“A Amanze & Associados perspetiva continuar a ser um parceiro legal de confiança para os seus clientes”

A Amanze & Associados - Sociedade de Advogados, é um dos principais especialistas e uma referência em Moçambique no seu setor de atuação, perpetuando uma dinâmica assente num ADN de transparência, rigor e confiança. Costa Amanze, Fundador e Managing Partner, deu-nos a honra de figurar nas nossas páginas e como profundo conhecedor da realidade de Moçambique, em diversas áreas, contou como a Amanze & Associados tem realizado um périplo que a levou ao patamar da excelência.

343

A Amanze & Associados é uma prestigiada firma moçambicana de prestação de serviços jurídicos em toda a abrangência permitida por lei. Enquanto Managing Partner desta marca, como define a evolução da mesma até ao momento?
A firma, potenciada pela proficiência, rigor profissional nos padrões de qualidade também muito altos, tem vindo a fortalecer-se como uma marca de referência no seu segmento de negócio, facto que em 2023, pode ser comprovado pela notoriedade e regularidade com que é demandada por clientes, nacionais e internacionais, participando ativamente em iniciativas e parcerias que impactam positivamente na economia nacional.

O ano de 2023, como tantos outros, foi de desafios e de oportunidades. Quais foram os principais marcos e conquistas da Amanze & Associados ao longo destes últimos meses? De que forma, a empresa, enfrentou os desafios existentes e os superou de forma bem-sucedida?
De facto, 2023, foi um ano que ficou marcado por grandes desafios que, entretanto, foram sendo gradual e progressivamente vencidos através da implementação criteriosa e rigorosa de processos de identificação, avaliação e gestão de riscos. O maior desafio, no entanto, foi a expansão territorial da firma, com a abertura de uma sucursal em Pemba, na província de Cabo Delegado, que era um dos principais objetivos da firma para o ano de 2023 e esse objetivo foi concretizado.

Recentemente, a Amanze & Associados e a ACIS formalizaram uma parceria institucional. Que significado tem esta parceria?
A ACIS é um parceiro estratégico importante, com o qual a firma colabora, desenvolvendo algumas ações conjuntas, umas para a melhoria do ambiente de negócios em Moçambique, outras para a dinamização de processos de reforma legal, em coordenação com diversas instituições governamentais e do sector privado, além de promover e prestar, assessoria jurídica direta aos membros da ACIS. Convém referir que a firma, além da ACIS, desenvolve relações de parceria e colaboração regular e profícua, igualmente, com a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) e, é membro pleno e ativo da Associação de Conteúdo Local de Moçambicana (ACLM), da Câmara de Comércio Moçambique-Estados Unidos de América.

Um dos desafios que emergiu no mundo do Direito foi a digitalização. Em que medida, a Amanze & Associados tem incorporado a transformação digital no exercício da sua advocacia? Que ideias/iniciativas digitais foram adotadas pela empresa, de forma a otimizar processos legais e melhorar a eficiência?
A firma, apesar de atuar num segmento de atividade não ainda profundamente abalado pela digitalização, tem, no entanto, dedicado uma atenção especial às mudanças e desafios impostos pela digitalização. O marketing jurídico digital, por exemplo, e todas as vantagens associadas, tem sido uma das principais apostas da firma para consolidar a posição da marca no mercado, através do uso das várias e diferentes plataformas de informação e comunicação.

Sendo uma marca sediada em Moçambique, como define as particularidades do sistema jurídico do país? Existem desafios ao atuar no contexto legal moçambicano?
O sistema jurídico moçambicano pertence à uma grande família do direito, o romano-germânico e como tal, havendo dificuldades, pode-se dizer que essas dificuldades não são específicas de Moçambique. Os desafios que atualmente se colocam para o sistema jurídico moçambique, tem que ver com a necessidade urgente de reforma legal (já inciada mas ainda incipiente), para integrar novos institutos jurídicos, cuja regulação reclama a sua sistematização.

Esta é uma empresa moçambicana, com relação estabelecida e consolidada com Portugal? Como define a natureza da relação da marca com o mercado português?
A relação da firma com Portugal traduz-se, essencialmente, no provimento de serviços jurídicos que a firma disponibiliza aos cidadãos e investidores portugueses que optam por investir em Moçambique e também, no âmbito do comércio internacional, na assistência jurídica que a firma providência aos investidores moçambicanos que têm relações comerciais com parceiros de Portugal. Nesse particular, felizmente, a firma tem recebido uma demanda que satisfaz as expectativas e, por isso, a aposta é continuar a dedicar uma atenção especial a esse nicho importante de clientes, os atuais e os que se espera que venham.

Na qualidade da sua atuação, «vive» a necessidade de fomentar e capacitar o desenvolvimento da equipa que integra a Amanze & Associados? Que papel os Recursos Humanos têm tido no sucesso e distinção da marca?
Uma das maiores, se não a maior prioridade da firma, desde a sua fundação, tem sido a qualidade e competência do capital humano que na Amanze & Associados, é o ativo mais importante. Por esse motivo, o empenho da firma tem sido no sentido de assegurar que os colaboradores, além do treinamento e aperfeiçoamento regular das suas habilidades e competências profissionais, em diversas matérias, tenham um ambiente de trabalho saudável e tenham, também, oportunidades de progressão e crescimento profissional.

Falemos, agora, do futuro. Quais são as metas e objetivos estabelecidos pela Amanze & Associados para 2024? Já no que concerne ao mercado, como perspetiva a área do Direito no próximo ano?
Os principais objetivos da firma passam, necessária e inevitavelmente, por dinamizar o crescimento sustentável da firma, manter o foco e empenho na consolidação e fortalecimento da firma através do estabelecimento de parcerias estratégicas e que agreguem valor aos esforços da firma para continuar a ser um ator importante na sua área de atuação e na melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados aos clientes. É também um objetivo importante, reforçar a presença e atuação da firma nas regiões centro e norte de Moçambique. Acima de tudo, Amanze & Associados perspetiva continuar a ser um parceiro legal de confiança para os seus clientes, dos vários segmentos, especialmente, os empresários e investidores, nacionais e estrangeiros.