“A Advocacia não é somente uma profissão, mas uma vontade contínua com paixão e dedicação”

Cibele dos Santos Tadim Neves Spindola conversou com a Revista Pontos de Vista sobre a Tadim Neves, o Escritório de Advocacia que Fundou, sobre aquilo que a apaixona nesta área do Direito e, principalmente, como é, para si, ser uma Mulher Empreendedora neste universo. Conheça os desafios que enfrentou e, mais importante do que isso: como os superou. Fique a par da sua história.

41

O seu percurso de vida, certamente, moldou o seu caminho profissional. Poderia, primeiramente, partilhar com os leitores alguns dos momentos significativos que a inspiraram a fundar o Escritório de Advocacia Tadim Neves?
Um dos motivos primordiais para fundação do escritório de Advocacia Tadim Neves foi a paixão pela busca da justiça e o desejo de defender os direitos das pessoas e garantir um sistema legal equitativo.

À medida que foi alcançando sucesso e reconhecimento através da marca Tadim Neves, quais forma as ambições que nutriu no passado e que, hoje, se refletem nas conquistas presentes? De que forma essas ambições moldaram a identidade e os valores do seu Escritório?
Um dos pilares da Tadim Neves consiste numa advocacia diferenciada, sem qualquer tipo de discriminação, que abrace todos os clientes de forma igual e assertiva, proporcionando assistência jurídica de qualidade a todo momento. A missão da Tadim Neves é a advocacia diferenciada, onde o foco e o compromisso será sempre o cliente.

Escolher a área do Direito como profissão, geralmente, está associado a um profundo interesse na justiça e na resolução de conflitos. Neste sentido, o que a motivou a seguir esta carreira? O que mais a apaixona nesta área de atuação?
Sempre fui apaixonada pela maneira como o Direito molda e regula a sociedade. Acredito que o conhecimento jurídico é fundamental para a compreensão sociais, políticas e económicas, contribuindo para uma participação mais informada e ativa na comunidade.
A advocacia proporciona-me a oportunidade única de realizar a diferença na vida de milhares de pessoas. Ao representar clientes em questões jurídicas, tenho a responsabilidade e o privilégio de ajudar a resolver problemas, lutar por justiça e garantir que os direitos sejam protegidos. Esta profissão impacta positivamente a vida das pessoas e é, para mim, uma fonte inesgotável de gratificação e sucesso.

Certo é que, o Escritório Tadim Neves é conhecido pelos seus pontos diferenciadores no mercado. Sendo o rosto principal desta marca, quais são aqueles que mais destacam esta Sociedade de Advogados e a tornam numa referência no setor?
A Tadim Neves Advocacia presta atendimento personalizado, com a finalidade de assessorar o cliente em todos os procedimentos jurídicos, desde a consultoria até à abertura e condução de um processo judicial. O escritório empenha-se diariamente em exercer um trabalho de excelência, com atenção e dedicação total ao cliente, certos de que todos os esforços possíveis são necessários e muito valiosos para proporcionar um atendimento mais humanizado, capaz de trazer uma diferenciação em relação aos demais serviços ofertados no mercado.

Ser Mulher Empreendedora no campo do Direito pode apresentar, nos dias que correm, alguns desafios. Considerando aquela que é a sua experiência, enfrentou ao longo dos tempos obstáculos maiores por ser Mulher Empreendedora? Mais importante do que isso, como os superou?
Ao longo da minha jornada como empreendedora, compreendi que um dos maiores desafios está relacionado à administração eficaz do tempo e à combinação de responsabilidades múltiplas.
O Direito, por si só, exige um investimento considerável de tempo e energia, seja na pesquisa, na realização de pareceres jurídicos, na presença em audiências, entre outras atividades.
Além disso, as mudanças constantes no cenário jurídico e as demandas crescentes por inovação no direito tornam imprescindível a adaptação constante.
A superação dos obstáculos constantes no empreendedorismo jurídico faz-me amar ainda mais ser advogada e empresária porque a profissão possibilita-me a oportunidade de fazer a diferença, desafiar-me intelectualmente, conhecer diversas áreas e construir relacionamentos significativos. A Advocacia não é somente uma profissão, mas uma vontade contínua com paixão e dedicação.

O Dia Internacional da Mulher é uma data significativa que destaca as conquistas e os desafios das Mulheres em todo o mundo. Como observa a importância deste dia, em relação ao seu trabalho e ao papel das Mulheres na Advocacia?
O Dia Internacional da Mulher é de especial importância para as mulheres advogadas, pois reconhece e reforça várias questões específicas relacionadas à igualdade de género e ao papel das mulheres no campo jurídico.
A data reforça a necessidade de combater o assédio e a discriminação de gênero no ambiente jurídico. Além disso, é uma oportunidade para reconhecer, celebrar e abordar as questões específicas enfrentadas pelas mulheres advogadas, com objetivo possibilitar uma profissão jurídica mais equitativa e inclusiva.

No contexto da Advocacia, existe um debate contínuo sobre a igualdade de género e de oportunidades. Para terminar, qual é a sua visão sobre a atual situação da equidade neste campo e que passos urgem ser dados para alcançar uma efetiva igualdade?
A igualdade de género não é apenas uma demanda de justiça, mas também um fundamento para o progresso e o bem-estar de toda a sociedade. A diversidade de perspetivas e qualidades que homens e mulheres trazem é enriquecedora e primordial para criação de uma sociedade mais justa e equitativa para todos.
É importante que continuemos a criar oportunidades de diálogos abertos e consciencialização sobre as questões de género, uma vez que isso ajuda que todos consigam ter acesso às mesmas oportunidades educacionais, profissionais e sociais, sem serem limitados por género.