Work3 – Sudoeste Retail Park

A Work3 desenvolveu o projeto para o futuro Sudoeste Retail Park em Alcantarilha, Silves, que foi inaugurado no dia 6 de junho de 2022. A participação da Work3 neste conjunto comercial de Alcantarilha assumiu um especial destaque no portfólio da Work3, não só por se tratar de um desafio que ativou diferentes valências da empresa, envolvendo toda a equipa, mas também pela consciência que a marca teve da importância que o projeto assumiu na criação de postos de trabalho na região.

Data:

Conjunto Comercial na Quinta do Rogel, Alcantarilha, União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, concelho de Silves.
O conjunto comercial é composto por 6 unidades independentes em torno de uma praça central de distribuição. À entrada ao terreno, os utilizadores poderão identificar facilmente o edifício dominante e o posto de combustíveis, tendo em seguida a oportunidade de localizar a praça de reunião central e os edifícios que circundam o edifício principal.
O edifício principal destacar-se-á pela sua dimensão, não só em longitude, como em altitude. A cobertura deste volume arquitetónico revela a sua caraterística mais impactante, mimetizando o ritmo das coberturas dos aglomerados habitacionais tradicionais, formalizando assim uma série de planos contínuos entre si. Os acessos variam conforme o posicionamento das lojas, mas todos eles ocorrem na orientação Nascente, enquanto os acessos destinados a cargas e descargas, assim como a todos os serviços se darão a sul e poente onde existe um eixo de circulação destinado a veículos pesados.
A sua implantação em forma de “V” com uma ligeira torção a norte sugere aos utilizadores a praça principal, atraindo-os para uma área côncava e protegida da envolvente próxima à EN 125. Neste volume menos dominante destinado a pequenos comércios de restauração poder-se-á descansar e desfrutar da envolvente arborizada e arquitetonicamente apelativa.
A circulação entre os diversos volumes torna-se assim dinâmica e fluída, proporcionando a instalação de pequenas esplanadas para usufruto do utilizador.
Em toda a proposta, de forma pedonal, o utente não possui nenhuma barreira física desde os passeios até ao interior dos edifícios. Existem, no entanto, sinalizações verticais e horizontais que permitem ao utente circular em segurança quando atravessa zonas de percurso automóvel.
Existem diversos espaços verdes que pretendem servir de enquadramento urbanístico à proposta, albergando e protegendo diversas espécies vegetais autóctones.
Os revestimentos em betão betuminoso são impermeáveis. Os espaços revestidos a bloco de betão são semipermeáveis e os espaços verdes são materiais permeáveis.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 136

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Nestes 20 anos, fomos desafiados a evoluir, inovar e adaptar-nos a um mundo em constante mudança”

Quantos de nós, quando somos pequenos, nos perguntam: “O...

“Festas Felizes sem comprometer a Saúde”

Num País onde a roda dos alimentos é utilizada...

Welcome Discover Angola, a Sustentabilidade do Turismo e a valorização da Economia local

A completar o seu primeiro aniversário, o Welcome Discover...