Gestão de talento e benefícios da Natixis em Portugal novamente distinguidos

A Natixis em Portugal foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, com a certificação Top Employer Portugal 2024 pelo Top Employers Institute Portugal, a principal certificadora especializada em identificar e avaliar a excelência de políticas e práticas de gestão de pessoas, que atribui anualmente esta distinção às empresas com as melhores práticas em Recursos Humanos.

Data:

Sediado no Porto desde 2017, o Centro de Excelência da Natixis em Portugal integra uma equipa de 2.300 colaboradores, constituída por mais de 30 nacionalidades, que desenvolve soluções inovadoras para o negócio, operações e cultura de trabalho do Groupe BPCE em todo o mundo. Esta certificação, que auditou mais de 300 práticas de Recursos Humanos, avaliou diversos projetos que a Natixis desenvolveu em Portugal, no âmbito da sua aposta nos benefícios e na experiência do colaborador, enquanto elemento principal da sua estratégia de atração e retenção de talento.

“Na Natixis procuramos desenvolver, desde o primeiro dia, uma cultura organizacional diferenciadora, que promova a diversidade e a multiculturalidade, a criatividade e a conexão, adaptando-nos continuamente à mudança, e sendo um espaço onde todos os colaboradores podem ser livres para desenvolver o seu máximo potencial, sentindo-se ouvidos, envolvidos e valorizados”, comenta Maurício Marques, Diretor de Recursos Humanos da Natixis em Portugal. “Sermos distinguidos, pelo segundo ano consecutivo, com esta certificação do Top Employers Institute Portugal, é um reflexo do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo destes sete anos de existência da Natixis em Portugal. O nosso compromisso de crescimento no país só é possível com a implementação de práticas inovadoras de gestão de talento, que beneficiem o bem-estar e a satisfação dos nossos colaboradores e que, consequentemente, se reflitam na atividade de todas as operações do grupo”, acrescenta.

O projeto da Natixis no Porto representa um dos maiores investimentos em recursos humanos realizados pelo Groupe BPCE em todo o mundo, seja através da aposta em benefícos flexíveis em diversas áreas, que podem ser selecionadas pelo próprio colaborador em função das suas necessidades, como, por exemplo, educação, formação, saúde e bem-estar, transportes, tecnologia, entre outras; seja através do Loyalty Program, que contempla dias adicionais de férias em função da longevidade na empresa, um Wellbeing Voucher e um Career Award, atribuído aquando do quinto aniversário; de programas de línguas (português, inglês e francês), que contam com cerca de 700 colaboradores inscritos; ou de incentivos à mobilidade sustentável, através da atribuição de um voucher por colaborador que promove a utilização de transportes verde.

Destacam-se ainda os Tech Dojos, uma iniciativa que pretende apoiar o desenvolvimento de competências na área tecnológica (Business Analytics, Quality Assurance e Power BI), independentemente da função exercida, com o objetivo de preparar os colaboradores para o próximo passo no seu percurso profissional ou apoiar as equipas a auto-organizarem-se criando comunidades em torno das suas áreas de interesse. Ainda na área da formação, a Natixis promove a realização de Academias COBOL, um programa de reskilling nesta linguagem de programação com formadores especializados, aberto também a pessoas externas à organização, que pretende consolidar competências para dar resposta a projetos reais.

Para além disso, mais recentemente, a Natixis inaugurou as Villages, um conceito totalmente inovador e disruptivo, que inspira e potencia o trabalho colaborativo e a criatividade, para tirar o melhor partido do modelo de trabalho híbrido. As Villages demonstram a vontade da Natixis de criar espaços que dão um verdadeiro significado às idas ao escritório, que devem privilegiar as reuniões de equipa, brainstormings e a partilha de ideias, sendo um exemplo pioneiro dos escritórios do futuro. Em 2023, foi inaugurado um novo piso das Villages, que contam atualmente com dois pisos, com a representação de quatro continentes e 12 cidades – Manaus, Santiago, Dakar, Paris, Porto, Mascate, Cidade do México, Xangai, Tóquio, Londres, Bangalore e Brooklyn.

Estas iniciativas e os programas de recrutamento da Natixis em Portugal, cujas oportunidades estão disponíveis online, colocam a empresa entre os melhores empregadores do país. Para além disso, a unidade de negócio Global Financial Services, a componente internacional do Groupe BPCE, da qual a Natixis em Portugal faz parte, recebeu esta certificação pelo Top Employers Institute France pelo oitavo ano consecutivo.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 128

Popular

Mais Artigos deste tipo

Burger King em Silvares pelas mãos da Work3

A chegada do estabelecimento de restauração e bebidas Burger...

Work3 e o seu projeto Burger King em Lourosa

A Work3 apresenta um projeto Burger King na freguesia...