25º Congresso de Logística

Em entrevista à Revista Pontos de Vista, Raúl Magalhães, Presidente da APLOG – Associação Portuguesa de Logística, abordou as novidades que o 25º Congresso da Logística irá trazer nos próximos dias 30 e 31 de outubro ao Centro de Congressos de Lisboa. “Supply Chain: da Colaboração à Sustentabilidade” é o mote para a edição deste ano. Saiba tudo.

499

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística é uma associação privada, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, constituída por profissionais, empresas e outras organizações com preocupação no domínio da logística. Enquanto Presidente da Associação, como define o papel que a mesma tem tido no setor até ao momento?
A associação tem como objetivo reunir profissionais, empresas, academia e instituições do setor a fim de promover a troca de conhecimento, boas praticas e inovação.
A APLOG é uma associação que foi lançado há quase 30 anos em Portugal e tem tido uma missão fundamental na divulgação do conhecimento sobre o mundo da logística e da Cadeia de Abastecimento, contribuindo com diversas ações, que esperamos que tenham um impacto positivo no conhecimento e competitividade das empresas em geral.

Certo é que, a APLOG tem por objeto promover e contribuir para o estudo e desenvolvimento da Gestão Logística e da Cadeia de Abastecimento em Portugal e o seu impacto na competitividade das empresas e do país. O que tem vindo a ser realizado neste sentido?
A associação está envolvida em várias atividades e iniciativas no âmbito da cadeia de abastecimento. Essas atividades incluem:
A organização de eventos, conferências e seminários sobre temas relevantes para o setor, proporcionando um espaço de troca de conhecimento e networking entre profissionais;
Formação e desenvolvimento profissional: a associação oferece programas de formação e desenvolvimento para profissionais interessados em aprimorar os seus conhecimentos;
Divulgação de estudos e pesquisas relevantes para o setor;

Face aos desafios do mundo moderno, como se encontra, atualmente, o setor da Logística em Portugal?
O setor da Logística encontra-se num desenvolvimento muito grande em diferentes vertentes tais como: Digitalização, Automatização, tecnologia, sustentabilidade, otimização de processos, entre muitas outras ações, que permitam um aumento significativo da eficiência e competitividade.

Nos dias 30 e 31 de outubro de 2023, a APLOG irá realizar, no Centro de Congressos de Lisboa, o seu 25º Congresso de Logística, subordinado ao tema “Supply Chain: da Colaboração à Sustentabilidade”. Que novidades esta edição trará? O que nos pode contar?
Este 25º Congresso trará muitas novidades e tratará de muitos temas muito relevantes, tais como: Perspetivas para Supply Chain, Futuro da Logística no Metaverso, Colaboração nos Transportes – da primeira à última milha, a importância dos portos marítimos nas relações intercontinentais, Tendências globais de recursos humanos, Sustentabilidade e economia circular, cibersegurança, as carreiras e as remunerações na Supply Chain, Startups contribuição para a inovação, Logística inversa – desafios e boas práticas, colaboração Produtores /fabricantes, Inteligência artificial na Supply chian entre outros temas muito desafiantes.

A colaboração na Supply Chain desempenha um papel fundamental no sucesso e na eficiência das operações logísticas. Assim, quão importante será abordar este tema neste 25º Congresso e partilhar informações, recursos e conhecimentos com os diferentes parceiros da cadeia?
Absolutamente, a colaboração é um elemento essencial para o sucesso e a eficiência das operações. Ela envolve a cooperação entre diferentes partes envolvidas na cadeia desde fornecedores, fabricantes, distribuidores, transportadores e retalhistas com o objetivo de atender às necessidades do cliente de forma eficiente.
Neste congresso, onde um dos temas principais é a colaboração, vamos abordar as diferentes perspetivas de colaboração, desde a ótica do fabricante e produtor, passando pela colaboração nos transportes e não esquecendo o papel da tecnologia e inovação no contexto da gestão da cadeia, que prometem revolucionar a forma como as empresas, operam e otimizam as suas operações.

Também a sustentabilidade representa, hoje, uma preocupação no mundo empresarial. Em que medida, neste evento, se falará da necessidade de minimizar o impacto ambiental, se irá promover práticas éticas e responsáveis bem como produtos e serviços mais sustentáveis? Que impacto esta abordagem terá para o futuro do setor e do consumidor?
A abordagem da sustentabilidade no mundo empresarial é de extrema importância para minimizar o impacto ambiental, promover praticas éticas e responsáveis e impulsionar o uso de produtos e serviços sustentáveis.
O 25º Congresso irá promover o diálogo e as boas práticas no contexto da cadeia de abastecimento, com temas de extrema relevância como os desafios da logística inversa, a integração da inteligência artificial na gestão das cadeias de abastecimento por forma a ter operações mais sustentáveis. O papel da economia circular a fim de maximizar a utilização de recursos, minimizar o desperdício e prolongar a vida útil dos produtos e materiais.

Fazendo uma breve análise aos 24 Congressos de Logística já realizados pela APLOG, o que é que os mesmos têm representado no mercado e com que expetativa encara o 25º?
Estes congressos têm tido um papel determinante na divulgação do conhecimento do mundo da logística, sendo o evento mais importante que se realiza no nosso país, tendo uma participação superior a 300 pessoas, com a presença de grandes empresas nacionais e internacionais, contando com mais de 50 oradores e moderadores.
As expetativas para o 25º Congresso são muito boas, esperando que o evento que se irá realizar em 30 e 31 de outubro seja um sucesso.