“Ambiciono unir o Brasil e a Europa e gerar negócios e conexões além-mar”

Tricia Esteves é Fundadora e CEO da 3RICIAS Consultoria e Assessoria, uma empresa inovadora que atua como um verdadeiro Hub de Negócios Internacionais. Além desta sua missão de unir o Brasil e a Europa ao gerar negócios e conexões, a sua personalidade inspiradora e bem-sucedida na comunidade empresarial, também «vive» com a ambição de empoderar todas as Mulheres que querem expandir os seus negócios. Conheça de que forma.

39

Como Fundadora e CEO da 3RICIAS Consultoria e Assessoria, lidera uma empresa inovadora que atua como um verdadeiro Hub de Negócios Internacionais. Considerando o seu percurso empreendedor, como nos pode descrever o caminho de construção desta empresa disruptiva?
Como toda a jornada de empreendedorismo, existem os desafios, medos, incertezas, entre outros. Mas sempre fui muito determinada e focada nos objetivos ao longo da vida.
Criar uma empresa no Brasil é um grande desafio, pois existem diversas competitividades ainda mais quando unimos objetivos ao envolver mais países da União Europeia, com diferentes culturas e burocracias. Então, como estudei os mercados, negócios e leis envolvidas, diagnostiquei que a forma de ser disruptiva seria ao focar na experiência e dor do cliente com métodos ágeis e com definições claras de processos bem implementados.
Fazer o básico com qualidade e excelência, acaba por ser um grande fator diferenciador num mundo com muita tecnologia e que onde, por vezes, possuem pouca experiência e qualidade final ao cliente, parceiros e colaboradores.

Sabemos que a 3RICIAS é uma boutique de negócios entre o Brasil e a Europa, ao ajudar cidadãos brasileiros com dupla nacionalidade a alcançarem os seus objetivos no exterior, além de auxiliar empresas a expandirem as suas operações. Quais foram os maiores desafios que enfrentou ao estabelecer e expandir a sua empresa em dois continentes diferentes?
Os maiores desafios sem dúvida foram, e ainda serão, ao longo da jornada, lidar com as burocracias e culturas diferentes entre os países. Alguns países da UE diferentes do Brasil, ainda não possuem a total digitalização dos processos, documentos e burocracias. Existem particularidades entre órgãos públicos, paróquias, cúrias e demais órgãos envolvidos. No século XXI já temos muitas coisas em constantes evoluções, principalmente na área da tecnologia e inteligência artificial e ambas precisam de ser inseridas rapidamente para o ganho em agilidade e não só, mas financeiramente falando ajudaria muito no ganho operacional. Mas sabemos que existem muitas coisas envolvidas, como por exemplo, os interesses políticos de cada país.

O Dia Internacional da Mulher é uma data significativa que celebra as conquistas das Mulheres e destaca a importância da igualdade de género. Para si, qual é a relevância desta efeméride?
Assim como o direito ao voto pelas mulheres em alguns países no mundo foi um marco extremamente importante na história da humanidade, temos ainda desafios a serem ultrapassados pela igualdade de género e bem como a igualdade nos direitos e equidade. Devemos empenhar-nos para conquistar ainda mais o entendimento das nações, para que todo o ser humano sem exceção seja respeitado e reconhecido como se deve ser. Sem diferenças num mundo mais justo.

