“A marca Coldwell Banker tem 118 anos, uma história de Liderança Mundial”

Ética, transparência, inovação, confiança, equilíbrio entre a componente empresarial e a vida pessoal, são alguns dos (muitos) fatores diferenciadores da Coldwell Banker City. Hélder Batista, Broker de várias agências que integra a Coldwell Banker em Portugal, marca que conta com uma história de 118 anos e um posicionamento consolidado no mercado, contou-nos os passos que já foram dados e o sucesso que resultou deles e confidenciou-nos sobre aqueles que serão os vindouros.

42

O reconhecimento da Coldwell Banker City, enquanto líder no mercado imobiliário, é inegável. Sendo Broker da marca através das suas agências, qual é a sua visão sobre a liderança que a mesma tem vindo a perpetuar desde a sua fundação?
A marca Coldwell Banker tem 118 anos, uma história de liderança mundial. O nosso compromisso é sermos embaixadores e representar o legado de êxito e excelência. A marca está hoje presente em 40 países, com mais de 3 000 agências em todo o mundo, e conta com um universo de mais de 100 000 consultores. Somos todos movidos por um propósito comum: colocar os interesses dos nossos clientes acima de todos os outros.
Os reconhecimentos nacionais e internacionais que a Coldwell Banker City tem recebido ao longo dos últimos anos, não é a nossa maior motivação. O que nos move, verdadeiramente, é o impacto positivo que temos na vida das pessoas e das famílias, que nos confiam as suas carreiras profissionais e as suas vidas. Estamos cá para formar e desenvolver profissionais cada vez mais qualificados e investir no seu desenvolvimento, novas habilidades, e trabalhar o aperfeiçoamento das suas competências. Somos uma learning on the job organization e é aqui onde as pessoas, continuamente, expandem a sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, onde nascem novos padrões de pensamento, onde as aspirações coletivas são expostas, e onde as pessoas estão, continuamente, a aprender juntas.
A nossa visão tem como propósito desenvolver os próximos líderes do presente e futuro do mercado imobiliário em Portugal.

A Coldwell Banker City é frequentemente associada a valores como confiança, dinamismo e inovação. Diria que estes princípios norteiam a cultura organizacional da empresa? De que forma, os mesmos se refletem no dia a dia da equipa e nos serviços prestados aos clientes?
A nossa missão assenta em valores fundamentais que pomos em prática no nosso dia a dia: a ética, transparência, inovação, confiança, equilíbrio entre a componente empresarial e a vida pessoal. A nossa responsabilidade é trabalhar o desenvolvimento pessoal, a metodologia de trabalho e a estratégia empresarial.
A  cultura da Coldwell Banker City é centrada nas pessoas, é assim que nos sentimos felizes a trabalhar, com lideranças de serviço. Adoramos servir quem nos rodeia, é o reflexo da confiança que depositamos nas pessoas. Pessoas felizes constroem um mundo melhor, um bairro melhor e melhores pessoas à sua volta. E, claro, quem ganha é sempre o cliente final. Com melhores pessoas, melhores soluções e mais criativas.

Acredita-se que a experiência e o conhecimento do mercado imobiliário são essenciais para o sucesso no setor. Assim, em que medida a Coldwell Banker City aproveita o seu know-how e background para oferecer serviços diferenciadores aos clientes e garantir o sucesso nas negociações?
Sim, com certeza, acredito que o empoderamento do conhecimento, aliado à experiência, são fatores determinantes para a excelência e sucesso profissional. A nossa agência tem 14 anos de experiência na atividade imobiliária, e está localizada numa das avenidas mais glamourosas da capital, a Avenida de Roma 38B, Alvalade.
Somos especialistas em promover nacional e internacionalmente os imóveis que nos são confiados. Analisar, estudar o mercado imobiliário de forma detalhada, as suas tendências e benefícios fiscais, suporte jurídico, marketing 360, temos uma equipa de 60 profissionais altamente formados, motivados e empenhados em colocar os interesses dos nossos clientes acima de todos os outros. Somos conhecidos na nossa comunidade de Alvalade como uma agência das mais conceituadas do pais e de excelência nos serviços imobiliários e temos clientes que nos acompanham desde a nossa fundação.
Acredito que os consultores e os vários departamentos da estrutura processual, jurídica, de marketing e comunicação, recursos humanos e diretores comerciais, conhecedores das alterações de mercado, estão bem preparados, com um plano de ação em constante evolução, e que se irão destacar dos demais.

