A nova Unidade de Acabamentos Têxteis da JF Almeida

No passado dia 20 de outubro, a Revista Pontos de Vista rumou até à União de Freguesias de Conde e Gandarela, em Guimarães, para conhecer a nova unidade dedicada aos acabamentos têxteis da JF Almeida. O evento contou com a presença de inúmeras personalidades significativas para Portugal, nomeadamente o Primeiro-Ministro António Costa, que assinalou a expansão da marca.

372

A Têxteis JF Almeida é uma empresa portuguesa fundada em 1979. Desde então, tem-se destacado como uma referência no setor têxtil para o lar. Com uma história de mais de quatro décadas, a marca construiu uma reputação sólida e conquistou a confiança dos consumidores, tornando-se uma empresa reconhecida no mercado.
Atualmente, com uma equipa superior a 830 profissionais qualificados, a JF Almeida baseia-se em valores como qualidade, inovação e compromisso com o cliente. Esses princípios fundamentais têm sido a espinha dorsal do seu sucesso contínuo e são sinónimos da sua atuação no mercado.
É uma empresa verticalizada com uma expressiva capacidade de produção, que muitos afirmam ser dificilmente igualável em Portugal. Hoje, a JF Almeida conta com núcleos de produção distintos, capazes de responder com prontidão a solicitações ao nível da Fiação, Tinturaria, Tecelagem e Confeção e tem um portefólio extenso em Fio Cru e Fio Tinto, bem como em produto acabado no universo do têxtil lar.
A missão que é perpetuada no tempo pela JF Almeida, é a de almejar ser reconhecida nacional e internacionalmente pela sua procura incessante da qualidade e melhoria do serviço. Os investimentos continuados e a melhoria da sua organização, visam atingir este reconhecimento nos atuais e nos futuros mercados, consolidar e potenciar o seu crescimento e proporcionar melhores condições a todos os que nela trabalham e à sua comunidade.
É por ter todos estes objetivos em mente, que a nova unidade de acabamentos têxteis, na União de Freguesias de Conde e Gandarela, em Guimarães, se torna num marco importante na história da empresa – e na concretização dos mesmos.
A inauguração desta unidade fabril aconteceu no passado dia 20 de outubro e contou com a presença de inúmeros convidados, além dos que, obviamente, fazem parte da «família» JF Almeida, que puderam observar este que foi um investimento de 15 milhões de euros na nova linha de produção dedicada ao segmento de roupa de cama.
O Primeiro-Ministro António Costa foi uma das personalidades que marcaram presença nesta inauguração que, após uma visita à unidade, deixou as seguintes palavras a todos os intervenientes: “A abertura desta nova unidade de acabamentos da JF Almeida é um momento inspirador e um sinal de confiança importante para o setor industrial que é dos mais relevantes na economia portuguesa. O setor têxtil representa 22% das empresas da indústria transformadora, 23% do emprego da indústria transformadora, e representou, o ano passado, cerca de sete mil milhões de euros de volume de negócios (…) A JF Almeida é um exemplo inspirador, não só por este novo investimento, mas também por participar em duas das quatro Agendas Mobilizadoras do PRR, destinadas exclusivamente ao setor da energia têxtil.”
Joaquim Almeida, CEO da JF Almeida, deixou também uma mensagem, por forma a assinalar esta data especial: “Uma primeira palavra de gratidão, pela presença de todos aqui hoje, mas sobretudo pela presença e acompanhamento ao longo de mais de 40 anos de trabalho. Na JF Almeida orgulhamo-nos do passado. São décadas de dedicação, de emoção e de resiliência. Um caminho orientado por valores fortes. Somos mais de 800 a pensar, dia a dia, em mais e melhores soluções para os nossos clientes (…) orgulhamo-nos e estamos conscientes do papel que temos enquanto entidade empregadora e da posição cimeira enquanto grande importador e grande exportador no setor dos têxteis-lar, em que o nosso país é reconhecido como uma referência (…) orgulhamo-nos do passado e investimos no presente, com determinação e com o apoio de todos. Confiamos e acreditamos no futuro. Somos e seremos um projeto do futuro.”
O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, também marcou presença no evento, no qual proferiu as seguintes palavras: “(…) Guimarães é uma cidade inspiradora. A JF Almeida compete a nível mundial, é bom que se entenda isto. É uma empresa inspiradora para aquilo que será a nossa economia do futuro e das empresas do futuro, baseadas na ciência e na experiência feita na indústria.”
A nova fábrica de acabamentos têxteis da JF Almeida faz aumentar para cinco as unidades produtivas da empresa, todas situadas num raio de quatro quilómetros. A promessa que fica que é que a mesma continuará a traçar um percurso «inspirador», palavra diversas vezes mencionada, no dia da inauguração, a 20 de outubro.