Com mais de 3,3 milhões de pessoas a utilizar de plataforma em Portugal todos os meses*, trata-se de um mundo vibrante onde a inspiração e a criatividade podem prosperar sem barreiras, e as oportunidades de negócios são ilimitadas. “Discover TikTok Portugal” foi o evento realizado pela plataforma em Lisboa, servindo para demonstrar todo o seu potencial a criadores, parceiros e marcas.
O TikTok tornou-se um verdadeiro palco global para talentos inexplorados. Aqui, uma marca ou criador local podem facilmente destacar-se globalmente pela sua autenticidade e criatividade. Trata-se assim de uma ferramenta poderosa para disseminar a cultura portuguesa para o mundo.
TikTok abrange todos os setores
O TikTok mudou a forma como os conteúdos são criados, descobertos e consumidos na era digital: o seu sistema de recomendação único e a abordagem de conteúdos gerados pela comunidade permitem descobrir um leque diversificado de criadores, independentemente da sua localização geográfica e antecedentes. É uma plataforma aberta, onde a criatividade e a autenticidade estão no centro de tudo. Com os conteúdos a deixarem de ser unidireccionais, todos têm espaço para partilhar o seu interesse ou envolver-se com um interesse em comum através do seu POV (ponto de vista) único, o que conduziu a uma comunidade democrática e diversificada, que é hoje a força vital do TikTok.
Este ano, a comunidade BookTok em Portugal registou um crescimento notável, particularmente sob a hashtag #BookTokPortugal, que acumulou mais de 140 milhões de visualizações. Entre os diversos criadores que prosperam neste espaço está Beatriz Rosa, conhecida como @rosasininho, que se foca na literatura LGBTQ+ e rapidamente se tornou uma figura de relevo, tanto na comunidade BookTok, como na comunidade LGBTQ+. Também a comunidade de Makeup/lifestyle é uma das mais icônicas na plataforma, com diversos criadores portugueses a destacarem-se globalmente.”Mais do que uma plataforma de entretenimento, para mim o TikTok representa a oportunidade de explorar coisas novas todos os dias, tanto enquanto utilizadora, como criadora. Abro a plataforma e vejo conteúdos que me inspiram e gravo-os com a esperança de inspirar também outra pessoa.” Mind of Mary, criadora de conteúdos no TikTok.
A diversidade e pluralidade de parceiros que abraçaram a plataforma, de diferentes setores como o desporto e o entretenimento, permitiu ao TikTok representar cada vez mais as nuances típicas de Portugal. É com grande orgulho que o TikTok acolheu contas como a Volta a Portugal em Bicicleta (@voltaaportugal), o Festival da Canção (@festivaldacancao) ou a Federação Portuguesa de Futebol (@portugal).
TikTok investe na comunidade
Para permitir que a criatividade prospere e que os criadores se sentem seguros para exprimir o seu verdadeiro “eu”, o TikTok está a investir fortemente na segurança da plataforma, com mais de 40 000 (dos quais +6 000 moderadores na Europa) pessoas dedicadas a trabalhar para a segurança da plataforma.
A plataforma aplica rigorosamente as suas Diretrizes da Comunidade para proibir violações de conteúdos. Já para aumentar a segurança dos utilizadores, especialmente para o público mais jovem (13+), o TikTok utiliza ferramentas tecnológicas avançadas e definições de segurança robustas. Uma das mais importantes medidas, introduzida em março de 2023, inclui um limite de visualização diária de 60 minutos por defeito para utilizadores com menos de 18 anos, uma restrição que quase três quartos dos jovens utilizadores optaram por manter. Outras salvaguardas incluem contas privadas predefinidas para utilizadores com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, a restrição de mensagens diretas a maiores de 16 anos e a limitação da capacidade de iniciar uma sessão LIVE a utilizadores com mais de 18 anos.
Para além da segurança, o TikTok também se concentra na promoção de relações e parcerias locais, reconhecendo a sua importância na obtenção de conhecimentos e nuances culturais essenciais para o reforço da comunidade e para o desenvolvimento de laços locais. Em Portugal, o envolvimento do TikTok vai para além dos negócios: a plataforma cultivou relações sólidas com a Secretaria de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, a Miúdos Seguros e a APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros), fomentando estas ligações para obter uma compreensão profunda e servir eficazmente o mercado português.
