“Acredito que a minha missão é fazer as pessoas brilharem e de lhes dar ferramentas para melhorarem as suas vidas”

“Sou uma pessoa muito trabalhadora, muito focada e que, se não for para fazer com a força toda da alma, não vale a pena fazer. Acredito que a minha missão é esta, de formar, de incentivar pessoas, de ensinar, de fazer as pessoas brilharem e de melhorar a vida delas, sem dúvida”. Falamos de Neuza Silva, Gerente na Medilit Serviços Litoral Alentejano, Lda, uma empresa que representa a Decisões e Soluções, e que nos deu a conhecer um pouco mais sobre si e sobre a gestão do seu negócio.

92

Atualmente, a Neuza Silva é Gerente na Medilit Serviços Litoral Alentejano, Lda. uma empresa que representa a Decisões e Soluções – uma marca portuguesa já de sucesso há largos anos. Para começar, como tem sido a evolução e consolidação desta marca até ao momento?
Já estou no grupo há 9 anos, abri a minha primeira agência há 6 anos e este ano abri mais uma agência.
O grupo Decisões e Soluções teve alterações muito positivas num passado recente que alavancou mais ainda o sucesso das agências com um dinamismo e reforço na excelência de trabalho, com uma estrutura de luxo, conta com excelente grupo de Diretores, que agora, mais do que nunca, marcam a diferença na confiança dos agentes para com a marca. Um dos pontos fortes da nossa marca é, sem dúvida, a equipa de formadores de excelência que operam na rede, os respetivos Diretores Coordenadores que estão sempre envolvidos no Recrutamento, na Gestão das agências, depois temos o Sr. Dr. Vitor Neves, incomparável formador da área da Mediação Imobiliária com largos anos de experiência e que está sempre em constante evolução e desenvolvimento para conseguir proporcionar o melhor às nossas equipas, a área de Intermediação de Crédito conta com o nosso Sr. Dr. Miguel Oliveira, um profissional de excelência e de incomparável experiência na área da Intermediação de Crédito, e que agora é o responsável juntamente com a Dra. Guida Sousa pela direção e organização e também formação das nossas equipas com um rigor elevadissimo, são pessoas que admiro imenso. Eu tenho duas agências e somos acompanhados pelo Sr. Dr. Marco Pedro, incansável em todas as questões e em todo o apoio que necessitamos. Aproveito aqui para agradecer o apoio da rede na minha empresa, são profissionais e pessoas de carne e osso cheias de garra.

Esta empresa foi pensada, primordialmente, para desenvolver uma equipa de funcionários concretizada e feliz e para ajudar as famílias do Litoral Alentejano. Podemos dizer que esta já é uma missão bem-sucedida? O que é que foi concretizado, neste sentido?
A equipa da agência de V. N. de Santo André foi estruturada e atualmente temos Gestores de Crédito e Seguros e Consultores Imobiliários de excelência, temos Consultores Imobiliários que nos acompanham desde o ano de abertura da Agência, uma das nossas Consultoras de Mediação Imobiliária Gabriela Sousa está por várias vezes no top 3 a nível nacional e a restante equipa tem vindo a ser estruturada da melhor forma para prestar cada vez melhores serviços aos nossos clientes. Uma das nossas Gestoras de Crédito já geriu vários balcões de vários bancos, é uma grande referência, a Sra. Dra. Maria de Lurdes Silvestre, profissional de excelência, de topo, com uma luz absolutamente maravilhosa e estamos muito gratos por a ter connosco.
A nossa agência de V. N. de Santo André este ano, com a nova estrutura voltou aos tops de Intermediação de Crédito e a atingir valores de processos escriturados que não tínhamos atingido antes, o que significa que cada vez mais, temos mais famílias felizes, uma vez que muito do nosso trabalho é feito por referenciação e isso diz tudo, não poderia estar mais satisfeita.

Certo é que, em mais de 150 agências Decisões e Soluções espalhadas por Portugal, a agência liderada pela Neuza Silva já é uma referência nas áreas de intermediação de crédito, consultoria imobiliária e mediação de seguros. O que é que a diferencia no mercado e aos serviços que presta?
O segredo são as pessoas com as quais escolhemos trabalhar, ou seja… eu tenho a sorte de ter os melhores parceiros da banca, super dinâmicos e dispostos a trabalharem no máximo para conseguir que os nossos clientes tenham as melhores condições. Sempre disponíveis para a minha equipa, mesmo fora da hora normal de trabalho, quando é necessário. E tenho também uma equipa com profissionais de referência, muito corajosos, e com intenções de ouro neste nosso mundo que está em constante mudança.