Além disso, a Coldwell Banker City também se destaca pela sua abordagem exclusiva e personalizada, ao oferecer uma seleção criteriosa de imóveis e serviços de apoio, como marketing e design de interiores. A empresa tem sabido sempre identificar e responder às necessidades dos clientes? Como é que estes aspetos se traduzem em vantagens competitivas para a empresa?
O perfil do cliente de hoje é completamente diferente do que entrava na nossa agência à 10 anos atrás. Hoje, encontramos clientes mais exigentes e mais bem informados, o que para nós  é extraordinário.
Os clientes que optam por trabalhar com um mediador imobiliário em Portugal porque o serviço que recebem, assim como as soluções e benefícios que oferecemos acabam por responder aos seus requisitos e prioridades. Alguns exemplos desses benefícios são:

  1. Acesso a um vasto leque de opções: os mediadores imobiliários têm acesso a uma ampla oferta de propriedades, podendo ajudar os clientes a encontrar a casa que melhor se adequa às suas necessidades e orçamento;
  2. Aconselhamento especializado: os mediadores imobiliários possuem conhecimento e experiência no mercado imobiliário, o que lhes permite dar um aconselhamento especializado e personalizado aos seus clientes;
  3. Processo mais rápido e eficiente: o mediador imobiliário pode agilizar todo o processo de compra, venda ou arrendamento de um imóvel, poupando tempo e esforço aos clientes;
  4. Negociação equilibrada: o mediador imobiliário atua como um intermediário imparcial na negociação entre comprador e vendedor, garantindo um acordo equilibrado para ambas as partes;
  5. Segurança jurídica: os mediadores imobiliários asseguram que todas as transações imobiliárias estão em conformidade com a legislação portuguesa, proporcionando segurança jurídica aos clientes.

Em resumo, trabalhar com um mediador imobiliário em Portugal pode tornar o processo de compra, venda ou arrendamento de um imóvel mais simples, altamente gratificante, seguro e eficiente para os clientes.

No contexto global atual, com o mercado imobiliário cada vez mais interligado e competitivo, a Coldwell Banker City tem expandido a sua presença internacional e promovido a visibilidade dos imóveis confiados pelos clientes em mercados estrangeiros? Quais são os principais desafios e oportunidades nesse processo de internacionalização?
É algo subjacente em toda a marca Coldwell Banker. Esta é uma das grandes oportunidades que temos. Fazer parte de uma rede tão vasta, com presença em diversos países, permite aceder a uma rede de high net worth individuals que procuram Portugal como destino, sejam para investir no mercado ou para uma solução de habitação.  Captar investimentos internacionais para o mercado imobiliário em Portugal é uma estratégia valiosa que tem de ser capitalizada para impulsionar o setor e as nossas propriedades únicas, e faz parte integrante da nossa proposta de valor. O grande desafio passa por conseguirmos apresentar esse valor que temos aos clientes internacionais, para tal a Coldwell Banker permite-nos aceder a uma série de recursos para captar esse investimento, o que acaba por ser uma oportunidade que exploramos através de:

  1. Participações em feiras e eventos internacionais, de modo a promover as oportunidades de investimento em Portugal e atrair investidores estrangeiros;
  2. Oportunidades de marketing digital e uma presença online altamente reforçada;
  3. Parcerias estratégicas com agências internacionais.

Face a todos os fatores mencionados, o Hélder Batista lidera uma empresa de referência no mercado imobiliário. Quão legítimo é afirmar que a Coldwell Banker City é um objetivo cumprido e significativo na sua história de vida? Como é que a sua visão e valores contribuíram para moldar a identidade e o sucesso da empresa ao longo do tempo?
A Coldwell Banker City foi fundada com muito amor e sob os princípios de resiliência, superação e adaptação, valores que imperam na minha vida. Nem sempre o caminho foi um mar de rosas, mas o nosso propósito foi sempre acrescentar valor às nossas pessoas e clientes, é isso que nos move. A minha história e o meu amor pela atividade imobiliária inspira muitas pessoas a serem bem-sucedidas e isso é uma grande responsabilidade para mim, o imobiliário deu-me tudo nesta vida, foi uma porta que se abriu para mim, com muitas oportunidades, e sempre senti que o meu dever era servir as minhas equipas, caminhar lado a lado como colega e crescermos juntos.
No entanto, não lidero uma empresa sozinho, sou um privilegiado por estar acompanhado por pessoas fantásticas. O meu sócio Dr. Rui da Nova, por exemplo, tem valores muito fortes e uma visão empresarial acumulada de muitos anos de experiência no setor de banca. Juntos, temos conseguido formar líderes do mercado imobiliário. Exemplo disso, é o nosso consultor, agora Broker, Pedro da Nova, que, graças à sua cultura de excelência, acaba de abrir uma agência na Malvarosa, em Alverca.
Penso que é esta filosofia que faz com que sejamos uma das agências mais reconhecidas no mercado.

Por fim, quais são as suas perspectivas e planos para que a Coldwell Banker City continue a destacar-se no mercado imobiliário e aprimorar os seus serviços? Existem tendências ou estratégias nas quais a empresa está focada para se manter na vanguarda do setor?
A nossa aposta passa por trabalhar com o nosso CEO em Portugal, Frederico Abecassis, para formar um grupo de empresários líderes de agências em Portugal. Vamos realizar a nossa terceira abertura – a 2.ª deste ano – desta feita na Amadora, a Coldwell Banker Exclusive City. Temos como propósito pensar, estudar, trabalhar métodos e técnicas, de forma a ser ainda mais eficientes, continuar a desenvolver a nossa equipa de elite e dar-lhes tempo. Somos multidisciplinares, orientados para servir os clientes e proporcionar uma experiência a todos que em nós confiam. A formação é uma base que nos alimenta há mais de uma década, bem como as boas relações comerciais e o amor que temos por quem trabalha connosco. A nossa missão é melhorar esta atividade, é trazer transparência e inovação ao setor, de forma ética.