“É urgente dar luz e cor a este setor profissional”

Edite Pereira, CEO da Egis – uma empresa que presta serviços de Contabilidade, Fiscalidade, Assessoria de Gestão, Seguros, entre outros, contou-nos como é ser Mulher Líder da sua própria organização. Contou-nos, também, os desafios que esta área profissional enfrenta e o que é que a espera no futuro.

485

A Egis tem mantido, desde a sua fundação, o foco do seu negócio na prestação de serviços de Contabilidade, Fiscalidade, Assessoria de Gestão, Recursos Humanos e, mais recentemente, Seguros, Formação, consultoria em projetos de investimento entre outros. Enquanto CEO da marca, como analisa a evolução da mesma no mercado até ao momento?
Fundei o meu próprio negócio há 22 anos e tive sempre como objetivo prestar o melhor serviço ao cliente. A aposta na minha formação profissional e da minha equipa foi sem dúvida um pilar importante na evolução. A obtenção de novas competências e a diferenciação do serviço tem sido um fator importante para a evolução da empresa, principalmente nestes últimos três anos.
A Egis caracteriza-se por uma gestão integrada de serviços. Apostamos nas parcerias com profissionais de excelência e da nossa confiança nos setores mais variados, pois queremos ter um leque alargado de serviços para oferecer ao cliente.
Proporcionamos aos nossos clientes acompanhamento e informação privilegiada e conhecimento fundamentado nas melhores práticas de gestão, conseguindo desta forma posicioná-los sempre um passo à frente da concorrência.
Procuramos ser distinguidos pelo rigor, dedicação e competência.
A proximidade com o cliente, a simpatia, a rapidez da resposta e sobretudo a confiança que depositam em nós e no nosso trabalho são caraterísticas que tornaram esta evolução possível. A maior parte dos nossos clientes são recomendados por outros clientes, o que para nós é um enorme fator de reconhecimento.
Quando se trabalha com amor e dedicação ao nosso trabalho, entendo que todo o resto vem por inerência.

Num mercado tão dinâmico como este, a posição da Egis distingue-se ao combinar a melhor tradição da Contabilidade e da Gestão com a tecnologia mais recente, sempre com o desenvolvimento do negócio do próprio cliente em mente. Em que medida tem sido possível e vantajoso aliar a tradição à inovação? De que forma a marca o tem feito?
A Egis tem acompanhado e apostado ao longo destes anos na evolução tecnológica e na excelência dos seus Recursos Humanos.
O rigor no tratamento da informação contabilística e fiscal e a competência são pilares fundamentais da nossa empresa, algo que para nós é impossível de descurar.
A contabilidade é quase sempre vista como algo aborrecido, cinzento, pouco apetecível, principalmente para os mais jovens. Nós invertemos essa tendência, tornando a contabilidade alegre, bem-disposta, criando um espaço de trabalho agradável, com muita luz, apostando numa equipa jovem e dinâmica onde o profissionalismo impera, mas também a boa disposição, o espírito dinâmico e a grande proximidade com o cliente.
É urgente dar luz e cor a este setor profissional por forma a captar e reter talentos.

A Edite Pereira é CEO da Egis e, por isso, um dos rostos mais fundamentais por detrás do sucesso da marca. Como é, para si, ser líder desta organização? Como se define neste papel?
Acredito que o sucesso só acontece se realmente as pessoas gostarem verdadeiramente daquilo que fazem. É neste preceito que me tento focar ao longo destes anos. Procuro passar este sentimento à equipa que lidero.
Sozinhos nada conseguimos e a equipa é imensamente importante. É imprescindível ter uma equipa motivada, competente e que acredite no projeto, pois o sucesso só faz sentido quando alcançado por todos.
É preciso que haja força de vontade, convicção, que se adore o que se faz, que se consiga ver o brilho no olhar quando falamos do nosso trabalho, pois entendo que sem estes ingredientes nada acontece, e somos mais um entre muitos outros.