“A leitura é uma ferramenta poderosa. Criar novos mundos e novas interpretações do mundo em que vivemos é o caminho para um futuro melhor para as próximas gerações. Por detrás de cada salto humano encontramos um escritor e um livro. E é por isso que na APEL pensamos que os hábitos de leitura são o caminho imediato para uma sociedade melhor. Nos últimos anos, temos visto as redes sociais e as plataformas assumirem um papel importante na disseminação de hábitos de leitura e de uma conversa sem filtros entre pares em torno de escritores e da leitura. Principalmente o TikTok, que tem sido uma das principais alavancas para aumentar os hábitos de leitura em Portugal. É muito importante ver o impacto positivo que o TikTok está a ter na compra de livros também e especificamente nas novas gerações e é por isso que as editoras e livrarias vêem no TokTok um meio muito importante para os seus negócios e a necessidade de o ter como uma ferramenta salutar e regulada para fomentar o amor pela litura em cada vez mais pessoas e a paixão do ativismo pela literacia”. Pedro Sobral, Presidente da APEL
TikTok, onde os anúncios se integram com os interesses dos utilizadores
O TikTok está a revolucionar o panorama do marketing digital em Portugal, oferecendo a empresas de todas as dimensões soluções de publicidade versáteis que se integram perfeitamente nos interesses dos utilizadores. Esta plataforma destaca-se não apenas como um canal de marketing, mas como um centro dinâmico de envolvimento do utilizador, onde a descoberta de conteúdos conduz frequentemente a ações diretas do consumidor. Os dados são impressionantes: utilizadores do TikTok são 1,5 vezes mais propensos a comprar produtos que encontram, com 37% a fazerem compras por impulso.
O que distingue a publicidade do TikTok é a sua integração natural na cultura única da plataforma, orientada para os criadores. Ao contrário de outras plataformas de vídeo, em que apenas 53% dos utilizadores apreciam os anúncios, 63% dos utilizadores do TikTok interagem com os mesmos, optando frequentemente por vê-los em vez de os passar à frente. Esta taxa de envolvimento impulsionou o TikTok para o topo do relatório Media Reactions da Kantar, destacando a sua eficácia em captar a atenção dos consumidores e dos profissionais de marketing. No entanto, captar a atenção é apenas o primeiro passo. Transformar essa atenção em ações significativas para as empresas requer a criação de interesse e confiança. O TikTok ajuda neste processo, ao redefinir as abordagens publicitárias tradicionais, permitindo que as marcas estabeleçam facilmente ligações significativas com os clientes. Como acreditam 79% dos criadores do TikTok, o sucesso nesta plataforma não requer nada mais do que um smartphone e uma pitada de criatividade.
Um exemplo notável desta abordagem inovadora é a campanha de seleção de avatares da FOX Portugal. A FOX envolveu diretamente os utilizadores, convidando-os a criar avatares utilizando um efeito especial, com a promessa de apresentar o avatar escolhido numa nova série. Esta campanha não só foi bem sucedida dentro da aplicação, como também causou impacto fora dela, demonstrando como os anúncios e as marcas têm mais impacto quando se relacionam com o público e o envolvem ativamente.
“O trabalho conjunto desenvolvido pela NOS com o TikTok permitiu-nos avançar completamente na customer journey, ou seja, desde a construção de awareness/engagement até à geração de vendas digitais. Numa lógica de test & learn, temos obtido resultados cada vez mais interessantes, com a perspetiva de evoluir para outros P&S e segmentos de mercado.” Sandra Mota – Directora de Meios da NOS Comunicações.
TikTok estimula a descoberta de músicas
O TikTok é uma plataforma onde a música é crucial para efeitos de criação, mas também para que os espectadores tenham uma experiência de vídeo envolvente. A experiência única do TikTok torna possível não só descobrir ou redescobrir música, mas também conhecer novos artistas e estilos musicais.
David Carreira, o famoso cantor e ator português, também está na plataforma e reconhece que, atualmente o TikTok é uma das formas mais importantes de chegar ao seu público. “O TikTok é definitivamente uma das minhas plataformas favoritas neste momento. Uma ferramenta de trabalho super importante e uma das melhores formas de nos mantermos próximos dos nossos fãs” David Carreira, ator e cantor.
Esta comunidade no TikTok desempenha, de facto, um papel importante na distribuição de música: o estudo TikTok Marketing Science, InSites Consulting e PRS IN VIVO realizado em 2021 mostra que 80% dos utilizadores da plataforma descobrem novas músicas através do TikTok e 67% são mais propensos a procurar uma música que ouviram no TikTok numa plataforma de streaming.