Apresentação da Semana dos Parceiros do Roteiro das Minas

Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, realizam Semana dedicada a atividades e iniciativas várias, entre 18 e 24 de março.

205

Num total de mais de 40 parceiros, distribuídos por todo o território do Continente e Região Autónoma dos Açores, o Roteiro das Minas volta a organizar, entre os dias 18 e 24 de março, a Semana dos Parceiros.

A “Semana dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal” é caracterizada por um conjunto de atividades programadas pelos diferentes organismos que constituem o Roteiro, proporcionando experiências variadas e inéditas a todos os interessados, com especial destaque para visitas aos diferentes locais nacionais de relevância geológica ou mineira.

Entre as atividades planeadas, destacam-se:

  • visitas a reservas de museus;
  • visitas noturnas a antigas minas;
  • descidas a galerias mineiras em laboração;
  • novos percursos pedestres ou em bicicletas;
  • laboratórios, ateliers pedagógicos e outras atividades para os mais novos, e não só;
  • apresentação de filmes;
  • tertúlias, conferências, entre outros.

Algumas das ações previstas, também se irão inserir na iniciativa “À Descoberta do Turismo Industrial”, promovida pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, a realizar na última quinzena de março.

Entre os objetivos promovidos pelo Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, encontra-se a divulgação científica associada à Geologia e Minas, e ao aproveitamento do potencial de desenvolvimento das regiões associadas às atividades extrativas. Estas atividades são, por sua vez, essenciais ao contínuo crescimento económico nacional, sendo a base de vários subsetores industriais, muitos deles, amplamente interligados ao próprio desenvolvimento e identidade do território português. O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, resulta então de uma iniciativa promovida pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA, contando, igualmente, com a participação de mais de quatro dezenas de outras entidades, que se associam para a promoção e criação de valor que o Património Geológico tem para oferecer.