SRS Consulting, uma empresa em ascensão

No passado dia 24 de outubro, data que assinalou os seis anos de «vida» da SRS Consulting, a Revista Pontos de Vista foi até ao novo escritório da empresa, no Porto, para conversar com os seus gestores, Elisabete Oliveira Martins e Fernando Martins. Entre diversos assuntos, os próprios abordaram a mudança de espaço, fator que revela o crescimento contínuo da marca, mas também as novidades que irão emergir em 2024. Fique a par.

468

A SRS Consulting é uma empresa inovadora, que surgiu em 2017 com a missão de satisfazer as crescentes necessidades do mercado. Desde a sua fundação, a empresa tem vindo a destacar-se no cenário empresarial, ao oferecer serviços de consultoria de gestão, de contabilidade, de fiscalidade e de recursos humanos.
Elisabete Oliveira Martins, gestora desta marca juntamente com Fernando Martins, afirma, desde logo, que “o meu percurso profissional, que passou por diversas empresas de caráter multinacional, permitiu-me ter uma visão global. Aquando da criação da SRS Consulting, sabíamos que o mercado necessitava, com premência, de informação rigorosa – essa era, de facto, a maior lacuna no momento. Era urgente que houvesse quem possibilitasse o acesso à informação de forma transparente”. É com esta missão em vista que a empresa tem vindo a concretizar, ao longo dos seus seis anos de «vida», o objetivo primário delineado desde o dia número um.
Certo é que, atualmente, o sucesso desta marca pode ser atribuído a uma combinação de fatores-chave, que inclui uma equipa de profissionais altamente qualificados, uma abordagem orientada para o cliente e um compromisso constante com a excelência. A SRS Consulting sabe, e esforça-se todos os dias, para compreender as necessidades específicas de cada cliente e para garantir soluções para cada adversidade.
Ainda assim, sabemos que, o setor onde a marca se insere, é altamente competitivo – e é, por isso, fundamental que estas soluções sejam vanguardistas. Para Elisabete Oliveira Martins, a SRS Consulting, sempre assumiu uma atitude diferenciadora, “mesmo na pandemia, conseguimos ser uma mais-valia para os nossos clientes, isso é algo que nos deixa muito orgulhosos. Qualquer empresa sabe que existem ciclos económicos e é preciso que o gestor saiba antecipar os desafios. Nesse processo, nós somos, como eu costumo dizer, as «molas amortecedoras». É esse conforto que temos vindo a proporcionar e é o que nos distingue no mercado”.
Compreendemos, por isso, que uma das características mais distintivas da empresa, é a sua capacidade de adaptação e inovação. Sabemos que o mercado está em constante evolução e que a SRS Consulting investe em pesquisa e desenvolvimento contínuos, através de uma constante aprendizagem e formação, para permanecer na vanguarda das melhores práticas e tendências emergentes – algo que assegura que os clientes possam beneficiar, sempre, das soluções mais atualizadas e eficazes.

O compromisso com a inovação e com a formação

As áreas em que a SRS Consulting atua têm sido marcadas por uma crescente tendência de inovação e competitividade – e a marca tem sabido traçar este caminho, muito antes de o tema da transformação digital ser discutido.
Prova disso mesmo é a cronologia da empresa. A mesma foi constituída em 2017 e, em 2018, investiu num software que permitiu um nível de automatização elevado, nomeadamente no que concerne ao serviço de outsourcing. Posteriormente, com a chegada da pandemia da Covid-19, em 2020, e de todos os seus desafios, já a SRS Consulting se destacava no que concerne à transformação digital, conceito extremamente impulsionado pelos tempos complexos que se viveram nessa altura. Na conjuntura de confinamento e de adaptação a uma nova realidade, esta marca já se encontrava um passo à frente.
“O investimento que fizemos dois anos antes da pandemia mostrou ser uma mais-valia muito grande com a chegada da mesma. Nessa altura, já tínhamos o sistema necessário e os colaboradores formados para o utilizar. Soubemos, desde logo, que tínhamos hipótese de trabalhar a partir de casa devido ao nível de atuação que já tínhamos, e pudemos salvaguardar as nossas pessoas muito antes de o Governo decretar confinamento nacional”, reitera a líder da empresa.
Desde sempre que esta empresa optou pela automatização, seja a nível de equipamentos, de programas, software, hardware, entre outros, precisamente pela vontade de estar entre os melhores players do mercado. Mas não fiquemos por aqui. Também a formação teve (e tem) um papel fulcral nesta história de sucesso.
A SRS Consulting é muito mais do que uma empresa comum – é um veículo dedicado à promoção da formação e da aprendizagem contínua, tanto para gestores como para colaboradores. Desde a sua fundação, tem feito da educação e do desenvolvimento profissional um pilar central da sua filosofia.
A compreensão de que o sucesso a longo prazo de uma organização depende do constante crescimento e aprimoramento da sua equipa é fundamental para a abordagem da empresa. Por esse motivo, a mesma oferece oportunidades de formação e desenvolvimento para os colaboradores, tal como Elisabete Oliveira Martins e Fernando Martins, enquanto também formadores, afirmam: “até incentivamos que eles próprios progridam nos estudos, porque além de ser uma mais-valia profissional é uma mais-valia pessoal”.
Como resultado deste compromisso com a formação e aprendizagem contínua, a SRS Consulting não ajuda apenas os seus clientes a superarem desafios empresariais, também os ajudam a prepararem-se para o futuro de maneira eficaz. A marca compreende que o mundo dos negócios está em constante evolução, e aqueles que se mantêm atualizados e continuam a aprender são mais bem-sucedidos a longo prazo.

