“O ADN de excecionalidade desta marca são os nossos Colaboradores”

A valorização do Capital Humano é, cada vez mais, um desígnio ao qual as marcas têm de olhar com especial atenção, até porque o Sucesso apenas se alcança seguindo uma lógica de aposta nas Pessoas. Atualmente, as marcas começam a trabalhar com base numa visão estratégica que prioriza as “suas” Pessoas e a Óculos Para Todos é um destes exemplos positivos. Alexandre Lopes, CEO e Fundador da marca, assume à Revista Pontos de Vista a preocupação quotidiana com os Recursos Humanos, demonstrando encontrar nestes “um dos pilares essenciais e constituintes do ADN da ÓCULOS PARA TODOS, assente nos elevados padrões de profissionalismo dos colaboradores”.

67

A posição proeminente que a Óculos Para Todos ocupa no mercado ótico é reconhecida, especialmente através do conceito Smart Cost. Enquanto CEO da marca, quais diria que são os fatores diferenciadores que a tornam distinta neste mercado altamente competitivo?
A diferenciação no conceito “Smart Cost” da ÓCULOS PARA TODOS reside essencialmente em três pilares essenciais expressos em Inovação e Singularidade, os quais compõem o ADN desta Marca em todas as suas vertentes e assegurando a sua Sustentabilidade num ideal de melhoria contínua em elevados padrões de profissionalismo e satisfação dos nossos clientes.
Tal como reconhecido no mercado da ótica, será de destacar primeiramente como fator diferenciador a relação PREÇO /QUALIDADE, uma vez que somos a ótica com os valores mais baixos de aquisição de produtos e serviços óticos na península ibérica, tendo como base de referência  em óculos graduados completos desde 9,99€,  em produtos e serviços óticos de marca própria de reconhecida elevada qualidade e devidamente certificados, num conceito e modelo de negócio completamente diferenciado em relação ao sector tradicional de ótica.
Nesse sentido, encontramos de seguida a complementaridade em outro fator diferenciador de CUSTO / BENEFÍCIO, pelo qual aliamos grande stock, reduzida margem de lucro, equipamento próprio e elevada qualidade e variedade de produtos e serviços, com o objetivo de conseguir chegar a todos os portugueses, satisfazendo as cada vez mais exigentes necessidades financeiras de cada cliente, e em consonância com as novas tendências e hábitos de consumo num mercado onde os principais drivers de mudança residem nos padrões de compra que estão a ser moldados na compra de produtos  essenciais por custos o mais baixos possível, tendência essa cada vez mais pressionante em função da difícil conjuntura socioeconómica no mercado europeu e português.
Por último, e numa convergência para o último fator diferenciado da ÓCULOS PARA TODOS a destacar, somos de identificar a VONTADE / VALORIZAÇÃO, uma vez que esta marca nasce da consciência social de permitir o acesso a todos os portugueses, independentemente do seu nível socioeconómico, a um bem que para muitos é essencial ao seu dia-a-dia e que, até então, não lhe estava acessível em nenhuma forma no mercado tradicional de ótica.
Com esta objetivação palpável da nossa vontade e com a admiração e fidelização da parte dos nossos clientes, não só valorizamos e cimentamos a sustentabilidade da nossa marca, como conseguimos valorizar a escolha do cliente pelos nossos produtos e serviços, obtendo assim elevadas taxas de satisfação que nos permitem a recomendação e fidelização enorme no seio dos nossos clientes.

