O Banco Interatlântico – A História

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O Banco Interatlântico (BI), é filial da Caixa Geral de Depósitos em Cabo Verde.

Em Fevereiro de 1998, a CGD inaugurou uma Sucursal em Cabo Verde, com o objectivo de aproveitar as potencialidades de uma economia em desenvolvimento e de contribuir para a dinamização do sistema financeiro local.

A Sucursal veio complementar a presença da CGD no território, que já existia sobre a forma de Escritório de Representação do ex-Banco Nacional Ultramarino.

Em 1999, ocorreu a transformação da Sucursal em banco de direito cabo-verdiano, sob a denominação Banco Interatlântico, S.A., passando a CGD a deter 70% do seu capital social. A restante participação accionista encontra-se repartida por um conjunto de empresários e empresas locais.

O posicionamento no mercado

Constituído por uma equipa jovem e dinâmica, comprometida com o desenvolvimento do Banco, toda a actuação do Banco Interatlântico tem sido em prol de ser o banco de preferência e de referência para os seus clientes, com a oferta de uma gama de produtos e serviços dinâmicos e flexíveis e uma clara aposta no segmento empresarial cabo-verdiano.

Rede comercial e serviços

O BI no âmbito da sua política de alargamento selectivo, com abertura de agências em zonas de maior potencial de desenvolvimento económico e crescimento empresarial, possui um total de 9 agências e 2 gabinetes, sendo 5 concentradas na Ilha de Santiago, uma em S. Vicente, duas no Sal e uma na Ilha da Boa Vista.

Empenhado em prestar elevados níveis de serviço e uma oferta de produtos e serviços global, o Banco Interatlântico, SA tem-se destacado especialmente no tocante aos sistemas de pagamento, com desempenho significativo na expansão da rede de automação bancária (ATM e POS) no País.

O BI também tem apostado na emissão de cartões (débito e crédito) tendo sido pioneiro no mercado nacional, com o lançamento de um cartão de débito rede vinti4, voltado exclusivamente para o segmento feminino.

Integração internacional e responsabilidade social

De forma a melhorar a sua capacidade de financiar a economia, o Banco Interatlântico, SA assinou Protocolos com a AFD – Agência Francesa de Desenvolvimento e com a SOFID – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento, que permitiram alavancar a capacidade de financiamentos aos Municípios e às Pequenas e Médias Empresas, respetivamente.

De realçar que nestes protocolos existe adicionalmente um compromisso na promoção dos princípios da boa governação corporativa e no encorajamento da aplicação de elevados padrões de sustentabilidade social e ambiental, constituindo factor relevante de análise dos projectos a financiar, as suas consequências ao nível do impacto no desenvolvimento local (criação de emprego, transferência de conhecimento, formação profissional, transferência de riqueza para as populações, impacto ambiental, etc).

O Banco Interatlântico, S.A., no campo da responsabilidade social é altamente reconhecido pelas suas acções, nomeadamente no seu envolvimento como patrocinador em eventos e projectos que visam a recolha de contributos, para uma melhoria constante das causas sociais, nas suas várias vertentes, como a educação, a cultura, a saúde e o desporto.

2015 fica marcado pelo lançamento do primeiro Relatório de Sustentabilidade de um Banco em Cabo Verde, apresentado em Maio, e que espelha a responsabilidade social e a sustentabilidade do modelo de negócio e do posicionamento empresarial do Banco Interatlântico, SA.

Resultados consistentes: A evolução recente

O ano de 2019 foi o culminar das melhorias registadas até então e que permitiu ao Banco atingir um resultado líquido de c. de 477 mil contos, o melhor da história do Banco Interatlântico, S.A. Neste ano, o Banco completou o seu 20º aniversário.

O ano de 2020 ficou marcado pelo ano da Pandemia e que nos obrigou a todos a adaptar à nova realidade. Para ultrapassar todas as dificuldades, o Banco contou com o profissionalismo e empenho dos seus colaboradores, o que permitiu responder às solicitações dos nossos clientes o melhor possível em circunstâncias extremas, nunca se registando disrupções de serviços.

Apesar de tudo, o Banco Interatlântico encerrou o exercício de 2020 com uma evolução muito positiva dos seus principais indicadores de actividade, consolidando-se e reforçando-se como Banco de referência do Grupo Caixa Geral de Depósitos em Cabo Verde.

