas. Além disso é Doutoranda em ciências veterinárias na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), membro colaborador da CECAV e membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) desde 2016, inicialmente como tesoureira e, atualmente, como Vice-presidente.
Não fiquemos por aqui. A nossa entrevista é, também, Autora dos livros Coolcat e Cooldog, colaboradora convidada da Sic Mulher e frequentemente solicitada para artigos de opinião em vários canais da comunicação social, orientadora e várias vezes parte integrante do Júri de provas de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. Já nos tempos livres, privilegia o tempo com a família, os amigos e os seus cães. Adora viajar e contactar com outras culturas.
A profissão de Médico Veterinário exige um alto nível de comprometimento, habilidades técnicas avançadas e uma paixão pelo cuidado dos animais. Muitos afirmam ser uma área desafiadora, mas, e acima de tudo, gratificante, uma vez que desempenha um papel vital na sociedade moderna.
Mas nem sempre foi assim. Segundo Sónia Miranda, “a conjetura da Medicina Veterinária mudou muito ao longo dos anos. Tem sido extremamente enriquecedor acompanhar as mudanças que já aconteceram até aos dias de hoje. Nós, Médicos Veterinários desde o final dos anos 90, conseguimos experienciar o que esta área tem evoluído, ao ponto de termos a sensação de que mergulhámos nela e a vimos crescer”.
Esta evolução rápida e urgente alterou, também, a perceção que as comunidades têm em relação não só aos profissionais que se dedicam a esta arte, como aos animais e ao seu bem-estar. “O nosso papel, enquanto Ordem, tem, também, sofrido uma grande evolução, não só nas matérias mais evidentes como a saúde e o bem-estar animal, mas também a importância que ela tem na sociedade e na vida das pessoas. Não nos podemos esquecer que os Médicos Veterinários têm um papel fundamental na saúde pública”, sustenta, ainda, a Vice-Presidente da OMV.
De facto, os Médicos Veterinários desempenham um papel crucial na saúde pública de várias maneiras, contribuindo para proteger a saúde humana e a segurança alimentar. Além de terem como foco a saúde dos animais, também trabalham para garantir que os alimentos sejam seguros e que as zoonoses (doenças dos animais que podem ser transmissíveis ao ser humano e vice-versa) sejam controladas. Importa por isso relembrar que esta atividade contribui para a proteção da saúde e do bem-estar tanto dos animais quanto das pessoas.
“É notório que a Medicina Veterinária contribui para a saúde pública quando existem acontecimentos como aquele que vivemos recentemente, a pandemia da Covid-19. É necessário que exista ação conjunta e o nosso posicionamento é, de facto, muito importante, naquilo que é o controlo não só na saúde do animal como na humana”, assegura Sónia Miranda, acrescentando ainda que “o nosso papel no que concerne a inspeções e controlo da qualidade alimentar tem sido crucial, também, para as relações internacionais, nas trocas de produtos e no posicionamento de Portugal, não só europeu, mas mundial. Nunca iremos abandonar este patamar de qualidade que tanto lutamos para alcançar”.
A OMV tem tido, ao longo dos anos, um papel preponderante na evolução da medicina veterinária e na forma como a sociedade a perceciona. Temos pela frente um trabalho imenso para ser realizado.

Candidatura a Bastonária da OMV 2024-2027

A paixão de Sónia Miranda pela profissão e por tudo o que a mesma oferece ao mundo, aos animais e às pessoas, continua a crescer – e é cada vez mais gratificante. A sua vontade de fazer mais chegou no dia em que, a própria, anunciou a sua candidatura a Bastonária da OMV nas eleições para o próximo quadriénio.
A garra, a responsabilidade e o rigor são referências que já conhecemos em si. Sabemos, também, que estas qualidades se irão materializar nos objetivos que a mesma propõe nesta sua candidatura. “Eu candidato-me a este lugar por duas razões claras: primeiro porque durante este período de tempo na OMV, adquiri conhecimento nas variadas pastas que temos em mãos. Sei das suas necessidades, das relações que foram construídas, das lutas que foram traçadas, seja com a tutela, seja com outras Associações ou com os próprios membros. Acima de tudo sei qual é a urgência de cada uma das nossas temáticas; em segundo lugar, porque tenho a experiência de quase 20 anos enquanto Diretora Clínica, Gestora de Equipas e, consequentemente, motivadora e impulsionadora de todos os colegas a trabalharem sempre com qualidade e excelência”.
Será ponto assente colocar na prática, novamente, esta motivação – todos sabemos como é necessária. Sónia Miranda promete, com esta candidatura, agarrar este projeto que, apesar de não ser novo, não deixa de não ser desafiante, devido às particularidades que existem e que a própria nos confidencia. “Não há muitos anos, a Medicina Veterinária estava mais ligada apenas ao mundo rural, algo que não acontece atualmente. Há muita evolução nesse sentido. Hoje temos cada vez mais jovens que ambicionam abraçar esta profissão e temos cada vez mais mulheres a fazer parte deste universo. Temos de ter, por isso, consciência de que representamos uma classe jovem e muito mais urbana do que era, com diferentes características. o meu objetivo é conseguir não só realizar os projetos a que me proponho, mas conseguir também criar ligação com quem represento. lutarei sempre por ter uma boa comunicação com todos os médicos veterinários.

Uma Mensagem especial à classe dos Médicos Veterinários

Por detrás de uma profissional exímia, de uma liderança reconhecida e de um conhecimento baseado em anos de experiência, vive também a segunda Mulher a se candidatar a Bastonária na história da OMV.
Face a tudo o que foi aqui mencionado, desafiámos Sónia Miranda a deixar uma mensagem à classe dos Médicos Veterinários sobre o futuro.
“Vou dar o meu melhor, podem confiar!! Quem me conhece, sabe, que quando digo isto significa que vou cumprir tudo a que me proponho. Vou fazer com que a Medicina Veterinária seja considerada uma das profissões mais reconhecidas na sociedade, porque o é. Não vai sair do lugar que lhe compete, não só naquilo que é a Clínica, mas também em todas as áreas, no que diz respeito à saúde pública, no papel que tem no bem-estar animal, no controlo da qualidade alimentar, entre outros. Vamos cumprir com aquilo que é a nossa profissão com o maior rigor. Vamos dedicar-nos para que todos os Médicos Veterinários se sintam, no final de cada dia de trabalho, muito orgulhosos de o serem. Esta será uma das minhas missões mais gratificantes nos próximos anos”. Termina a candidata a Bastonária da OMV 2024-2027.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 132

Popular

Mais Artigos deste tipo

Moda Online: As Últimas Tendências

Com a crescente popularidade das lojas de roupa online...

Perfumes Online: As Fragrâncias que estão em alta

Descubra o encanto dos perfumes online Comprar perfumes online é...

Festival Alive começa hoje com Arcade Fire e The Smashing Pumpkins

O festival abre as suas portas às 15 horas...

Ensino superior amplia oportunidades de emprego e melhora salários para os jovens

Após a crise pandémica, as taxas de desemprego juvenil...