“Aqui é reconhecido o Valor das Mulheres”

Vera Estulano, é Team Leader na Finpartner, e é feliz por contribuir para o crescimento da marca, assegurando que “a oportunidade de trabalhar remotamente e ser promovida demonstra que a Finpartner inspira as pessoas a demonstrar os resultados do seu esforço independentemente dos géneros e das suas vidas pessoais”.

153

A Vera Estulano é Team Leader na Finpartner. Tendo em conta a importância do Dia Internacional da Mulher para a promoção da igualdade de género – e como uma das muitas líderes desta empresa progressista -, quais são as medidas que tem implementado para garantir a equidade de oportunidades na sua equipa?
Importa notar que a minha equipa é constituída pelo mesmo número de mulheres e homens. Dentro da equipa procuramos sempre ser justos e olhar para as capacidades e motivações de cada pessoa, independente do género. Olhamos sim para as caraterísticas das pessoas e como as podemos motivar e garantir que têm oportunidades de trabalho que sejam para elas próprias interessantes e motivadoras.
Na divisão de tarefas, nunca tirando a oportunidade de alguém da equipa se expor, dando a cada pessoa a vez para falar diariamente nas reuniões de equipa para falarem quer seja das suas tarefas como das suas preocupações.

Sabemos que a Finpartner valoriza a diversidade e a inclusão. Assim, de que forma tem vindo a incentivar o empoderamento das Mulheres na sua equipa, considerando os desafios que as mesmas podem enfrentar no ambiente de negócios?
Acredito sempre que a formação e a preparação atempada dos temas são a chave para enfrentar qualquer ambiente. Portanto o meu maior incentivo dentro da equipa e mesmo de toda a Finpartner é estimular o desenvolvimento dos conhecimentos e de serem mais resilientes em todos os momentos.

No contexto da celebração do Dia Internacional da Mulher, em que medida a Finpartner promove causas de responsabilidade social corporativa relacionadas à igualdade de género e ao apoio às Mulheres na comunidade em que atua?
A promoção de dinâmicas nas redes sociais é com certeza uma das medidas tomadas sempre pela Finpartner, além de que podemos verificar que ao nível da integração das equipas é notório que é reconhecido internamente o valor das Mulheres na empresa e na sociedade.
Nomeadamente, quer a liderança da empresa, como Partner, quer a equipa de supervisão são formadas por Mulheres (e mães) que demonstram a cada dia que é possível conciliar a vida pessoal com uma intensa carreira profissional.

À luz das reflexões sobre a luta contínua pela igualdade, quais diria que são os grandes desafios que as Mulheres enfrentam na área da Contabilidade e Consultoria fiscal?
O grande desafio nesta área é sem dúvida alguma as empresas ainda serem em larga maioria lideradas por homens e a desigualdade de géneros e de oportunidades ainda ser visto como algo que não acontece, mas que em pequenos detalhes vimos a passar ao nosso lado.

Como é, para si, ser Mulher e Team Leader na Finpartner?
Desde que entrei na Finpartner sempre me senti respeitada por todos e que são dadas as mesmas oportunidades aos colaboradores. Com a promoção a team leader senti um voto de confiança e de encorajamento para ajudar todos os da minha equipa a fazerem mais e melhor. Além disso, a oportunidade de trabalhar remotamente e ser promovida demonstra que a Finpartner inspira as pessoas a demonstrar os resultados do seu esforço independentemente dos géneros e das suas vidas pessoais.