Allianz Ericeira Pro de 24 a 26 de maio na Praia de Ribeira D’Ilhas

A primeira divisão do surf nacional está a caminho da primeira Reserva Mundial de Surf da Europa e única em Portugal para o Allianz Ericeira Pro, que vai acontecer entre 24 e 26 de maio.

195

Os melhores surfistas nacionais preparam-se para enfrentar as míticas direitas de Ribeira d’Ilhas, naquele que será o Equador da Liga MEO Surf, uma vez que é a terceira das cinco etapas que decidem os títulos nacionais de surf. Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot chegam a esta etapa com o estatuto de líderes do ranking nacional, envergando a licra amarela Go Chill.

Allianz Ericeira Pro – Edição 2023:
– Campeões da Etapa: Joaquim Chaves e Carolina Mendes;
– 1035 ondas surfadas por 102 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): 8,25 pontos, Tomás Fernandes na ronda 1;
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 14,75 pontos, Tomás Fernandes na ronda 1.

Esta é a 15.ª temporada consecutiva que os melhores surfistas nacionais rumam à Ericeira para competirem e desfrutarem de um dos mais icónicos “salões de festas” do surf nacional e europeu. Ali já aconteceram grandes feitos de surfistas portugueses, quer a nível nacional como mundial, o que confere grande misticismo à onda de Ribeira d’Ilhas.

Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Moreira Luís
“A Reserva Mundial de Surf da Ericeira dá as boas-vindas aos participantes do Allianz Ericeira Pro. Esta é uma forma de perpetuar a tradição das grandes competições na praia que, em 1977, acolheu a primeira prova do campeonato nacional. Além disso, é também uma forma de contribuir para a divulgação turística deste território, que se destaca quer pela qualidade das suas ondas e das suas praias, quer ainda pelo seu património, artes e ofícios e diversificada gastronomia”.

José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing
“Voltamos à Ericeira com o mesmo entusiasmo de sempre! O mar da Praia de Ribeira d’Ilhas volta a ser o palco onde os melhores surfistas portugueses desafiam as ondas e inspiram o mundo. É já com um sentimento de pertença que assistimos à etapa Allianz Ericeira Pro. Além de fortalecer a ligação entre a nossa marca e o surf nacional, esta parceria de longa data reforça o nosso compromisso com a excelência desportiva, a promoção da saúde e bem-estar através da prática de desporto e o nosso empenho no desenvolvimento da comunidade local”.

Allianz Ericeira Pro – Quadro de Vencedores:
2023 – Joaquim Chaves e Carolina Mendes
2022 – Halley Batista e Teresa Bonvalot
2021 – Afonso Antunes e Carolina Mendes
2020 – Afonso Antunes e Carolina Mendes
2019 – Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot
2018 – Miguel Blanco e Camilla Kemp
2017 – Tiago Pires e Carolina Mendes

Em prova vão estar os principais nomes do surf nacional, para mais uma paragem de cariz decisivo na disputa dos títulos nacionais. O surfista local Tomás Fernandes, que já venceu aqui por duas ocasiões, lidera o ranking masculino de forma destacada, depois de ter vencido as duas primeiras etapas de Liga MEO Surf.

Tomás Fernandes, líder do ranking masculino da Liga MEO Surf
“Considero que a Ericeira é o palco ideal para uma etapa, não só para mim, mas para todos os competidores, pois proporciona sempre muitas ondas boas e a onda de Ribeira d’Ilhas é uma onda fácil de surfar. Sinto-me em casa, mas não tenho qualquer pressão adicional acerca disso. Espero que me corra o melhor possível, como em qualquer outra etapa. Este início de temporada tem-me dado imensa confiança no dia-a-dia. Tenho sentido imensa vontade de surfar e treinar. Não penso no título, mas, obviamente, que depois de vencer duas etapas, isso acaba por estar no meu subconsciente”.

Na 3.ª etapa da Liga MEO Surf estão também em disputa os prémios paralelos Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e o Ericeira Best Surfer (melhores surfistas locais).

Além disso, é também a 2ª de três etapas a pontuar para o Allianz Triple Crown, com Teresa Bonvalot a liderar o ranking com 4 vitórias em 2022, 2020, 2019 e 2015.

Allianz Triple Crown – Quadro de Vencedores:
2023 – Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko
2022 – Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2019 – Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
2018 – Gony Zubizarreta e Camilla Kemp
2017 – Vasco Ribeiro e Carolina Mendes
2016 – Vasco Ribeiro e Carolina Mendes
2015 – Tiago Pires e Teresa Bonvalot

Fantasy Surfer – Façam as vossas apostas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2.
Prazo constituição das equipas: hora do call do primeiro dia de prova.