A retenção de talentos e a valorização dos recursos humanos são pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Neste sentido, qual tem vindo a ser a importância destas questões na realidade diária da Óculos Para Todos?
De facto, encontramos como um dos pilares essenciais e constituintes do ADN da ÓCULOS PARA TODOS os elevados padrões de profissionalismo dos nossos colaboradores que construíram e alavancaram o exponencial crescimento desta marca, assente num incessante espírito de melhoria contínua das competências e condições de trabalho e satisfação dos nossos colaboradores, através do foco na valorização de pessoas ao invés de resultados, os quais resultam por acréscimo pelos talentos valorizados e sendo assim o nosso sucesso expresso e validado pela satisfação e fidelização dos nossos clientes.
Nesse sentido, assume um papel primordial e estruturante uma gestão diária em dinâmica e proatividade para os nossos recursos humanos, sendo assim possível potenciar o nosso foco no colaborador, nas suas preocupações e nos pontos que são fundamentais para que as suas funções se cumpram com a maior fluidez e profissionalismo possível, sempre expresso numa importância acrescida sobre as necessidades dos nossos funcionários no intuito de tentar que não existam entraves na execução das suas tarefas, mantendo um clima favorável, dinamizador e motivante entre todos.

Sabemos que a Óculos Para Todos se destaca não só pela qualidade dos seus produtos e serviços óticos, mas, também, pela forma como valoriza as suas Pessoas. Que práticas ou políticas foram implementadas pela empresa para reter e valorizar os seus talentos?
Na ÓCULOS PARA TODOS nos orgulhamos de acreditar que a construção de sucesso numa marca forte e singular em fidelização de clientes tem como base e mérito o trabalho e dedicação diário dos nossos colaboradores, em excelência de atendimento e profissionalismo com os nossos clientes, os quais nos distinguiram com as mais prestigiantes avaliações e prémios, desde Prémio 5 Estrelas Regiões, Escolha Sustentável da Escolha do Consumidor, Produto do Ano e marca recomendada Consumers Trust, distinções que nos orgulham e certificam de forma categórica a Qualidade dos nossos colaboradores.
São na gestão de recursos humanos adotadas práticas e dinâmicas com provas dadas de serem uma mais valia para a aquisição, retenção e valorização de talentos, tendo sempre existido nesta marca uma acrescida preocupação na manutenção de uma notoriedade construída junto do consumidor e junto do restante tecido empresarial, em valores e conceitos reconhecidos no mercado de trabalho como das melhores práticas, e que nos beneficia a que os melhores e mais qualificados profissionais pretendam vir trabalhar connosco e partilhem, também, da nossa forma de estar, ficando automaticamente alinhados e identificados com os nossos objetivos, ideias e valores, assentes em boas práticas empresariais, precisas e claras.
Apesar de valorizarmos a polivalência dos nossos recursos humanos, todos os colaboradores que se juntam à nossa equipa, foram contratados mediante as suas qualificações e competências, sendo esta clareza sobre as suas tarefas um fator chave na valorização pessoal do trabalhador.
Valorização essa que também é expressa na atenção a todas as possibilidades de progressão, no melhoramento e formação, na promoção de um clima de diálogo com todos os colaboradores, incluindo sessões de formação contínua em temas sugeridos por estes. Sendo reconhecidos por sermos uma empresa acima da média do setor em termos salariais, mantemos também instaurado o ganho de prémios de produtividade mensais, atividades no sentido de promoção de entreajuda e espírito de equipa, seguro de saúde complementar (promoção do meio familiar e pessoal do colaborador) e um clima de total abertura de comunicação entre chefias e funcionários no sentido de abrirmos portas a sugestões de melhorias que possam ser implementadas e ajudar a empresa a ser cada vez mais eficiente no seu ramo de atividade.

É notório que a Óculos Para Todos tem crescido e expandido a sua presença no mercado. De que forma conseguem manter a cultura organizacional coesa e alinhada com os valores da marca que tanto apregoam, transmitindo-os não só a todos os colaboradores como ao consumidor em geral?
Acreditamos que os nossos valores e a capacidade de os alinhar mediante os talentos que temos à disposição e sobre os quais estamos muito satisfeitos de ter conseguido reter e valorizar são e continuarão a ser o segredo do sucesso desta marca. O ADN de excecionalidade desta marca são os nossos colaboradores.
Na capacidade que demonstrámos ao inovar no mercado da ótica com o conceito “Smart Cost”, foi por si só, e desde sempre, uma vantagem interna grande na passagem de valores e construção de espírito de equipa com os nossos colaboradores, que além se identificarem sobremaneira com a nossa missão e conceito únicos, ao permitir o acesso a todos os consumidores de um bem essencial ao mais baixo preço do mercado com qualidade de referência, transmitiu e reforçou confiança e crença dos nossos colaboradores na marca que representam, num clima e espírito de equipa gratificante, que a todos contagia. Na ÓCULOS PARA TODOS o colaborador tem um nome ao invés de um número, num feedback ativo e sincero de todos relativo à enorme importância que cada um com as suas valências individuais tem para a esta marca.