Uma visão sobre o mercado

No setor onde a SRS Consulting atua, várias foram as mudanças significativas que ocorreram no mercado, justamente devido à constante modernização. Para os nossos entrevistados, “essas mudanças têm introduzido vantagens notáveis para o mercado. Hoje, vivemos um momento em que a mudança é constante e rápida. A inovação tem obrigado os players a adaptarem-se, a fazerem diferente e, sobretudo, melhor. É preciso cada vez mais estarmos a par não só do que é a inovação (porque surge das mais variadas formas), e se é produtiva e eficiente no nosso negócio. Mas não nos esqueçamos que, para ser produtiva e eficiente, também é preciso que exista formação, de forma a capacitar o capital humano para que possa colocá-la na prática, senão de nada vale o investimento”.
Os mesmos acrescentam ainda que “é isso que temos tentado fazer, apesar de sabermos que existe uma dificuldade geral a nível de investimento, uma vez que o nosso setor não foi beneficiado com grandes apoios ou fundos. O que quer dizer que, para as empresas investirem em soluções inovadoras, têm de o fazer por capital próprio. Nós temos a sorte de o conseguir fazer, fruto do desempenho e dos resultados da empresa”.
No que diz respeito à Inteligência Artificial, os gestores da SRS Consulting asseguram que é algo que veio para ficar e que será, efetivamente, muito vantajosa. O truque da sua utilização será “o equilíbrio entre a «máquina» e o humano. A «máquina» é boa na parte automática e nós temos sensibilidade ao detalhe. Somos da opinião que em menos de um ano, a maior parte dos players com capacidade no nosso setor vão optar por incrementar estas soluções”.
A verdade é que, novamente, a SRS Consulting está na vanguarda dessas mudanças, garantindo que os seus clientes estejam bem posicionados para prosperar num ambiente empresarial em constante evolução.

Sobre o escritório mais recente

A SRS Consulting passou de duas salas de pequena dimensão, para um espaço amplo e altamente customizado e pensado para o futuro. O novo escritório da empresa encontra-se na Rua de Egas Moniz, no Porto, e é sinónimo de crescimento e de objetivos concretizados – a sorte (ou o destino) assim o quis.
“Felizmente conseguimos encontrar este espaço, que numa fase inicial estava completamente amplo, o que para nós foi ótimo porque pudemos desenvolver, juntamente com um Arquiteto, um projeto que correspondesse aos planos que temos traçados para a empresa a curto prazo”, confirmam os nossos interlocutores.
Este novo escritório foi criteriosamente desenhado para abranger, claro está, a SRS Consulting e todos os serviços prestados, mas também para desenvolver, numa parte autónoma, o serviço de Solicitadoria, projeto abraçado exclusivamente por Fernando Martins. Embora este serviço nada tenha a ver com a empresa, irá complementar as suas soluções, dando uma resposta mais rápida e eficaz aos clientes que o solicitam.
Mas não é só. Este espaço foi ambicionado também para responder à formação que, tanto Elisabete Oliveira Martins como Fernando Martins, pretendem potencializar.
“Uma vez que ambos somos formadores, esta vertente será uma grande aposta nossa no próximo ano. Cada vez mais os empresários sentem dificuldades em compreender, na sua plenitude, determinados conceitos. Existe alguma iliteracia financeira, fiscal e jurídica que gostaríamos de colmatar através do nosso conhecimento sobre essas áreas. Esta formação será, portanto, desenvolvida e colocada em prática no nosso escritório, numa sala também já desenhada para esse efeito”.
Na SRS Consulting nada acontece ao acaso. 2024 será um ano promissor para esta que é uma empresa que pensa em cada pormenor presente e, sobretudo, futuro.