Presente em Portugal há mais de 25 anos, a empresa tem vindo a registar um elevado crescimento do seu volume de negócios e, consequentemente um aumento do número de colaboradores, o que levou à necessidade de ter um responsável só dedicado às pessoas e à implementação de políticas de Recursos Humanos fortes e sustentáveis para reter e atrair talento.
Sobre a sua missão, Margarida Filipe diz que a relação com os colaboradores é a sua prioridade e pretende “contribuir diariamente para uma cultura de proximidade com os colaboradores, bem como, implementar uma estratégia de Recursos Humanos que ajude a sustentar o crescimento da Jungheinrich Portugal”. Salienta ainda que “as políticas de retenção, atração e desenvolvimento de talento são um dos nossos pilares, assim como, uma cultura igualitária, de inclusão e diversidade”. É seu objetivo reforçar os planos de carreiras, as políticas de benefícios e o desenvolvimento constante das competências dos colaboradores.
Mário Reis, Managing Diretor da Jungheinrich Portugal, explica que: “Na Jungheinrich Portugal, as pessoas são a razão do nosso sucesso e para apoiar as suas necessidades, expetativas e perspetivas de desenvolvimento considerámos ser necessário elevar o nosso nível no que diz respeito à gestão dos recursos humanos. Sabemos que oferecemos excelentes condições de trabalho, mas, per si, isso não é suficiente. Precisamos de políticas efetivas de retenção e atração que permitam acompanhar o nosso contínuo crescimento. Precisamos também de consolidar as bases da nossa cultura, em vertentes tão diversas como a flexibilidade laboral, o bem-estar, a diversidade, a inclusão e a felicidade. Queremos construir um excelente lugar para trabalhar onde as pessoas se sintam bem e seguras. Acreditamos que a Margarida Filipe é a pessoa certa para nos ajudar nesses objetivos”.
Com 10 anos de experiência profissional em Gestão de Pessoas, Margarida Filipe iniciou o seu percurso profissional em 2013 como Consultora de RH na Multipessoal e, posteriormente na Adecco (em 2016). Passou pela área farmacêutica, no Grupo Medinfar (em 2018), e nos últimos três anos pelo setor da grande distribuição, no Grupo Bimbo, como People Manager.
A nova responsável é formada em Ciências Psicológicas e Mestrado em Psicologia Social e das Organizações, pelo ISPA – Instituto Universitário (Instituto Superior Psicologia Aplicada).