A liderança feminina no mundo corporativo permite novas abordagens de gestão. Considera que ainda é necessário romper mentalidades no que respeita às mais-valias de Mulheres em posição de gestão? Como observa esta questão?
A presença das mulheres em cargos de gestão é um fator chave para o sucesso e sustentabilidade das organizações.
Umas das principais vantagens de ter mulheres em posições de liderança é sem dúvida a diversidade de pensamento e de abordagem que elas trazem consigo.
Defendo a igualdade de género, mas acredito que os cargos devem ser atribuídos às pessoas mais competentes para o lugar, independentemente do género. É importante apostar na diversidade e na inclusão de todo o tipo.
Enquanto mulher, penso que o maior e mais óbvio desafio é sem dúvida a conciliação da vida pessoal e profissional.
É essencial procurar este equilíbrio, pelo menos a longo prazo, uma vez que há sempre alturas em que alguma pode exigir mais dedicação do que a outra.
Felizmente, hoje, já encontramos muitos bons exemplos de mulheres na liderança nas mais diversas áreas (empresas, artes, ciência, politica, educação, entre outras).
Entendo, assim, que muito já se evoluiu pela positiva ao longo dos anos.
Claro que ainda existe muito trabalho a fazer no caminho da igualdade de géneros, principalmente em termos culturais, porque a sociedade continua a esperar que a mulher mantenha o seu papel de extrema exigência no seio familiar.
O maior desafio que senti como mulher, e penso que todas sentem o mesmo, é que a sociedade espera que as mulheres trabalhem como se não tivessem filhos, mas que cuidem dos seus filhos como se não trabalhassem.
É por isso que defendo e acredito no lema de que “somos mais fortes do que pensamos e mais capazes do que acreditamos”.
Mas acredito veemente, que este caminho se continuará a fazer com uma melhor educação, maior formação, mais autoconfiança e determinação por parte das mulheres e jovens.

Neste sentido, quão gratificante é ser um exemplo de uma Mulher líder de uma organização reconhecida no mercado?
Sou completamente apaixonada pelo meu trabalho. Sou uma mulher otimista, com muita energia, persistente, corajosa, com muito espírito de sacrifício e com sentido de humor.
Acredito, todos os dias, que posso ainda fazer mais e melhor, e tento alcançar sempre os sonhos que tenho traçado ao longo da minha vida.
Procuro seguir o caminho que tracei para a Egis e envolver e motivar a equipa que lidero.
Conciliar a vida pessoal com a profissional é desafiante e difícil, mas não impossível de o conseguir.
A Egis é e sempre foi uma paixão para mim, desde o primeiro dia. O sentimento de ver um sonho realizado, é simplesmente magnífico. Deixa-me sem palavras.
Mas foi e é duro, é preciso muita determinação, muita coragem e muita dedicação.
Mas o sabor de cada conquista, por muito pequena que seja, é sem dúvida o ingrediente mágico que nos permite continuar.

Para terminar, e com os olhos postos no futuro, que novidades estão planeadas pela Egis? O que nos pode contar?
O papel do Contabilista Certificado nas empresas é fundamental, não só na preparação e produção de informação relevante para a tomada de decisão como ao nível do tratamento das obrigações fiscais.
O grande desafio da Egis para o futuro próximo, é continuar o investimento que tem vindo a realizar na área do desenvolvimento tecnológico e na formação crescente dos seus Recursos Humanos.
Estamos numa era digital e da inteligência artificial, e a nossa grande aposta reside nestes dois pilares.
Estas ferramentas bem exploradas irão permitir, sem dúvida, acrescentar muito mais valor às empresas nossas clientes.
O futuro da contabilidade é digital, o que nos vai permitir uma libertação dos procedimentos rotineiros, permitindo-nos concentrar no que realmente é importante e que nos traz valor acrescentado, a produção e análise de informação financeira e não financeira para as empresas nossas clientes.
Para levarmos a cabo esta mudança de paradigma são necessários, sem dúvida, fortes investimentos em tecnologia, em formação dos Recursos humanos e muita dedicação.
A aposta que sempre fizemos e vamos continuar a fazer na formação dos nossos Recursos Humanos, quer ao nível contabilístico quer ao nível fiscal, é de extrema importância uma vez que contribuímos de uma forma muito positiva para a performance das empresas.
Saliento que uma gestão fiscal eficiente, permite grandes poupanças para as empresas. É importante sabermos identificar e utilizar os benefícios fiscais ou demais apoios de natureza fiscal que estão ao nosso alcance.
Hoje, e futuramente, o Contabilista Certificado só terá sucesso se estiver próximo das empresas, se for um Consultor de excelência, um verdadeiro parceiro de negócio diretamente ligado à tomada de decisão.
Encaramos o futuro sem dúvida com otimismo, responsabilidade, seriedade, competência e muita dedicação.
Contamos com os nossos clientes para fazer parte da nossa história e esperamos ajudá-los a construir a sua também!