“Sempre ambicionei ser Empreendedora”

Ambiciosa, sonhadora, resiliente e feliz – estas são as palavras que caracterizam Vera Guedes, CEO da GUEDES CORRENTE. Numa conversa consciente e emocional, a própria contou à Revista Pontos de Vista como é, para si, ser Mulher, Mãe e Líder de uma equipa com quem partilha não só as «dores de crescimento», mas, e sobretudo, as conquistas que a empresa tem vindo a somar ao longo de três anos.

266

A GUEDES CORRENTE é uma empresa de consultoria especializada na Administração Local, que se destaca pelo seu compromisso em impulsionar a Transição Digital e a Liderança Digital em contextos municipais e territoriais. Com uma visão inovadora e uma abordagem diferenciadora, esta marca assume o desafio, há três anos, de transformar o cenário da gestão pública, ao desenvolver projetos estratégicos que promovam a eficiência, a otimização e a alavancagem dos recursos disponíveis em diversas regiões.
O principal objetivo da GUEDES CORRENTE é capacitar as entidades governamentais locais a enfrentar os desafios da era digital, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para abraçar a transformação digital de forma eficaz. Neste sentido, a empresa desenvolve documentos estratégicos que servem como guias, para a implementação de soluções tecnológicas e processos de liderança que permitam a modernização e a melhoria da Administração Local.
Vera Guedes, CEO desta empresa, afirma que “neste momento estamos focados naquilo que são mecanismos de financiamento para a transição digital, assim como para a transição verde, para que os nossos clientes (os municípios), se possam diferenciar dos demais. Além disso, também temos uma rede de parceiros onde também avaliamos as soluções que existem e as transmitimos aos nossos clientes”.
Mas não é só. A GUEDES CORRENTE conta com outro serviço de consultoria, também ele diferenciador, que é uma consultoria de apoio à decisão e à gestão de topo, o que faz com que exista um elevado nível de proximidade com as lideranças e com os técnicos das autarquias. Esta abordagem de proximidade e de conhecimento do contexto municipal, tem permitido à empresa criar ferramentas de consultoria ágeis com resultados que lhe têm garantido o sucesso dos desafios a que se propõe.
A missão, ao fim do dia, é de ser líder no mercado onde atua, diferenciando-se da concorrência, através da marca própria e do equilíbrio existente entre os colaboradores e clientes, primando pela excelência, qualidade e inovação de serviços.

A Equipa

Além dos fatores diferenciadores que destacam a GUEDES CORRENTE no mercado, há outro que, sozinho, a eleva ao patamar da liderança: a sua Equipa.
Esta é uma empresa composta por Mulheres que assumem o compromisso de não só ajudar os clientes a alcançar o seu potencial máximo e contribuir para o crescimento e sustentabilidade da sua atividade, mas também a implementar as melhores práticas e ferramentas de gestão e mudança.
Certo é que, esta é uma área complexa, que exige um nível de entrega e dedicação acima da média. Mas o que fomenta e torna real este compromisso, é o ambiente e a motivação que se vive dentro de portas. A GUEDES CORRENTE é abundante em união, partilha e amizade – que aliados à qualidade dos serviços que presta, fica com os ingredientes necessários para ser a melhor no seu segmento.
Mas não fiquemos por aqui. Importa realçar o rosto primário por detrás desta Equipa coesa: a sua Fundadora e CEO, Vera Guedes. Quando questionada sobre a definição para a liderança que pratica, a própria rapidamente assume que a vontade de gerir uma marca sua não é de agora – é intrínseca à sua essência. “Todas as minhas brincadeiras, enquanto criança, eram direcionadas para a gestão de algum negócio. Sempre ambicionei ser empreendedora. Mas, antes de efetivamente o ser, tive de crescer. Costumo dizer que tive de passar pelos três M’s para ser a profissional que hoje sou: era Menina, passei a Mulher e a seguir fui Mãe. Estas fases trouxeram-me força e consciência daquilo que queria e a maturidade para o colocar em prática. Posso dizer que inicialmente este era para ser um projeto a solo, mas percebi que não sou feliz sozinha – e ainda bem”.
A vida e o destino assim o quiseram. Hoje cumpre a promessa que fez a si própria, enquanto jovem sonhadora, de ser líder de uma marca que a faz feliz a si e a todas com quem consigo trabalham.
“Na GUEDES CORRENTE, somos pessoas extremamente disponíveis. Para aprender e para entregar. Orgulha-me saber que não preciso de pedir nada, que a própria equipa consegue gerir o trabalho que nos chega de forma bem-sucedida. Tento focar-me, também, no reforço de competências de cada uma, especializando-as na sua área, o que as torna bastante autónomas. Todas as profissionais que hoje aqui trabalham são uma referência para o cliente. Fico extremamente feliz com isso”, assume a nossa entrevistada.
Com os objetivos bem definidos, a missão coletiva da GUEDES CORRENTE é estar um passo à frente daquilo que possa chegar, para conseguir dar a melhor resposta. A marca pretende que o seu crescimento seja sólido e progressivo e não rápido – porque todos sabemos, a rapidez é a maior inimiga da perfeição. Hoje, Vera Guedes aprendeu a dizer que não ao trabalho excessivo, dizendo que sim à qualidade da entrega e ao seu bem-estar emocional e das suas colaboradoras.