No segundo semestre de 2021, o Banco iniciou a sua mudança para novas instalações, na sequência de decisões corporativas e da sua Assembleia Geral e a partir de Junho de 2023 todos os serviços centrais estavam já a operar nas novas instalações.

Em 2023 o Banco lançou no mercado uma nova plataforma de internet banking, moderna e intuitiva e a primeira linha de crédito para PME, no valor de 10 milhões de euros, co-financiada pelo BEI. Esta linha é um marco no mercado, tratando-se da primeira vez que o BEI aceita um Banco em Cabo Verde para uma operação desta natureza, o que é reflexo importante da Solidez e Governo do Banco Interatlântico.

O futuro próximo

O BI é um banco de retalho universal, com forte e crescente aposta em implementar em Cabo Verde os mais avançados modelos bancários, nomeadamente de relação com os clientes, inovando permanentemente serviço e qualidade para os clientes.

A inovação é uma aposta permanente do BI:

com desenvolvimento de uma plataforma que permite transferências de dinheiro imediatas, beneficiando os movimentos entre a diáspora e os residentes em Cabo Verde. Com garantia de uma utilização simples e conveniente, consegue promover a abertura de contas de clientes emigrantes;

com abertura de contas via mobile, permite aos emigrantes e residentes abrirem conta no Banco com facilidade  anova app mobile tem uma grande facilidade de utilização, permite uma gestão de transferências e pagamentos simples e intuitiva e assegura a comunicação com o Banco em ambiente seguro e com rapidez de resposta.

Outra forte inovação do Banco é a possibilidade, desde o último trimestre de 2023, de um cliente poder ter crédito ao consumo na hora, num processo muito inovador que permite desembolsar uma operação em 45 minutos desde o pedido do cliente e com o cliente à frente:

Com toda a rede de agências a dominar a plataforma de gestão de crédito registam-se operações desembolsadas em menos de 1 hora após o pedido de cliente. Este processo criou uma nova relação entre os clientes e o Banco.

O Banco realizou um projeto digital transformador para melhorar a eficiência operacional e o envolvimento do cliente, com o objetivo de fornecer serviços bancários remotos de alta qualidade, mantendo a excelência nos canais tradicionais. Esta mudança estratégica deriva da evolução das expetativas dos clientes e da necessidade de manter a sua posição como o Banco preferido em Cabo Verde. Estas inovações melhoraram o serviço ao cliente e também revitalizaram a imagem do Banco.

Prémios e distinções

Nos últimos anos, o Banco Interatlântico, SA, foi distinguido com os seguintes prémios:

The Banker
Bank of the Year Cabo Verde 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023

Global Banking & Finance Review
Best Commercial Bank Cabo Verde em 2017, 2018 e 2019
Best Retail Bank Cape Verde em 2020, 2021 e 2022
Best Corporate Bank Cape Verde em 2020 e 2022
Best Corporate Governance Bank Cape Verde em 2020, 2021 e 2022
Banking Customer Satisfaction & Happiness Cabo Verde em 2021
Decade of Excellence Banking Group Cabo Verde em 2021 e 2022
Best CSR Bank Cape Verde em 2022
Best Private Bank Cape Verde em 2022

World Economic Magazine Inc.
Best Corporate Bank Cape Verde em 2022
Best Retail Bank Cape Verde em 2022

The European
Bank of the Year, Cabo Verde 2017

CFI.co
Best Green Bank Cabo Verde 2014

World Finance
The Best Bank, Cape Verde em 2009, 2010 e 2011

O seu parceiro bancário em Cabo Verde e no Mundo

Enquanto parte do Grupo Caixa Geral de Depósitos, o Banco Interatlântico apresenta a Solidez, Confiança e Qualidade de Serviço internacional para clientes particulares e empresas, garantindo níveis de serviço e de acompanhamento dos clientes de qualidade internacional e um acesso fácil a toda a rede internacional do Grupo Caixa Geral de Depósitos.

Seja para transferências, remessas, crédito ou poupanças, o Banco Interatlântico dispõe de plataformas tecnológicas e gestores dedicados que asseguram capacidade de resposta a todas s necessidades dos clientes, com rapidez, segurança e confiança.

Somos o seu Banco em Cabo Verde.