“A Redshift é uma Referência no mercado com uma oferta transversal na área de Gestão de Informação”

Que relevância tem a gestão de informação para as empresas? De que forma é que é vital ter um Parceiro de excelência e confiança nesta área para que tudo esteja em conformidade? Sobre estas e outras matérias, a Revista Pontos de Vista conversou com Nuno Viana Dias, Information Management Business Unit Director, da Redshift Consulting, que nos deu a conhecer como a marca é uma referência no mercado da Gestão de Informação, assegurando ainda que a Inteligência Artificial (IA) será uma das principais tendências ao nível da Gestão de Informação.

596

No que respeita à área de Gestão de Informação, a Redshift dedica-se à implementação de soluções de gestão documental e processamento de informação. Neste segmento, por que motivos a atuação da empresa se destaca no mercado?
A Redshift é uma referência no mercado com uma oferta transversal na área de Gestão de Informação (Information Management), com soluções completas para a gestão de conteúdos e processos, incluindo reconhecimento de conteúdos por recurso a motores de inteligência artificial, numa oferta integrada e atualizada à atual procura do mercado.
Apostamos em soluções próprias na nossa suite RED.Doc/RED.Scan e na parceria com a IBM e o seu pilar de Cloud Pak for Business Automation.
No contexto da gestão de informação, a Redshift conta com clientes em múltiplas instituições bancárias, seguradoras, administração pública e grandes centros de processamento de documentação. Diariamente as nossas implementações são utilizadas por dezenas de milhares de utilizadores, com milhões de fluxos de trabalho e centenas de milhões de documentos.
Esta área é suportada por uma equipa que integrou a empresa em 2018, com mais de 20 anos de experiência em dezenas de grandes projetos, a nível nacional e internacional.

Falemos agora da perspetiva de outras organizações. Como é que a Gestão de Informação pode melhorar a eficiência operacional de uma empresa? Quais diria que são os grandes desafios enfrentados pelas empresas na gestão de grandes volumes de dados e informações?
A partir do momento em que a informação passa por um processo de catalogação e estruturação garantido pelas nossas soluções, as ações de pesquisa e consulta de informação têm, tendencialmente, um tempo de acesso quase imediato, em contraste com os tradicionais processos manuais.
Quando toda a informação de uma empresa fica disponível em frações de segundos, os processos de trabalho inerentes são altamente otimizados, com vista a uma otimização e máxima eficiência operacional.
O crescimento exponencial da quantidade de informação e das suas fontes torna impossível a sua gestão com recurso a soluções tradicionais. O volume é um problema, não tanto pelo espaço digital necessário à sua guarda, mas pela dificuldade em garantir a devida classificação da documentação e dos respetivos processos.
Por este motivo, as organizações devem estar preparadas para integrar processos de automação que permitam garantir a catalogação, o armazenamento e a distribuição da informação. Estas devem ter confiança na capacidade de as soluções de gestão de informação darem acesso quase imediato a qualquer conteúdo, em resposta a pedidos simples dos utilizadores.
Face à dinâmica do mercado, as organizações estão constantemente a evoluir e a reinventar-se, pelo que é necessário que as soluções de Gestão de Informação tenham uma elevado nível de adaptabilidade. Só assim é possível dar resposta às constantes evoluções de estruturas orgânicas, de planos de classificação, dos processos de negócio ou mesmo de cores e logotipos das organizações.

Neste processo, qual é o papel da Segurança da Informação na gestão de dados sensíveis e confidenciais?
No contexto das soluções oferecidas pela Redshift, a segurança é um pilar fundamental na área da Gestão de Informação garantindo-se, entre outras funcionalidades, a proteção de todas as informações sensíveis de acordo com os devidos níveis de acesso, incluindo o registo integral de acessos efetuados, funcionalidades de anonimização de dados e uma total conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) em vigor.

Com os olhos postos no futuro, quais são as tendências vindouras da Gestão de Informação?
A Inteligência Artificial (IA) é o futuro distante trazido para o nosso quotidiano.
Os motores de IA ajudam-nos a identificar automaticamente a informação, catalogá-la, atribuí-la a atores na organização, a lançar processos de trabalho e inclusivamente a automatizar muitas ações como respostas e decisões de negócio. Isto é válido para qualquer documentação recebida numa organização, quer seja física ou eletrónica, enviada por email ou por uma das múltiplas apps que os prestadores de serviços têm hoje em voga.
Com as múltiplas aplicações de negócio que proliferam nas grandes organizações, é usual encontrarmos silos de informação dispersos pelas empresas. A filosofia Content Services Platafom, garantida pelas soluções da Redshift, visa reduzir os silos de informação e gerir todos os conteúdos empresariais numa única solução que integra com todas as aplicações de negócio, com vista a eliminar as ilhas de informação e olhar para a informação da empresa de um modo integrado e uniforme.
O objetivo é claro, a gestão integrada, inteligente e automatizada de todos os conteúdos e processos de negócio!