“Devemos honrar e homenagear todas as Grandes Mulheres das nossas Vidas”

Dora Costa, Founder e CEO da Nahim Luxury, está presente na Revista Pontos de Vista, dando a conhecer a marca que lidera e edificou, a Nahim Luxury, que tem como desiderato principal “atender todos os clientes com credibilidade, qualidade, e oferecer produtos autênticos”. Venha nesta «viagem» connosco e fique a conhecer melhor uma Marca de excelência.

63

A nahim Luxury é uma plataforma online de moda de compra e venda de artigos – vestuário, sapatos e acessórios – novos e seminovos, do segmento de luxo. No sentido de contextualizar o nosso leitor, porquê a aposta neste segmento e de que forma é que a marca “marca” a diferença no mercado perante os clientes através da sua atuação?
Nos dias de hoje, a globalização, o fácil acesso às tecnologias e a presença constante da população nas redes sociais, permite com que as pessoas vão sonhando com as marcas grifes, com os produtos mais em voga e que sejam de luxo, mas a crise mundial faz com que a sociedade tenha mais contenção no seu consumo.
Nahim permite que os sonhos sejam concretizados, sendo o serviço de excelência, com artigos de luxo ao melhor preço. Sendo assim, Nahim, pretende atender todas as necessidades dos seus clientes com credibilidade, qualidade, e oferecer produtos autênticos, em excelente estado, aos melhores preços. Os nossos clientes podem contar com uma equipa coesa capaz de proporcionar a experiência ao consumidor de luxo em algo que não é apenas a compra de produtos de designers prestigiados, mas também em os consignar, e partilhar a experiência com alguém que os valoriza da mesma forma.
Nahim permite vender novo, vender usado e comprar novo, comprar usado.
A nossa missão é ser uma plataforma global de moda de luxo, que conecta criadores, marcas de luxo, curadores e consumidores, sempre valorizando a qualidade, sofisticação e a comunicação.
Para culminar, Nahim, preocupa-se ainda com a sustentabilidade do nosso Planeta, ao mesmo tempo que contribui para uma economia circular de partilha sustentável e acessível. Permitimos ainda que as marcas de luxo não respondam a problemas, mas sim a criar sonhos, onde os seus produtos e as suas crenças eduquem os gostos dos clientes. O foco da criação desta plataforma é deixar ainda a mulher/homem/comunidade confiante todos os dias, permitindo sonhar para todas as ocasiões.

Que balanço é possível perpetuar deste projeto e de que forma é que o mesmo tem sido um exemplo de sucesso ao nível da praticidade, da perpetuação do luxo e valorização da qualidade?
O foco principal de Nahim é atender todos os clientes com credibilidade, qualidade, e oferecer produtos autênticos. Defendemos que compras inteligentes, proporcionam gastar menos!!! POR QUE VENDER O QUE NÃO USA.
Para a Nahim, as marcas têm de se adaptar às novas exigências dos consumidores, que apelam sobretudo à responsabilidade ambiental e social. A sustentabilidade é o novo luxo para as marcas, especialmente no setor de luxo. Sendo a indústria têxtil uma das mais poluentes e com maior impacto ambiental, a Nahim quer fazer a diferença cuidando do ambiente e da natureza – incentivando os 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar – com um conjunto de ações criadas para minimizar os efeitos que a indústria têxtil provoca no ecossistema, com o objetivo de alterar os hábitos diários dos consumidores, considerando repensar os seus valores e práticas, reduzindo o consumo excessivo e o desperdício. Para Nahim reduzir, reutilizar e reciclar, consiste em diminuir os resíduos que são descartados no meio ambiente, comprar itens seminovos/usados e compartilhar – esses mesmos itens – economia circular.
Repensar o ciclo de vida do produto, reaproveitando-o, analisando as vantagens que o artigo pode trazer à vida do consumidor e ao ambiente – partilhando esse mesmo artigo. O mercado de reaproveitamento no segmento de luxo cresce 12% ao ano, e dados dizem que esse mercado deve crescer de 15% a 20% ao ano nos próximos cinco anos.

