“O nosso objetivo é Consolidar a nossa Imagem e crescer de Forma Transversal”

A PMR Imobiliária inaugurou, recentemente, a renovação da sua loja no Lumiar, em Lisboa. Sobre esta iniciativa, conversámos com Paula Moreira, Diretora Comercial e Gerente da marca, que nos deu a conhecer não só os grandes objetivos presentes e futuros do projeto, como nos confidenciou o segredo da sua liderança – a «porta» de entrada para o sucesso da empresa.

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Sabemos que a PMR Imobiliária inaugurou, recentemente, a renovação da sua loja no Lumiar, em Lisboa. Considerando a sólida reputação da marca e a vasta experiência da equipa, o que é que significa este momento de celebração?
A renovação da nossa loja era um objetivo já de há algum tempo. Temos números e resultados internos, mas é preciso que isso transborde. Este era o nosso objetivo principal: espelhar aquilo que é a nossa marca e o sucesso que temos.
Depois foi descobrir o como: modernizar o nosso espaço para receber os nossos clientes, mas também para o colocar ao serviço dos consultores e equipa.
Ter um ambiente menos escritório e mais acolhedor, onde o cliente tem vontade de estar e se sente confortável.
O resultado já se faz notar! Temos recebido muito feedback e a mensagem que nos passam é de que a loja “respira sucesso”.

É legítimo afirmar que esta novidade indica um momento de crescimento. Diria que sugere, também, que a PMR Imobiliária está a expandir os seus serviços? A título de exemplo, há planos para intensificar a área da intermediação de crédito ou outros serviços relacionados?
Sim, este foi também um dos fatores que nos levou a avançar com a decisão de renovar a loja. A área de intermediação de crédito está em crescimento na nossa empresa e no ano passado percebemos que estávamos num momento de viragem.
Desde a entrada em vigor da nova regulamentação do Banco de Portugal em 2019 que a nossa empresa, a Moreira & Miró Rodrigues, foi pioneira na disponibilização deste serviço aos clientes que compravam e vendiam com a PMR Imobiliária. Fomos das primeiras a fazê-lo!
No ano passado fomos mais além. Desde logo por solicitações que recebemos de outros clientes que queriam os nossos serviços de intermediação de crédito, mas por algum motivo não estavam a comprar casa connosco ou estavam simplesmente a renegociar os seus créditos.
Foi aí que decidimos juntar-nos a um franchising que já tem todo um sistema informático automatizado, que permite maior celeridade nos processos, e uma estrutura de apoio. Numa primeira fase sem loja física e agora, que renovamos a loja, com um espaço próprio. Somos desde janeiro deste ano também xfin PMR Solutions.

Ainda sobre a renovação da loja, de que forma esta mudança física se refletirá no desempenho da equipa e nas vendas?
Os clientes gostam, a equipa tem orgulho em falar do novo espaço e em convidar os clientes a visitar. Só isso gera uma motivação renovada. Os colegas e parceiros de outras empresas, que tivemos o prazer de ter connosco por estes dias também, brincavam referindo que “até dava vontade de se mudarem”.
Desde que reabrimos temos tido regularmente clientes a contactar-nos para nos entregar os seus imóveis para venda ou arrendamento. Acreditamos que não é coincidência. Geralmente os contactos que recebíamos eram de procura de casa e não para as colocar no mercado como acontece mais frequentemente agora.
A motivação e orgulho da equipa na marca que representa, a par do interesse dos clientes, gera mais leads e potencia os resultados. É um círculo virtuoso.

Neste mês de março celebramos a Mulher. Sendo a Paula Moreira Diretora Comercial e Gerente da PMR Imobiliária, gostaríamos de compreender a sua visão e perspetiva sobre a efeméride que agora se assinala no Dia Internacional da Mulher. Como observa a importância deste dia?
Gostaria que este dia não tivesse que ser assinalado, era sinal que não sentíamos essas diferenças, mas na realidade elas ainda existem em muitos momentos e por isso é sempre importante relembrar as conquistas que este dia representa.
Nós, na PMR Imobiliária, tal como acredito que acontecerá na xfin PMR Solutions, temos uma forma de estar muito assente na meritocracia e na igualdade.
Somos uma equipa maioritariamente de mulheres, sempre foi assim, não por uma vontade especial, mas porque é o que tem acontecido ao longo do tempo. E a verdade é que não só na PMR Imobiliária, como no mercado imobiliário, temos muitas mulheres a assumir a liderança. É um setor onde sentimos que se vive em igualdade.

Como líder na PMR Imobiliária, quais são as principais iniciativas que implementou – ou gostaria de implementar – para promover a igualdade de oportunidades e o empoderamento das Mulheres dentro da empresa?
No nosso caso em particular costumamos brincar e dizer que só se for para darmos mais oportunidades aos homens da nossa empresa! (risos)
Sabemos que infelizmente não é assim em muitos sítios, mas aqui não temos qualquer desigualdade entre homens e mulheres. Muitas vezes brincamos e dizemos que até para os trabalhos que exigem mais força física, como acontece no âmbito do nosso mais recente serviço de Home Staging, por exemplo, as mulheres não ficam à espera que os homens cheguem.

No que diz respeito a liderança, como descreve o seu método na PMR Imobiliária? Quais são os valores e princípios que procura transmitir à sua equipa?
Eu estou diariamente na empresa, conheço e convivo com as dificuldades do negócio, dos processos, com os momentos felizes e também com as frustrações de cada um dos negócios ou de cada membro da minha equipa. Tento estar próxima das pessoas, sinto que tenho uma equipa que sente confiança por ter esse apoio.
Há alguns valores e formas de estar no negócio dos quais não abro mão. Entendo que a mediação imobiliária tem que ser encarada como uma atividade profissional para se ser bem-sucedido. Não pode ser vista como um part-time: a nossa entrega e disponibilidade para o cliente e para o negócio tem que ser total. E aqui damos todo o apoio para que isso possa acontecer, para que os consultores possam dar um serviço de excelência ao cliente.

Considerando a sua vasta experiência e sucesso como líder na PMR Imobiliária, que conselhos gostaria de deixar a todas as Mulheres que ambicionam cargos de liderança no setor imobiliário?
Que não tenham medo de ter ambição: vão à luta e provem o seu valor. Se ele não for reconhecido então é porque não estão no local certo.
Que olhem para as suas equipas como pessoas porque isso será essencial para serem líderes respeitadas. E que respeitem sempre os seus valores pois assim serão inspiração.

Este momento marca uma nova fase para a PMR Imobiliária, devido à sua renovação. Assim, com os olhos postos no futuro e com a mente disponível para sonhar alto, onde gostaria de ver a marca daqui a cinco anos?
Se tiver de escolher uma palavra, escolho “consolidar”. Estamos muito bem posicionados como uma imobiliária de referência na zona do Lumiar, agora evidenciado com a renovação da nossa loja que tem gerado muito interesse. O nosso objetivo é consolidar a nossa imagem e crescer de forma transversal.
Para isso a nossa área de intermediação de crédito, a xfin PMR Solutions, tem aqui um papel importante na transversalidade que queremos dar à marca que vemos cada vez mais como um grupo de serviços integrados.
Ouvimos e continuaremos a ouvir a nossa equipa, que são sempre os nossos primeiros clientes, e naturalmente o mercado, para integrar os serviços que serão uma mais-valia para o cliente vendedor e comprador. E sobretudo não olhamos só a números, mas mantemos sempre os nossos valores e um modo de atuação muito próprio com a ambição de crescer a equipa e dar resposta a mais clientes, agora neste espaço renovado.