A Neuza Silva é, como anteriormente mencionado, a líder da sua agência e, por isso, o rosto principal do seu sucesso. Como se define neste papel? Quem é enquanto líder da sua equipa?
Sou uma pessoa muito trabalhadora, muito focada e que, se não for para fazer com a força toda da alma, não vale a pena fazer. Acredito que a minha missão é esta, de formar, de incentivar pessoas, de ensinar, de fazer as pessoas brilharem e de melhorar a vida delas, sem dúvida. E nestes últimos anos, tenho alterado a minha forma de olhar a vida, este é o caminho, desafiante ou não, é o nosso caminho e temos o privilégio de todos os dias acordar e termos a possibilidade de ajudar tanta gente com um projeto tão bonito e que também nos permite viver uma vida confortável e saudável. Tive pessoas na minha equipa que iniciaram a sua jornada comigo, sem qualquer formação e foram voar e seguir as suas vidas, já com uma capacidade brutal e com uma maturidade profissional digna de conseguir atingir os seus objetivos a longo prazo, tenho muito orgulho nas pessoas que tenho formado ao longo dos anos.

Enquanto profissional e mulher líder da sua agência, podemos concluir que é também um exemplo para tantas outras que ambicionam este caminho. Sabendo que é um caminho muitas vezes complexo de conquistar por questões de igualdade de género, o que é que tem sido essencial reter, para si, nesta «viagem» de empreendedorismo e sucesso?
Eu nunca sofri com essa questão de descriminação de igualdade de género, não sei se por estar sempre tão focada em atingir o máximo de sucesso que queria, mas desde cedo, sempre como trabalhadora estudante, comecei a liderar equipas, eu entrei para a faculdade e ao mesmo tempo fui encarregada de uma loja do grupo Inditex e foi extremamente desafiante, a partir daí todas as empresas onde trabalhei sempre tive o prazer de gerir equipas e sempre me trataram por igual, notava sim alguma descriminação pela minha idade e em alguns momentos tive situações muito desafiantes em que gerir pessoas muito mais velhas do que eu foi complicado mas ainda bem que tive o prazer de ser colocada nessas situações para poder melhorar e senão não tinha competências para abrir uma empresa como a minha com a minha idade na altura. Relativamente aos ganhos, nunca notei também discriminação, sempre aceitei vencimentos crescentes, em que dava um mês para mostrar o meu valor, e conseguia sempre chegar a patamares muito agradáveis por mérito, era muito desafiante e eu adorava.

Sendo uma inspiração na sua área de atividade, que mensagem gostaria de deixar a todas as jovens que estão agora a iniciar as suas carreiras profissionais?
São gerações diferentes, mas penso que o essencial é mesmo aprender a olhar para as situações de uma forma mais leve e entender que isto faz tudo parte de desafios e de momentos excecionais e outros mais desafiantes, mas que tudo isto é o nosso caminho e se o vivermos com amor nas nossas ações e com respeito pelo outro, fica tudo muito mais fácil, e entender também que há sempre dois lados da história e tentar com humildade entender as motivações e as crenças do outro.

A terminar, o que falta ainda concretizar por parte da Neuza Silva, no campo profissional, nomeadamente na sua agência? Que passos serão dados no futuro?
Este ano de 2023, foi um dos anos mais exigentes da minha vida, caracterizo-o como um ano mesmo muito exigente mas foi o ano em que consegui ver mais e melhor, sinto uma gratidão enorme por tudo o que me aconteceu, chorei muito, sorri muito, vivi muito este ano, parece que foram uns quatro anos apenas num ano e admito que fui muito corajosa para, nesta fase da minha vida, com o meu super hobbie que é o trail running que adoro e que já me atrevo em corridas de longas distâncias na montanha, com o regresso aos estudos, com um filho maravilhoso de nove anos, agora com duas agências! Abri mais uma agência na Ericeira, apaixonei-me por a terra e pelas suas gentes e decidi avançar sem grandes recursos, mas cheia de adrenalina e coragem. Ambiciono também abrir mais duas agências que já estão no papel, e com local escolhido também, mas vou aguardar por o tão esperado 2024. Até lá é estruturar, usufruir a loucura do dia-a-dia, tentar ajudar o máximo de pessoas possível a conseguir comprar as suas casas, investir de forma coerente o seu dinheiro, organizar as suas contas e formar pessoas para depois as deixar voar, mais tarde, para gerirem as suas próprias equipas.
Muito grata!