A Dora Costa é o rosto por detrás da Nahim Luxury, sendo uma Mulher empreendedora, perseverante e focada. Conte-nos um pouco mais de Si e do seu trajeto até ao momento.
Relativamente à formação académica, tenho três mestrados e um MBA (onde recebi o prémio de melhor aluna pela Universidade de Coimbra). Estudei, ainda, no estrangeiro, nomeadamente em Londres, Genebra e Barcelona.
Sou especializada em Gestão de Empresas, em comunicação de marcas de luxo, marketing e consultoria de imagem. O mundo profissional proporcionou-me trabalhar na Embaixada de Portugal na Argentina, na Comissão Europeia em Bruxelas, e nas maiores agências de comunicação social e relações públicas do mundo, nomeadamente KCD (que organiza Paris Fashion week, Milan Fashion Week, London Fashion Week, NY Fashion Week, e o magnifico Vitoria Secret Show), ainda entre outras experiências profissionais bastante enriquecedoras.
Desta forma, combinei as minhas variadas experiências anteriores com a minha paixão pela moda e pela sustentabilidade do nosso planeta. Vivendo nas maiores cidades cosmopolitas, Nova Iorque, Buenos Aires, Londres, Paris, Genebra, Bruxelas e Barcelona, ao longo de dez anos, transformou-me numa comunicadora competente, visionária e ousada quando o assunto é luxo, e a elegância de uma presença marcante.
Recebi ainda no ano passado, por uma notória revista de Nova Iorque, o certificado como umas das mulheres líderes mundiais a seguir em 2023, onde me dedicaram um artigo inteiro numa das suas publicações.

Neste mês de março celebramos a Mulher. Sendo a Dora Costa, a CEO da Nahim Luxury, gostaríamos de compreender a sua visão e perspetiva sobre a efeméride que agora se assinala no Dia Internacional da Mulher. Como observa a importância deste dia?
Este dia, em especial, representa a luta histórica das mulheres em busca de maiores direitos, relembrando as lutas sociais, políticas e económicas das mulheres, lutas para conseguirem alcançar condições equiparadas às dos homens. Mas se inicialmente esta data dirigia-se à reivindicação pela igualdade salarial, hoje em dia, já simboliza a luta contra o machismo e a violência. Um outro tema, extremamente preocupante, ainda, a violência contra as mulheres, onde apesar da sociedade estar a evoluir em áreas tão distintas, nesta, parece que não há forma de se evoluir e continuamos a assistir lamentavelmente a este flagelo.
Devemos honrar e homenagear todas as grandes mulheres das nossas vidas, agradecendo o que fizeram por nós, e inspirar as nossas gerações futuras a continuar a luta por todas nós e pelos nossos direitos.
Tive a sorte de crescer e ser inspirada por grandes mulheres próximas a mim, onde me mostraram diariamente que ser mulher não é problema, basta lutarmos e mostrarmos a nossa capacidade e vontade de vencer! O projeto Nahim concretizou-se com o apoio de todas elas, ao nunca duvidarem e à sua constante motivação!!

Felizmente que hoje o cenário ao nível da Igualdade de Oportunidades é mais positivo, contudo, ainda existe um longo caminho a percorrer. Como analisa a promoção do papel da Mulher no universo dos Negócios? Sente que estamos no trajeto correto?
Continuamos a assistir no mundo empresarial a desigualdade nos cargos de liderança, sendo ainda a maioria dos cargos de chefia e liderança liderados pelos homens. Dados recentes mostram ainda que apenas 25% das mulheres ocupam cargos de chefia, um número ainda bastante desigual. Mas não só nas empresas, na política, e ainda em diversas áreas é possível, infelizmente, assistirmos a estas desigualdades.
Conseguir criar sozinha uma empresa, estar na sua liderança e a liderar enquanto mulher, orgulha-me muito, todo o trajeto e sucesso que Nahim alcançou até aos dias de hoje. Enquanto mulher orgulho-me da minha posição e dos sonhos que vou alcançando somando prémios pelo meu sucesso e da minha empresa.

O que podemos continuar a esperar de Si e da Nahim Luxury para o futuro?
Enquanto mulher, mãe recentemente e CEO de Nahim, ainda há muito para dar de mim, abraçar novos desafios e fazer crescer ainda mais Nahim Luxury! Já sabemos que enquanto mãe e mulher nada pode parar esta vontade. Tenho consciência que o futuro, tem de ser moldado hoje!! Nahim, está sempre atenta ao futuro, a sustentabilidade do nosso planeta, aos recursos existentes e ao mercado. Estaremos sempre atentos e a satisfazer o cliente, com o nosso melhor, adaptando-nos, dando sempre os nossos produtos ao melhor preço, com a maior qualidade, recorrendo sempre aos recursos existentes, tentando proteger ao máximo o nosso planeta, para as nossas gerações futuras.

Que mensagem lhe aprazaria deixar a propósito do Dia Internacional da Mulher?
O dia da mulher merece ser lembrado para reconhecer o esforço das mulheres que lutaram para que conquistássemos o que temos hoje, é o símbolo de força e determinação. Além das conquistas profissionais, as mulheres ainda somam o fato de serem mães e esposas. Assim, ser mulher, é muito mais do que os olhos podem ver. A minha mãe, a minha irmã são grandes inspirações no qual tenho muito orgulho e muita sorte por tê-las sempre ao meu lado, e espero assim passar os mesmos valores à minha filha e à minha sobrinha! Agradeço e tenho muito orgulho em ser mulher, e dedico respeito, admiração e amor a todas nós!