A Óculos Para Todos é, também, reconhecida no mercado por ser uma marca amiga do ambiente. Considera que o fator sustentabilidade acrescenta a esta empresa uma valorização e perceção positiva acrescidos perante o consumidor?
A ÓCULOS PARA TODOS está atenta a todos os projetos onde possa contribuir na comunidade em geral na sua vertente de responsabilidade social, sendo a sustentabilidade ambiental um dos temas priorizados, e assim justificado a criação de uma gama de produtos amiga do ambiente, com o objetivo de diminuição da pegada ecológica no sector da Ótica. Com a gama Eco-Friendly de acetato biodegradável preenchemos uma lacuna no mercado ao disponibilizar este tipo de produto ao mais baixo valor de mercado, tornando o mesmo acessível à generalidade dos consumidores pela escolha de produtos amigos do ambiente com o consequente contributo direto na diminuição da pegada ecológica através dos seus hábitos de consumo, e mantendo assim a nossa marca fiel ao seu propósito, através da democratização de um bem essencial ao alcance de todos.
Este ponto chave permitiu à marca valorizar-se no seio do consumidor. Uma vez devidamente implantada e reconhecida no mercado, existiu a possibilidade de dar vida a novos projetos onde a gama Eco-Friendly se inclui. Uma vez mais os nossos valores e missão empresarial estão expressos numa gama de armações em acetato biodegradável que é possível ser adquirida ao valor mais baixo do mercado, que à data desta entrevista, vão desde 29,99€ a 59,99€, tornando acessível a aquisição de produtos amigos do ambiente.
Cada consumidor na aquisição de produtos Eco-Friendly na ÓCULOS PARA TODOS, para além de poder participar diretamente na proteção ambiental, contribuirá de forma direta na florestação de áreas sinalizadas, através de protocolo iniciado com a plantação de 200 de árvores, permitindo ao consumidor de forma responsável usufruir de produtos de qualidade amigos do ambiente.

Por fim, tendo em conta o ritmo dinâmico das mudanças no setor ótico e nas preferências dos consumidores, quais são as perspetivas da Óculos Para Todos para o futuro? Que metas almeja concretizar neste 2024?
A ÓCULOS PARA TODOS tem vindo a assumir-se como uma alternativa à Ótica tradicional, disponibilizando a mesma qualidade de produto ou até superior à concorrência e pelo valor mais baixo de mercado.
Temos vindo a crescer como marca de referência na Ótica, com mais de 100 mil clientes atendidos desde 2016 numa taxa de satisfação de praticamente cem por cento.
Partindo destes pressupostos e do legado que temos vindo a construir ao longo destes anos, esperamos em 2024 um ano de consolidação, quer a nível empresarial e quer seja sobre mercado através da notoriedade construída perante os consumidores.
Ambicionamos e temos igualmente como meta a sempre e contínua melhoria dos nossos serviços e atendimento aos nossos consumidores, quer se quer cada vez mais fluido e simplificado, e terminando num serviço pós-venda e fidelização ímpares no nosso ramo de atuação, onde os números conquistados falam por nós e o feedback dos nossos clientes também. Agradecendo a confiança depositada pelos nossos clientes e consumidores, é por eles e para eles que existimos e a quem continuaremos a melhorar para prestar um serviço de Excelência, de Qualidade e de Proximidade, em suma, um serviço de Pessoas para Pessoas.