Uma liderança feminina

Como anteriormente mencionado, a liderança na GUEDES CORRENTE é representada pela figura inspiradora de Vera Guedes, que desempenha um papel crucial na direção e no sucesso da empresa. Mas não é só neste meio que inspira quem a rodeia – é também um exemplo, no mercado, de uma Mulher que conquistou o universo organizacional. A Fundadora desta marca, é uma Empreendedora de destaque no mundo da consultoria e da Administração Local, e a sua liderança é um exemplo de força, determinação e inovação.
O impacto das Mulheres na liderança resume a importância do feminino em posições de gestão. Para a nossa interlocutora, “a liderança feminina traz uma nova perspetiva daquilo que pode ser o papel da Mulher na sociedade. Aqui, na empresa, já somos três Mães, o que significa que é possível equilibrar a componente pessoal com a profissional. Conseguimos, da mesma forma, assumir decisões difíceis, alterar pensamentos e muitas formas de estar”, acrescentando ainda que “não se deveria fazer comparações entre Homens e Mulheres. Ambos os géneros são importantes na tomada de decisão e na liderança das empresas. Mas, claro, também sei que esta mentalidade ainda não é geral na sociedade e, eu própria, já sofri desse preconceito – e quando aconteceu, só me deu mais força para continuar”.
Vera Guedes prova, assim, que as Mulheres podem alcançar altos níveis de liderança em setores tradicionalmente dominados por homens.

As novidades de 2024

Por todos os fatores mencionados, a GUEDES CORRENTE é uma empresa que se destaca pela sua forma diferenciadora e dedicada de promover a transformação digital e a liderança eficaz na Administração Local. O seu trabalho tem sido fundamental para impulsionar o progresso e o desenvolvimento sustentável de municípios e regiões, capacitando-os a prosperar na era digital e a oferecer serviços de alta qualidade à comunidade.
Assim, a máxima para 2024 é continuar este caminho. “Acredito que com aquilo que conquistámos em 2023, nomeadamente com os Bairros Comerciais Digitais, vamos conseguir alavancar-nos para outros projetos. Temos, também, a perspetiva de autofinanciamento, uma vez que também nos candidatámos para desenvolvermos novos projetos, que nos vão trazer desafios e resultados interessantes, com toda a certeza”, confirma Vera Guedes e finaliza dizendo que “estarmos neste escritório também foi um passo importante na nossa história. Mudámo-nos em novembro de 2022 e queremos continuar a crescer neste espaço a médio e longo prazo”.
Os motivos de celebração pelos feitos conquistados são muitos – mas a perspetiva de sucesso para os próximos tempos é muito maior. Estaremos aqui para comprovar.