Num mercado muitas vezes dominado por Homens, ser uma Mulher empreendedora pode trazer desafios. Ao longo dos tempos, como enfrentou esses desafios? O que é que pode ser feito para promover uma maior igualdade de género no mundo dos negócios, tanto no Brasil como na Europa?
Essa é uma das perguntas que mais me fazem ao longo da minha vida e a que mais gosto de responder. Pois, eu vim da área de Telecomunicações Brasil/Europa e posteriormente de Fintech de Criptomoedas. Nasci e cresci profissionalmente em 17 anos na área de Engenharia de Redes, predominantemente masculina. Na altura, tinha 17 anos, já no final dos anos 1999, e entrei na antiga Telesp/Telefónica, onde ainda existiam as linhas telefónicas convencionais (telefones fixos como dizemos no Brasil). Posteriormente, migrámos para telefonia móvel (telemóveis) em diversas operadoras e multinacionais no Brasil, e eu ocupei diversos cargos de liderança desde muito jovem, sendo que o primeiro foi com 21 anos. Em 2012 recebi uma das missões mais importantes e marcantes na minha vida profissional. Sendo um marco para mim, foi-me dada a missão de realizar um Transformation Office Brasil x Portugal numa multinacional finlandesa.
Na altura, a Europa vivia a maior crise da zona do euro. cheguei a Lisboa sozinha com 30 anos, num cargo de liderança e com total expertise para tal feito. Contudo, deparei-me com um ambiente hostil, com muito preconceito masculino e por ser brasileira também. E então, tive que utilizar muitas técnicas de rapport, liderança humanizada, empatia e mentoria para poder fazer com que a missão fosse cumprida muito antes do que era previsto e com uma performance altíssima. Grande desafio, mas que foi literalmente um marco na vida de uma jovem mulher, líder e gestora.
De lá para cá, já se passaram 12 anos e consegui observar muitas evoluções nos ambientes corporativos. Mas é claro, ainda temos muito a alcançar! Particularmente, dentro da minha empresa prezo por valorizar todo o tipo de gente. Sem distinções de classe social, género e limitações. Precisamos de promover um ambiente inclusivo e agregador, pois isso faz total diferença na qualidade de vida de todos. consequentemente a performance é excecional.

A sua empresa destaca-se não só por oferecer serviços de alta qualidade, mas também pelo seu compromisso com a redução da burocracia e a facilitação dos processos para os seus clientes. Assim, diria que a 3RICIAS tem tido um papel preponderante, também, no apoio e empoderamento das Mulheres que desejam expandir os seus negócios?
Sim, sem dúvida. A 3RICIAS hoje dá total autonomia para que as mulheres que compõem a nossa equipa, tenham o seu espaço de crescimento, conhecimento, qualidade de vida em trabalho home office, podendo cuidar da sua casa, da sua família e, principalmente, delas mesmas.
Assim como temos diversas parceiras de negócios como, solicitadoras, advogadas, correspondentes, entre outras. Temos um ambiente inclusivo e principalmente um ponto de apoio para que mais mulheres consigam conquistar o seu espaço nos negócios, sem competitividade. Uma verdadeira rede de apoio emocional e corporativa.

Como uma personalidade inspiradora e bem-sucedida na comunidade empresarial, o que sente ao ser considerada um exemplo na sociedade? Acredita que a sua posição pode inspirar outras Mulheres a seguirem os seus sonhos?
Em 2020 fui condecorada com a honraria de Comendadora pela Associação Brasileira de Liderança, um título de grande importância e reconhecimento na sociedade: “CIDADÃ QUE ACRESCENTA À NAÇÃO/ EXEMPLO DIGNO DE SER SEGUIDO POR TODAS AS PESSOAS DE BOA FÉ, HONESTAS  E DE CARÁTER VOLTADO EM PROL DE UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA, JUSTA E PERFEITA”.
Esse título fala por si só, portanto carrego uma grande responsabilidade e tento fazer jus ao inspirar mais pessoas e mulheres em especial, sendo uma profissional com dignidade, senso de justiça e honrando as minhas origens e descendências portuguesa e italiana também.
Sou muito grata por também conquistar ano a ano novos reconhecimentos e premiações, tudo isso é mérito por acreditar e confiar que posso realizar todos os sonhos que tiver no mundo. Mas tudo com muita honestidade, dignidade e força de vontade.
Fico honrada por poder auxiliar e apoiar mais e mais mulheres que caminham ao meu lado nesta jornada, pois tudo é absolutamente possível.

Por fim, olhando para o futuro, quais são os planos e ambições da 3RICIAS? Como planeia continuar a impactar positivamente a vida das pessoas e a promover uma cultura de empreendedorismo e igualdade de género no Brasil, na Europa e mais além?
A visão de futuro da 3RICIAS é ser uma empresa que sempre seja referência pela qualidade, excelência, confiança e principalmente por cumprir a missão de auxiliar tantas pessoas a conquistarem o sonho da dupla nacionalidade, entre outros serviços que prestamos.
Como Boutique de Negócios Internacionais, o objetivo também será agregar valor aos nossos clientes e parceiros nesta nossa jornada empreendedora. Ambiciono unir o Brasil e a Europa e gerar negócios e conexões além-mar.