XTB reforça aposta na inteligência artificial e dá o primeiro passo para criar nova equipa focada no setor

A XTB reforçou a sua aposta na inteligência artificial ao contratar Tomasz Gawron para criar e liderar a equipa de IA da empresa. Esta equipa será responsável por implementar de forma eficiente mecanismos de inteligência artificial nas plataformas da XTB, por forma a garantir formas de investimento mais eficientes e seguras.

251

A ação desta equipa vai permitir um maior e mais eficiente acesso a informação de forma personalizada, para que os utilizadores dessas plataformas possam tomar decisões rápidas e otimizadas baseadas em informação fidedigna. Além disto, os utilizadores das plataformas da XTB vão poder comparar vários instrumentos financeiros de forma mais acessível e contar com mais informações, permitindo que os utilizadores dispor de toda a informação necessária para definir os seus investimentos de forma segura e responsável sem sair dessas plataformas.

Ao assumir esta nova responsabilidade de Head of AI da XTB, Tomasz Gawron explica: “as análises que exigiam vários instrumentos diferentes e horas a fio de pesquisa, vão ser possíveis de fazer em poucos minutos. Vai ser mais fácil simular os melhores e os piores cenários e tomar as medidas necessárias para responder a todas essas possibilidades. As decisões vão estar sempre a cargo dos utilizadores, mas as informações que vão receber dessas análises quase instantâneas vão permitir desenvolver estratégias de investimento mais consistentes e rentáveis”.

A aplicação eficiente de tecnologia de ponta exige uma forte componente operacional e, por isso, a equipa de IA vai estar a acompanhar de forma próxima e constante o desempenho destes novos mecanismos, para assegurar as melhores soluções e mitigar potenciais riscos. Tomasz Gawron sublinha que “os modelos de IA são tão eficientes quanto a informação que é usada para os alimentar. Por isso mesmo, as nossas soluções de inteligência artificial vão ser constantemente observadas para evitar anomalias e desvios de dados em larga escala”.

Para efetuar este controlo, a equipa de IA da XTB irá fazer comparações contínuas entre a informação que é fornecida pelos novos produtos baseadas em inteligência artificial e as análises realizadas pelos consultores da empresa e por bases de dados externas. Além disso, a equipa liderada por Tomasz Gawron vai garantir que estes novos mecanismos são baseados em vários módulos interdependentes, com o objetivo de desenvolver soluções que possam analisar as informações fornecidas pelo próprio sistema, corrigindo automaticamente potenciais anomalias.

Numa primeira fase, esta tecnologia será aplicada apenas a processos internos, como a seleção e fornecimento de notícias associadas ao mercado e a diferentes estratégias de investimento. Contudo, o objetivo da empresa é que estes mecanismos sejam implementados em todos os produtos da XTB, potenciando o desenvolvimento de produtos inovadores que ofereçam informações fidedignas e capazes de guiar os utilizadores das plataformas da empresa pelas estratégias de investimento mais adequadas a cada um.

Para Adam Dubiel, Chief Product & Technology da XTB, “enquanto empresa fintech com uma base de clientes a nível mundial, esforçamo-nos constantemente para estar na vanguarda das tecnologias de inteligência artificial e de machine learning. Esta nova aposta da XTB é fundamental para acelerar a implementação de soluções de inteligência artificial maduras e para enriquecer as nossas competências de machine learning. Não só consideramos que estas tecnologias são necessárias para melhorar a nossa análise de dados e o nosso acompanhamento e apoio a cada cliente, como também vemos nelas uma oportunidade para garantir um aumento na produtividade dos nossos colaboradores”.