“A Finpartner, promove a Igualdade de Género e de Oportunidades”

Assume que é importante a Finpartner ter Mulheres em posição de liderança e que esse cenário permite inspirar outras Mulheres no seio da equipa, até porque o sucesso pode ser alcançado por qualquer mulher e não, apenas por homens. Sara Duarte, Team Leader na Finpartner, em discurso direto.

86

Este mês celebramos a Mulher. Sendo Team Leader na Finpartner, como observa o impacto positivo nas dinâmicas da sua equipa e da cultura organizacional no que diz respeito ao empoderamento feminino?
Promover o empoderamento feminino numa empresa é crucial para criar um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo. Como Team Leader na Finpartner, posso observar o impacto positivo nas dinâmicas da equipa e na cultura organizacional da empresa, nomeadamente no que diz respeito à inclusão das mulheres em todos os níveis da organização, isto é, desde as tarefas operacionais até aos cargos de liderança. Este facto permite à empresa ter uma equipa diversificada bem como diferentes perspetivas e experiências para a tomada de decisões.
Na Finpartner, ter mulheres em posição de liderança permite inspirar outras mulheres dentro da equipa a reforçar o seu crescimento profissional e o desenvolvimento das suas capacidades e conhecimentos, porque independentemente do género, o sucesso pode ser alcançado por qualquer mulher e não, apenas por homens.
Sinto ainda que existe uma cultura de comunicação aberta, ou seja, as mulheres são ouvidas e valorizadas, o que se traduz num ambiente de trabalho muito mais colaborativo e cooperativo.
No meu caso, tenho ainda a possibilidade de trabalhar remotamente e de ter um horário flexível, o que ajuda bastante a equilibrar as responsabilidades profissionais e pessoais, promovendo um equilíbrio mais saudável nestes dois campos e ainda aumentar a retenção e satisfação no trabalho.

Com base no tema da luta pela igualdade de género, e como uma das líderes desta empresa, que medidas considera essenciais para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo?
Para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, é necessário implementar diversas medidas e assumir um compromisso contínuo de igualdade e inclusão.
Uma das principais medidas, traduz-se nas políticas de igualdade de género, isto é, desenvolver e implementar políticas claras que promovam a igualdade de oportunidades para todos, tanto a nível de recrutamento, seleção, promoção e remuneração, que eliminem qualquer forma de discriminação de género.
Outra medida, é aumentar a representação das mulheres em cargos de liderança e em tomadas de decisão, conforme referido anteriormente, já acontece na Finpartner, mas a grande maioria das empresas ainda não aplica estas medidas.
Implementar planos de carreira estruturados de desenvolvimento profissional, para ajudar as mulheres a fortalecer as suas capacidades e progredir na carreira, permitir os horários flexíveis e trabalho remoto.
Fomentar uma cultura organizacional que valorize e respeite a comunicação aberta por parte das mulheres, que permita crescimento profissional em equipa, progressão de carreira e apoio entre ambos os géneros.
Promover este ambiente inclusivo, permite que as mulheres se sintam valorizadas, respeitadas e capacitadas para alcançar o melhor de cada uma de nós.

Neste sentido, como tem vindo a incentivar o desenvolvimento profissional das Mulheres da sua equipa e tem garantido que as mesmas tenham oportunidades justas na Finpartner?
A Finpartner oferece aos seus colaboradores um plano de carreira e desenvolvimento profissional desde o início, não discriminando géneros, ou seja, são metas a alcançar por qualquer colaborador.
Existe então, um desenvolvimento personalizado para cada colaborador de acordo com os seus objetivos de carreira e áreas de interesse, os designados Colégios de Especialidade, que garante que as mulheres também podem ter acesso às mesmas oportunidades que os homens e que poderão desenvolver as suas capacidades em equipa. Estes colégios permitem-nos desenvolver mais conhecimentos sobre determinado tema, no meu caso o controlo de gestão e acrescentar valor nos resultados que entregamos ao cliente.
A Finpartner oferece ainda oportunidades para as mulheres se envolverem em projetos desafiadores que nos permitam desenvolver novos conhecimentos e demonstrar as nossas capacidades de evolução.
São ainda as mulheres que participam nas reuniões internas e externas, representando as equipas e a própria empresa, dando visibilidade e transmitindo confiança aos nossos parceiros.
Existe também na Finpartner, uma política de promoção transparente, que permite a revisão de funções dentro da empresa e a possibilidade de progressão com base em avaliações e mérito, ou seja, independentemente do género qualquer pessoa pode aumentar as suas responsabilidades.
Não existe na Finpartner qualquer disparidade de vencimentos entre os colaboradores de géneros diferentes, o que se traduz em equidade salarial.

Diria que, de uma forma geral, direta ou indiretamente, a Finpartner é uma empresa que celebra a Mulher o ano todo – não só no âmbito do Dia Internacional da Mulher, a 8 de março? O que é que ilustra este facto?
Sim, de facto, a Finpartner é uma empresa que celebra e promove a igualdade de género e o empoderamento das mulheres o ano todo, e não apenas no dia 8 de março, isso é claramente evidenciado pelo número de mulheres que trabalham na empresa, mais de metade dos colaboradores são mulheres. Verifica-se ainda, que na sua maioria são as mulheres que ocupam cargos de liderança, tal como tem sido a tendência da representação das mulheres na área da contabilidade.
Este facto, mostra ainda que a Finpartner promove a igualdade de género e de oportunidades, em qualquer momento do ano e não apenas quando a celebração do Dia Internacional da Mulher.